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4 dicas eficazes para a mensuração de resultados nas redes sociais!

segunda-feira, 18 abril 2016

Não é novidade pra ninguém: para estabelecer um vínculo de confiança e proximidade com seu público-alvo, a melhor opção é estar presente de maneira efetiva nas redes sociais – Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, entre outros. Porém, deve-se sempre levar em consideração qual delas se adequa melhor ao perfil da sua empresa, como já falamos neste post sobre redes sociais para empresas.

Mensuração de resultados nas redes sociais

Uma vez inserido neste meio, faz-se necessário um bom planejamento de estratégias para que sua marca se destaque das demais, além de ganhar afinidade e credibilidade com seu público. Mas, atenção!  De nada vale ter um planejamento estratégico perfeito se não houver, posteriormente, a mensuração de resultados. Afinal, é por ele que conseguimos avaliar, de fato, o que está dando certo e o que precisa ser modificado para as próximas campanhas.

Porém, esta não é uma das tarefas mais fáceis no gerenciamento de mídias sociais. É preciso muito cuidado e atenção para que não haja equivoco durante a análise dos dados reunidos. Para dar uma força neste trabalho, listamos 4 tópicos muito importantes que devem ser levados em consideração na hora de mensurar seus resultados:

1- Os principais critérios devem ser baseados em capital social, não financeiro.

As redes sociais estão no mercado social – possuindo critérios diferentes ao do mercado econômico. A reputação, o engajamento e a credibilidade são as novas moedas que uma marca acumula quando aumenta seu capital social. As métricas de rede social medem whuffies (termo criado por Cory Doctorow para designar uma “moeda” baseada em reputação, numa nova economia fictícia.) e não em cliques. Claro que uma é consequência da outra, mas elas devem ser analisadas de forma distintas.

2 – Quanto as pessoas estão se engajando junto à sua marca?

Entre várias outras avaliações, leve sempre em consideração: quantos fãs sua marca passou a ter no Facebook. Quantas pessoas estão assinando seu RSS ou podcasts. Quantas pessoas estão se inscrevendo no seu canal do YouTube. Quantos seguidores passou a ter no Twitter e quantas vezes determinado post foi “favoritado”.

3 – Quanto sua marca está causando “barulho” na internet?

Quando o assunto é popularidade, é importante mensurar: quantos retweets sua marca está gerando. Quantos comentários há em um posts do seu blog. Quantas novas citações sua marca teve no Google. Quantas referências sua marca tem no Twitter por dia e quantas vezes ela esteve na mídia.

4 – Quanto sua marca está sendo convertida para o mercado econômico?

O mercado econômico também é importante na mensuração de resultados! Então, calcule quantas vendas foram geradas vindas de mídias sociais, quantos leads foram gerados e quantos e-mails foram captados.

Seguindo uma lógica natural, podemos observar uma ordem: primeiramente, se tem o engajamento, no qual pessoas adotam sua marca como uma das elaborações de sua própria identidade. Consequentemente, geram buzz, público que comenta sobre sua marca, que por último se converte em vendas. Mas, lembre-se: todas essas métricas devem ser contabilizadas no período atual para que depois seja mensurado o seu crescimento com relação ao período anterior.

Leticia Altini

Publicitária especialista em gerenciamento de redes sociais.

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