Redes Sociais
Blog > Redes Sociais

5 métricas para Facebook que você precisa acompanhar

terça-feira, 20 setembro 2016

Como nós sabemos, o Facebook é muito mais que uma rede social, ele também funciona como uma ótima oportunidade de dar voz as empresas, de mostrar o que oferecem, garantindo uma ampla visibilidade da marca e é claro, estreitando ainda mais a relação entre cliente e empresa.

Sabemos também que o mais indicado para empresas é a criação de uma fanpage, assim como dissemos nesse post: Por que sua empresa precisa ter uma Fanpage (e não um perfil!) no Facebook. Ressaltando que a fanpage oferece ações que o perfil não oferece, como por exemplo, as métricas! E é disso mesmo que vamos falar. 😉

Segundo o próprio Facebook, as Informações da Página mostram informações sobre o desempenho da Página, como dados demográficos sobre o público e sobre como as pessoas estão respondendo às publicações. Ou seja, essas métricas servem para que você saiba mais sobre o seu negócio no Facebook, saber se suas campanhas estão dando resultando e se estão agradando seu público.

Dentre as muitas informações que a rede nos apresenta, selecionamos o top 5 das métricas para Facebook. Confira!

Engajamento

A primeira coisa que uma empresa quer quando entra no facebook é ter milhares de curtidas, mas a coisa não é bem por aí já que existem outras coisas que merecem total atenção do administrador da página, e isso engloba não só as curtidas na página, mas todo o engajamento. Curtidas, compartilhamentos, visualizações de página, alcance, etc, são mostrados para indicar como a sua página está indo, apresentando resultados positivos e negativos, como na imagem abaixo:

Engajamento: uma das métricas para Facebook

Para descobrir a porcentagem de engajamento das suas postagens, acesse: “Publicações”, selecione “Todas as publicações enviadas”, filtre as postagens por “Taxa de envolvimento”, pronto, agora é só ficar ligado nessa métrica e acompanhar o que está dando certo e o que pode melhorar em seus conteúdos.

Tipos de publicação

Eu, particularmente, gosto muito dessa métrica para gerenciar as páginas aqui da K2, pois através dela podemos ver qual tipo de conteúdo dá mais certo para cada cliente. Ela fica na aba “publicação”, lá em cima, indicando se o que mais faz sucesso na sua página é foto, link, vídeo, etc. Fique atento a ela e capriche nos conteúdos que mais dão resultado, e (claro!) aumente o engajamento da sua página.

Métricas para Facebook sobre tipos de publicação

Concorrentes

O Facebook também compara a sua página com alguma semelhante, ele mostra um ranking de melhores páginas para acompanhar.  Ou seja, ele te mostra como seus concorrentes estão trabalhando, como se fosse sugestões de como você pode fazer para alcançar mais pessoas, como se fosse uma espécie de aprenda ou seja melhor que seu concorrente. Bem legal isso, né?

Concorrentes: a análise dos concorrentes é uma das métricas para Facebook

Alcance orgânico e pago

O alcance orgânico indica as pessoas que visualizaram organicamente o seu conteúdo, ou seja, pessoas que acessaram sua fanpage por interesse de forma natural, por busca pelo nome, por exemplo. É extremamente importante acompanhar essa métrica, já que seu conteúdo orgânico indica o real interesse das pessoas.

Já o alcance pago, mede aquelas pessoas alcançadas por publicações impulsionadas, aquelaaaaaaaas publicações que você teve que liberar um dinheirinho pra poder alcançar as pessoas. Essa métrica é legal para ter uma noção de quantas pessoas você pode alcançar com determinado valor e também saber me que tipo de conteúdo você deve investir. Nem só de orgânico vive o facebook, né gente?

Métricas de alcance para Facebook

Taxa de rejeição

Chegou a hora do “mimimi”, a hora de medir os pontos negativos dos seus conteúdos, porque nada pode agradar 100% das pessoas, mas a gente pode amenizar a negatividade, acompanhando justamente essa métrica. Com a taxa de rejeição você será capaz de acompanhar quantas pessoas ocultaram publicações suas, deixaram de curtir a página ou até mesmo denunciaram algum conteúdo como Spam.

Vá em “Publicações” e selecione “Ocultações de publicações, ocultações de todas as publicações”. Assim, ó:

Taxa de rejeição: uma das métricas para Facebook mais importantes

Essas foram apenas algumas das métricas para Facebook que você precisa acompanhar. É sempre bom saber se o que você está fazendo está certo e, claro, melhorar sempre. Analise certinho, e veja se tudo está de acordo com o seu planejamento estratégico. Com tantos dados é possível se adequar a melhor maneira de fazer sua fanpage dar certo, né? Então, continue acompanhando o blog da K2, que a gente tem ainda muita dica boa pra dar. 😉

Janaína Ferreira

Estudante de Biblioteconomia que busca a informação para transmitir tudinho aqui! ;)

eBook Gratuito:  Estratégias para Empresas nas Redes Sociais

Leia mais posts sobre: Redes Sociais

Saiba como produzir conteúdo para redes sociais

Como escrever para redes sociais?

Uma das principais características das redes sociais é o constante compar...
Por que as imagens são tão importantes nas redes sociais?

Por que as imagens são tão importantes nas redes...

Um dos grandes segredos para ter sucesso nas redes sociais é dar importân...