Marketing Digital
Blog > Marketing Digital

5 filmes relacionados ao marketing!

quinta-feira, 28 janeiro 2016

No meio cinematográfico, podemos encontrar diversas produções que nos ensinam muito sobre como o marketing e a propaganda influenciam as pessoas e suas escolhas. Questionamentos interessantes são apontados, despertando inúmeras ideias que podem – e devem – ser usadas no dia a dia de quem trabalha com este segmento.

Pensando nisso, separamos 5 filmes que dialogam com o universo do marketing/publicidade:

5 filmes relacionados ao marketing digital

 

1 – Amor por contrato (The Joneses)
Este filme mostra uma “família perfeita” que se muda para uma cidade pequena, onde os moradores possuem alto poder aquisitivo, mas são pouco consumistas. Portanto, a missão da família é ganhar popularidade entre os habitantes, tornando-se um referencial do que todos devem ter para serem tão legais quanto eles.

Após ganhar credibilidade e admiração, tudo o que eles usam ganha visibilidade e relevância, facilitando a inserção de novos produtos no mercado local e iniciando um boca a boca mais eficaz que milhares de comerciais!


eBook Gratuito: Marketing Online ou Offline

2 – A onda
Esta produção acontece em um colégio onde o professor Rainer Wenger é colocado para dar aulas sobre autocracia. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de A Onda ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação.

Esse filme ressalta como é fácil, através de argumentos e promessas, manipular a massa. Da mesma forma acontece com a publicidade, o jeito como nos comunicamos com as pessoas tem o poder de convencê-las ou não que as mesmas precisam do que temos a oferecer.

3 – Obrigado por fumar!
Esse longa mostra claramente o poder de persuasão na publicidade. Nick, representante de uma indústria de cigarro nos EUA em um período de crise, possui a habilidade de contornar problemas e mascarar a verdade, ele consegue convencer as pessoas usando a exploração da ambiguidade das palavras e os ângulos do acontecimento.
Existe um ditado que diz: podemos falar mentiras só dizendo verdades! É exatamente dessa propriedade da comunicação que inteligentemente Nick se aproveita, deixando o telespectador dividido entre a indignação e a admiração.

4 – No
Uma das mais realistas em relação ao exercício da publicidade, essa produção do Chile mostra a história que se passa no país quando um plebiscito foi aberto para decidir se a ditadura deveria ou não continuar.

René é o jovem publicitário responsável pela campanha do Não que invadiria as ruas e os televisores durante o horário eleitoral gratuito e travaria uma verdadeira guerra entre as propagandas partidárias obrigatórias.

O filme consegue mostrar como é elaborar um conceito, ter uma ideia boa e trabalhar nela até que se torne a ideal.

5 – Deus não está morto
Um estudante religioso entra em conflito com um professor ateu que só aprova os alunos que professarem que Deus morreu. O interessante deste filme é que ele ressalta a importância da criação de mecanismos para defender uma ideia na hora de apresentar um projeto para o cliente. Mostra, também, como é possível converter as pessoas para que elas comprem a sua ideia e sejam embaixadoras da sua marca.

Leticia Altini

Publicitária especialista em gerenciamento de redes sociais.

eBook gratuito: Dez Ferramentas para Facilitar suas Ações de Marketing Digital

Leia mais posts sobre: Marketing Digital

Marketing de conteúdo é aposta de SEO em 2016

Marketing de conteúdo é aposta de SEO em 2016

Os mecanismos de buscas - principalmente o Google - estão cada vez mais "i...
Por que contratar serviços de marketing digital para sua empresa?

Por que contratar serviços de marketing digital p...

Em um mundo cada vez mais conectado, virou clichê dizer que não estar na ...