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Como usar as redes sociais em cada etapa do seu funil de vendas

terça-feira, 9 agosto 2016

Como pudemos observar com as postagens anteriores aqui no Blog da K2, o principal objetivo do Inbound Marketing é atrair o interesse do público de maneira natural. Ao invés de bombardeá-los com propagandas, a ação agora é conquistar futuros clientes com conteúdos que despertem-nos a necessidade de obter o que você oferece, seja um serviço ou um produto.

No post “Como funciona o tal funil de vendas do Inbound Marketing?” já foi explicado como o funil de vendas funciona. Mas, o que quero dar ênfase nessas etapas do funil é a função das redes sociais. Veja a imagem abaixo e entenda melhor:

Saiba como as redes sociais contribuem para o funil de vendas

Descoberta

Desde o primeiro momento, ou seja, desde o topo do funil que engloba a etapa de atração, as redes sociais são fundamentais. Existem milhares de pessoas conectadas a elas, portanto, qual o melhor lugar para propagar seu conteúdo de atração do que onde o alcance do seu público alvo está evidente, não é mesmo?

Ao produzir seus materiais, seja um e-book ou um infográfico, você com certeza irá precisar mais do que nunca das redes sociais para divulgá-los para muitas pessoas e, claro, o mais rápido possível. É nesse momento que chamamos de DESCOBERTA que o seu público terá o primeiro contato com seu conteúdo.

Interesse

Como sabemos, o funil se trata de uma jornada da compra e, ao passar do tempo, a quantidade de pessoas vai diminuindo. Nessa etapa, chegamos ao meio do funil, é aí que as redes sociais também se fazem presentes.

O interesse pelos seus materiais devem continuar sendo divulgados de fomra atrativa, para assim ampliar as possibilidades de conversão e mantendo o interesse do público para não perder as oportunidades, de modo que ao chegar à última etapa – a de compra – o maior número de pessoas que descobriram o seus materiais ainda estejam engajados, e esse número não se perca ao decorrer da jornada.

Conversão e Compra

Nessa etapa, podemos dizer que chegou ao fim do funil. Nessa fase final, os interessados já conhecem bem o seu produto, avaliam, fazem comparações, tentam negociar e finalmente chegam à compra.

As redes sociais funcionam como um canal de comunicação e fidelização, ou seja, se você já conquistou o público com o seu material e ele enfim adquiriu seu produto ou serviço, esse público pode expressar sua opinião nas redes sociais, e nada melhor que elas para fazer o papel de pós-venda. Nessa fase, também é interessante publicar os depoimentos dos clientes, gerando um novo conteúdo de atração e retornando ao funil como atração de novos clientes.

Agora que você já percebeu a influência das redes sociais no seu funil de vendas, já pensou em usá-las de forma estratégica? Comece agora e veja como elas podem alavancar suas vendas! 😉

Janaína Ferreira

Estudante de Biblioteconomia que busca a informação para transmitir tudinho aqui! ;)

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