Marketing de Busca
Blog > Marketing de Busca

AdWords ou SEO, qual é o melhor para o meu negócio?

sexta-feira, 22 julho 2016

Fazer um trabalho de otimização (SEO) e focar em campanhas de links patrocinados (AdWords) são os componentes principais de Search Engine Marketing (SEM) – um conjunto de ações de marketing de busca que visa a promover sites nas páginas de resultados na web.

Mas, antes de avançarmos, preste atenção no seguinte: se todos esses termos forem novos para você, dê uma olhada em nosso infográfico Glossário de Marketing Digital para iniciantes. Nele, você vai encontrar esses termos e alguns outros que aparecerão ao longo deste artigo.

Pois bem. O fato é que AdWords e SEO estão entre as ferramentas mais valiosas para executar campanhas de Marketing Digital, sendo essenciais para ganhar destaque no Google. Ambas possuem diferenças e semelhanças e, dependendo do seu objetivo, podem ser usadas conjunta ou separadamente.

Qual dos dois escolher: AdWords ou SEO?

Vamos detalhar isso melhor…

O que é Google AdWords?

Google AdWords é uma plataforma de publicidade do Google. Os anunciantes podem usá-la para posicionar seus anúncios nas páginas de resultado de pesquisas, em seus produtos (YouTube, Gmail, etc) e nos milhares de outros sites que participam do programa Google Adsense.

O anunciante pode optar por pagar quando alguém clicar em seu anúncio (custo por clique ou CPC) ou, simplesmente, quando as pessoas o virem (CPM ou custo por mil impressões – modelo mais usado por portais e sites com grande número de acessos). Todo o sistema AdWords funciona como um grande leilão, o qual determina se o anúncio é realmente exibido e a sua posição na página.

O que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO) é o trabalho de otimização de sites feito para a obtenção de uma melhor classificação nas páginas de resultados de motores de busca. Mas, para isso, a página precisa ser “amigável”.

Um site amigável pode ser lido facilmente pelos motores de busca e usado com facilidade pelos usuários. O trabalho de otimização abrange, inclusive, as configurações que um site precisa para o tornar amigável, mas a ideia geral é ter uma página rápida e funcional com conteúdo exclusivo e que ofereça uma boa experiência para o usuário.

AdWords vs SEO

Depois dessas definições, você deve estar se perguntando: afinal, qual ferramenta eu preciso adotar?

Primeiramente, vamos compará-las. Assim, você pode começar a definir qual se enquadra melhor nas estratégias de Marketing do seu negócio:

– AdWords é uma plataforma de publicidade do Google e, em vista disso, atua apenas na rede do Google e sites que usam o Google Adsense, enquanto o trabalho de otimização (SEO) é aplicável para todos os motores de busca.

– O tráfego do AdWords é pago enquanto o tráfego do SEO é orgânico (também chamado de livre).

– Os anúncios do AdWords aparecem no topo do Google quando uma busca é feita. Com SEO, o seu site pode aparecer entre os primeiros resultados de busca orgânica, porém esse trabalho é muito mais difícil.

– Com AdWords é mais fácil calcular o ROI (retorno sobre investimento), enquanto que com SEO é mais difícil, pois envolve vários fatores, não apenas calcular o lucro obtido com seus anúncios em relação ao quanto você gastou com eles.

– Quando você interrompe suas campanhas do AdWords, o tráfego também encerra; mas, se você começa a receber tráfego orgânico com SEO, esse investimento continua a longo prazo.

– Os resultados do AdWords são mais imediatos do que de SEO, pois o anunciante pode criar campanhas publicitárias quase que instantaneamente e começar a receber o tráfego desejado, enquanto que com SEO é preciso de muito mais tempo (especialmente para novos sites) para obter boas classificações e tráfego.

– Com AdWords você pode direcionar muitas palavras-chave ao mesmo tempo, enquanto com SEO você precisa se concentrar em algumas para obter os melhores resultados.

– Com AdWords você pode anunciar em outros sites do Google e sites que usam o Google Adsense, mas os resultados de SEO são apenas para as páginas de resultados de pesquisa.

Depois dessas comparações, qual será o melhor para o seu Marketing?

AdWords ou SEO: saiba as diferenças e qual estratégia escolher

Quando se pensa em sites de busca, o Google é o primeiro que vem à cabeça da maioria das pessoas (pra não dizer de todas). Por isso, o sonho de qualquer proprietário de site é estar entre os primeiros nos resultados de uma pesquisa.

A otimização de sites é justamente para isso, ajudar a obter o tráfego dos motores de busca por meio de SEO. Mas sabemos que isso não é tão fácil, principalmente para novas empresas. Muitas vezes, os empreendedores precisam de resultados mais rápidos, e é aí que entra em jogo o AdWords.

A maior vantagem do AdWords sobre SEO é que ele proporciona resultados mais imediatos, sendo ideal para iniciantes e novas empresas que querem começar a aumentar o tráfego de seu site, com o propósito de fazer vendas, encontrar novos clientes ou até mesmo para testar seus produtos, os procedimentos, a eficácia do site e qualquer outro componente de suas vendas e nos processos de marketing.

Realmente, você consegue tudo isso com o AdWords, mas é preciso muito cuidado. É extremamente fácil investir e ver seu dinheiro indo embora se você não tiver ferramentas de monitorização e o controle adequado.

Para isso, você precisa ter conhecimento e experiência para executar suas campanhas de links patrocinados ou então contrate profissionais que entendam do assunto, esta é a melhor alternativa para não perder dinheiro, e sim ganhar com o uso do AdWords.

Mas e o SEO?

Para dar início à sua empreitada, é uma boa ideia começar com o AdWords – mas não se esqueça do SEO; afinal, quem é que não quer ficar entre os primeiros resultados do Google?

Além de SEO, você deve alinhar outras estratégias do Marketing Digital, como Marketing de Conteúdo e mídia social para obter os melhores resultados.

A titulo de exemplo, o Marketing de Conteúdo vai ajudá-lo a criar o conteúdo certo, SEO irá ajudá-lo a otimizar o seu conteúdo para os motores de busca e obter mais tráfego orgânico e as redes sociais irão promover o seu conteúdo otimizado para um público maior.

Então, qual é o melhor para o meu negócio, AdWords ou SEO?

A resposta é simples: ambos! Você pode começar investindo em links patrocinados para aparecer rapidamente nas pesquisas e obter resultados de curto prazo enquanto o seu site é otimizado.

Mas lembre-se, esse trabalho é continuo. Afinal, o Google vive em constantes atualizações e as regras mudam, assim você precisará reforçar as campanhas de links patrocinados e manter o posicionamento nas pesquisas.

Viu como as estratégias do Marketing Digital são tudo o que você precisa para ter sucesso on-line e em longo prazo?

Camila Rodrigues

Viciada em assistir a séries e em proteger bichinhos indefesos. Acredita que a sua mais nobre missão no jornalismo é dar voz a quem não a tem – os animais.

eBook Gratuito: Estratégias para Divulgar Site no Google com SEO e AdWords

Leia mais posts sobre: Marketing de Busca

Aumente visitas no site com Aspectos de Pesquisas Google

Aumente visitas no site com Aspectos de Pesquisas ...

O desejo de todo empresário é aumentar visitas no site da empresa. Seja q...
Dicas valiosas de SEO para lojas virtuais

Dicas valiosas de SEO para lojas virtuais

Sua loja virtual já está no ar, com vários produtos disponíveis com fot...