E-commerce
Blog > E-commerce

Quais os primeiros passos para abrir um e-commerce?

quinta-feira, 18 junho 2015

Este texto é para você que está pensando em investir em uma loja na internet, um processo que, ao contrário do que muitos possam pensar, não é nada simples. Neste post, vamos mostrar os principais pontos que devem ser levados em consideração antes de abrir loja virtual.

Passo a passo para abrir loja virtual

Defina seu nicho de mercado

Vamos começar pela explicação: nichos de mercado são definidos como segmentos ou públicos, cujas necessidades são específicas e pouco exploradas. Em um exemplo prático: mulheres que calçam sapatos de número acima de 39 têm mais dificuldade para encontrar variedades de modelos; logo, abrir um e-commerce voltado para esse nicho pode vir a ser uma ótima visão de negócio.

Passo a passo para abrir loja virtual

Outra boa ideia passa usarmos como exemplo: Boinas! Apostar em um nicho voltado aos adeptos deste acessório pode provar ser um investimento inteligente, já que, nos dias de hoje, é bem fácil encontrar diversas opções de bonés e outros chapéus – mas não tão fácil encontrar variedade quando o assunto é boinas.

Vale lembrar que os exemplos dados servem apenas para ilustrarmos o conceito de nicho com mais clareza, viu? Para definir o seu nicho de mercado, é muito importante realizar um estudo bem detalhado de viabilidade e concorrência – e, posteriormente, análise de público. Lembre-se disso! 😉

Escolha seu domínio

Escolher seu domínio na internet é o mesmo que registrar o nome da sua loja no cartório, isso lhe dá o direito sobre aquele nome escolhido. Então lembre-se de escolher um domínio de fácil memorização e que tenha a ver com seu nicho escolhido, assim, as chances da pessoa associar seu site com seus produtos são bem grandes!

Decida sua plataforma

Hospede seu site em uma boa plataforma – caso contrário, você sentirá na pele as infinitas dificuldades de lidar com uma plataforma ruim. Não queremos isso, não é mesmo? Por isso, estude os prós e contras das plataformas disponíveis no mercado atual e converse muito bem com seu programador, afinal o trabalho de montagem da loja será dele.

Layout e Marca

Com base em seu nicho de mercado, você está apto a decidir com mais precisão a marca e o layout de seu e-commerce! Nesse momento, é importante elaborar algo que esteja relacionado com o seu negócio, mas, ao mesmo tempo, sem deixar a criatividade de lado.

O layout é o mesmo que a fachada de uma loja, então, tenha um layout que se identifique com o público escolhido. Para ajudar aqui, lembre-se do ditado “a primeira impressão é a que fica” e fuja das opções simples!

Formas de Pagamento

Eis um detalhe importante: receber pagamentos. Aqui, é importante pensar como os consumidores – quanto mais opções de pagamento você disponibilizar, mais chances de vender para pessoas diferentes! É claro que analisar a viabilidade e o custo-benefício de cada um desses métodos de pagamento é imprescindível, então não esqueça! :)

Sistemas Antifraude e Segurança do Site

Receber pagamentos via internet requer cuidados especiais. Nas operações online, os sistemas antifraude garantem que seus pagamentos sejam realizados dentro da maior segurança possível, tanto para o cliente quanto para a empresa.

Passo a passo para abrir loja virtual - segurançaOs clientes de sua loja virtual também se preocupam com os dados que eles fornecem, como: endereço, dados pessoais, dados do cartão, entre outros. Por causa disso, você também deve demonstrar sua preocupação com a segurança deles – assim, você conquista a confiança do usuário ao comprar em sua loja!

Logística de Entrega

Definir como entregar o produto ao seu cliente é um item importante. O frete é algo que deve ficar claro para o usuário antes e no ato da compra. Você pode realizar contratos com os Correios ou com Transportadoras para que os produtos cheguem ao seu destino, mas independentemente de sua escolha, é sempre bom prezar por segurança e pelo prazo mais curto que você conseguir!

Divulgação de sua loja

“Quem não é visto, não é lembrado”. Baseando-nos nesse ditado popular, você precisa se preocupar com a divulgação de sua loja. Trabalhe sua propagação nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, entre outros), nas publicidades com o Google, como Adwords e SEO, em blogs e em outros veículos, de forma que você alcance seu público-alvo!

Pós-venda

O cliente entra no e-commerce, compra e depois? As ações pós-venda são muito importantes, e aqui vão algumas dicas: manter um diálogo com seu cliente é essencial, pois, quando se cria um vínculo, as chances de gerar depoimentos espontâneos que poderão ser utilizados como forma de promover seu site são gigantes! Além disso, seu cliente com certeza se lembrará de sua loja quando precisar de alguma outra coisa que você oferte no futuro.

Enviar e-mails marketing especiais para ele também é uma boa estratégia de se cultivar este vínculo. Por exemplo, se ele comprou uma câmera fotográfica, envie o e-mail com itens de acessórios para essa câmera. Outra coisa legal é enviar questionários (não muito longos!), pedindo sugestões de melhorias e afins.

Bom, esses são só alguns dos principais passos para se pensar antes de abrir loja virtual. Na dúvida, é sempre bom confiar em profissionais capacitados para realizar cada uma das ações citadas da forma que for melhor para o seu negócio!

Redação K2 Comunicação

Redação da K2 Comunicação — Agência de Marketing Digital Full Service, especializada em resultados e soluções personalizadas.

eBook Gratuito: Estratégias para um E-commerce de Sucesso

Leia mais posts sobre: E-commerce

Design responsivo é importante para meu e-commerce?

Design responsivo é importante para meu e-commerc...

Depois de falarmos tanto sobre a importância de se apostar em usabilidade ...
Sistemas de pagamento para e-commerce

Sistemas de pagamento para e-commerce

Boleto bancário, cartão de crédito, PayPal...Existem várias formas de p...