Desenvolvimento
Blog > Desenvolvimento

A importância de criar site responsivo para o seu negócio

sexta-feira, 24 abril 2015

Mesmo os menos iniciados em tecnologia sabem que o número de pessoas que acessa a internet por dispositivos móveis (celulares, tablets, smartphones etc.) tem crescido muito nos últimos anos. Em alguns anos, a quantidade de acessos por meio desses dispositivos tende a ultrapassar, inclusive, os feitos em computadores e notebooks, plataformas mais tradicionais.

Por que é importante para a sua empresa se adaptar a essa realidade? Neste post, falaremos sobre a importância de criar site responsivo para o seu negócio, com o objetivo de oferecer ao usuário do site a melhor experiência possível, independente do dispositivo utilizado.

Criar site responsivo torna seu site amigável para dispositivos móveis

“Boom” de dispositivos móveis

O acesso a internet por celulares, smarthphones e tablets, todos dispositivos com diferentes tamanhos de telas (tanto em relação aos notebooks e desktops como entre si), cresce assustadoramente. Afinal, quem não acessa a internet pelo celular hoje em dia?

Isso já ocorre em escala mundial há alguns anos e atualmente vem crescendo também no Brasil. Segundo pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto Datafolha, da Folha de S. Paulo, 43 milhões de brasileiros acessam a internet por dispositivos móveis, ou seja, cerca de metade dos usuários de internet do País.

Demorou, correu!

Você já deve ter notado o quão irritante é acessar um determinado site por meio do celular e se deparar com um layout de navegabilidade ruim. Muitas vezes, você desiste de acessá-lo, seja pela demora no carregamento ou até pela dificuldade em navegar.

Se você concorda com isso, saiba que não está sozinho: muitos usuários sequer voltam a acessar sites que não abrem em seus celulares, tablets e smartphones, mesmo no conforto de suas casas, em frente ao computadores ou notebooks pessoais. É uma verdadeira recusa – e é claro que você não pode deixar isso acontecer.

Tamanhos, em pixels, das diferentes telas. Criar site responsivo adapta a página do seu negócio a elas

Preocupação do Google

Com o aumento do acesso à internet por esses aparelhos, é claro que o Google não deixaria de inovar e se adaptar a isso. Desde 21 de abril, o Google dará prioridade em seus mecanismos de busca, caso a pesquisa seja feita em dispositivos móveis, a sites que têm design responsivo.

Em resumo, se o site do seu negócio não está adaptado a dispositivos móveis, o Google vai rebaixá-lo nos resultados das buscas orgânicas e, consequentemente, deixa-lo distante da vista dos consumidores. Ruim para a otimização do seu site (SEO), ruim para o usuário, ruim para o seu negócio.

Legal, mas como faço isso?

Criar site responsivo, portanto, está se transformando em uma forma de sobrevivência no mundo virtual. Para cativar usuários e ver a concorrência pelo retrovisor, invista em uma agência full service, que aplique soluções de desenvolvimento e webdesign ideais para tornar seu negócio amigável a vários formatos de telas. Ninguém sairá perdendo.

Paulo Sebin

Especialista em colocar o seu site ou blog nas primeiras posições dos buscadores e aumentar as vendas. Jornalista especializado em SEO.

eBook Gratuito: Usabilidade e Design Responsivo

Leia mais posts sobre: Desenvolvimento

O que fazer antes de lançar site ou blog?

O que fazer antes de lançar site ou blog?

O aumento do acesso à internet e a maior facilidade em criar sites e blogs...
Revolução interativa: a realidade aumentada

Revolução interativa: a realidade aumentada

Um dos segredos para o sucesso dos negócios na internet é pensar como os ...