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7 principais erros para se evitar em e-commerces

terça-feira, 29 março 2016

Administrar um e-commerce não é tarefa fácil, com certeza. Mesmo quem já possui experiência no gerenciamento de negócios online tropeça e pode encontrar dificuldades em meio à montanha de tarefas que um empreendedor online tem de realizar diariamente. Checar estoque, responder clientes e fornecedores, abastecer o site, manter a loja sempre funcionando e no ar… A quantidade de trabalho é imensa!

Agora, imagina quem ainda não tem essa expertise? Pois é, as dificuldades são ainda maiores. Se você é um desses “marinheiros de primeira viagem” – ou mesmo se for um “velejador” já experiente -, vai adorar estas dicas que preparamos para empreendedores online.

Separamos os 7 principais erros do e-commerce, cometidos dia após dia por empreendedores de lojas virtuais. Alguns podem parecer até inofensivos ou imperceptíveis à primeira vista, mas podem causar grandes estragos se não administrados e solucionados. Anote tudinho e fique vacinado com essas dicas infalíveis da K2!

7 principais erros do e-commerce

1 – Escolher uma plataforma limitada

Escolher a plataforma da loja virtual é um dos primeiros passos para quem vai começar.  Isso requer muita atenção e pesquisa – já fizemos um e-book sobre isso, aliás! -, e não é incomum que, logo no primeiro e importantíssimo passo, os empreendedores já escorreguem.

Lojas virtuais alugadas ou feitas em plataformas proprietárias (desenvolvidas por agências exclusivamente para o seu site) podem trazer problemas. “Podem” porque, justiça seja feita, nem sempre isso acontece. Em alguns casos, é possível encontrar bons sistemas alugados ou proprietários, porém não é difícil embarcar em uma canoa furada e começar seus negócios em uma loja virtual que não possibilita uma série de mudanças essenciais para o seu site, como mudanças de código, atualização de conteúdos, entre outras.

A partir daí, você já sabe: todo o investimento pode ter de ser recalculado, sua loja terá de migrar para outra plataforma etc. Preste muita atenção nisso!

2 – Não pensar em escalabilidade

Esse erro, também muito comum, tem muito a ver com o anterior. Na hora de pagar por uma hospedagem, escolher a mais barata é de praxe para muitos empreendedores desavisados. E aí mora o perigo: se você hospedou seu e-commerce em um servidor com baixa capacidade (compartilhado, por exemplo), isso muito em breve vai lhe trazer problemas se sua loja crescer mais do que a capacidade do servidor.

No início, talvez isso nem seja perceptível. Se sua loja acabou de ser lançada ou ainda não deslanchou, pode ser que o pequeno número de usuários navegando simultaneamente ainda não tenha sido suficiente para abalar as estruturas do seu site. Mas, é questão de tempo até o site cair ou ficar lento. Nem preciso dizer o que seus clientes vão achar disso…

3 – Layout muito carregado

O clichê “menos é mais”, quando se trata de layout para site, é muito mais do que apenas uma obviedade. O que faz desse um dos principais erros do e-commerce é que muitos empreendedores confundem um bom layout com um “carrossel” de cores e informações pulando na direção do cliente.

Quanto mais harmonioso for o layout da sua loja virtual, com informações bem dispostas e identidade visual bem definida, maiores são as chances de os clientes darem uma chance ao seu e-commerce. Afinal, o layout é sempre a primeira impressão.

4 – Poucos métodos de pagamento

Seus clientes sempre vão querer comodidade na hora de pagar pelas compras. Oferecer uma boa variedade de bandeiras de cartão de crédito, débito em conta, boleto bancário, Pay Pal e Pag Seguro, entre outras possibilidades de pagamento, é quase um imperativo para as lojas virtuais de hoje.

Há muito tempo os clientes que compram online já escolheram sua forma preferida de pagamento: a prazo. Bem mais da metade dos clientes costuma comprar em parcelas, no cartão de crédito. Se é tão comum a ele poder escolher isso sem ao menos levantar da cadeira, por que sua loja não vai oferecer essa facilidade?

5 – Poucos produtos e categorias cadastrados

Clientes gostam de variedade. Sua loja tem de estar sempre com produtos e categorias atualizados, para que ele perceba que há uma boa variedade de produtos. Não hesite em cadastrar, sempre que possível, mais e mais produtos e categorias. Isso aumenta o número de páginas indexadas da sua loja virtual, o que também impulsiona a presença dela nos buscadores.

6 – Estoques esgotados

Isso não é exatamente um problema, dependendo de como sua empresa encara essa situação. Há uma enorme diferença entre ter estoque esgotado e não repô-lo rapidamente e não ter produtos e não repô-los. É fundamental, nesse caso, manter um acordo com os fornecedores e conseguir repor os estoques de determinados produtos assim que as compras sejam feitas. Dessa forma, o cliente não fica esperando demais.

O ideal é que a entrega de um produto que está esgotado na loja demore tanto para se concretizar quanto a de um produto disponível. Se seu sistema de reposição funciona de verdade, cumprir esse prazo é factível.

7 – Taxa de entrega não amigável

Sabemos o quanto é difícil aliviar nas taxas de entrega, pois os custos aqui são substantivos. Mas, para se tornar competitivo, é fundamental facilitar no frete, principalmente se o cliente já investiu bastante na compra de seus produtos. Oferecer frete gratuito a partir de um valor determinado, por exemplo, é uma estratégia muito conhecida e utilizada por vários lojistas.

Esses são os 7 principais erros do e-commerce cometidos por empreendedores. Alguns desses erros só serão evitados por quem controla diretamente o negócio, porém, é sempre bom lembrar que a administração de uma loja virtual requer, também, o apoio de uma agência de marketing digital que explore todo o potencial da sua empresa. Afinal, é muito melhor acertar junto do que errar sozinho, não é?

Willian Casagrande

Jornalista, músico e amante de cafés com pouco açúcar.

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