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Por que nem todo mundo vê as minhas postagens?

quarta-feira, 6 julho 2016

A cada nova atualização, diminui mais e mais o alcance orgânico do Facebook, tanto para postagens dos perfis quanto das fanpages. Isso frustra a maioria dos analistas de redes sociais, inclusive os daqui da K2 (hahaha!).

Você deve estar pensando que seria muito mais fácil se as publicações chegassem a todos os seguidores que curtem a sua página, o engajamento triplicaria, imagine só, várias curtidas, compartilhamentos, comentários… Sinto-lhe dizer que esse é um sonho que não está ao seu alcance! Sabe por quê? O Facebook é uma empresa também e, como todas as empresas, precisa cobrir suas receitas e gerar lucro, e é diminuindo seu alcance que eles ganham dinheiro! Ou seja, você vai precisar investir mais tempo e dinheiro se quiser que sua fanpage decole e, principalmente, traga reconhecimento no meio digital. Quem quer dinheiro, precisa investir, não é mesmo?

E tem outra questão que faz mais sentido pra nós, de praxe, cada usuário da rede social acumula muitos amigos, além das fanpages que curte, né? Isso acaba gerando uma grande explosão de informações, ocupando um espaço gigantesco no feed de notícias, deixando tudo uma bagunça e muita coisa para ver, fazendo com que os usuários percam todo o interesse e vontade de estar na rede. O que acaba gerando uma necessidade de filtragem para segmentar as postagens que realmente interessam para cada um. E é claro que o facebook possui esse filtro, esse papel pertence ao EdgeRank.

Ed o quê?

Segundo especialistas, o Edge Rank é um algoritmo que avalia as postagens das páginas e seu impacto sobre a audiência. É por meio dele que o Facebook baseia o alcance das postagens da sua página, ele determina a compatibilidade do perfil dos seguidores com a sua fanpage.

Funciona mais ou menos assim: cada post publicado recebe uma pontuação que irá determinar qual será o seu grau de exposição. Como se fosse um termômetro, se a pontuação for baixa ou alta é o que determina quantas pessoas irão ver.

Critério EdgeRank

O EdgeRank se baseia em um critério composto por três pilares: Tempo, Afinidade e Relevância. Vamos entender cada um?

Tempo: o EdgeRank agrega mais valor às postagens mais recentes, posts mais antigos (estamos falando de horas de diferença, viu?) ficam mais esquecidos na timeline. Por isso que existem horários certos para postar onde há maiores chances das pessoas visualizarem a sua mensagem.

Afinidade: o EdgeRank analisa o histórico de interações, ou seja, as curtidas, os comentários, os compartilhamentos, as mensagens… tudo! Para assim mostrar sempre o seu conteúdo para os fãs que mais interagem na sua página.

Relevância: após essa análise, o EdgeRank não fica só nisso, ele analisa quem mais interage com você, escolhendo as postagens mais relevantes da sua rede de amigos. Além disso, algumas postagens tem mais peso, por exemplo, em um primeiro momento os posts que exploram mais as imagens e os vídeos são os que mais serão levados em consideração pelo algoritmo, depois os posts com links externos e por último os textos.

Agora é só misturar os critérios do algoritmo do facebook e caprichar nas postagens para alcançar o maior número possível de futuros clientes. 😉

Janaína Ferreira

Estudante de Biblioteconomia que busca a informação para transmitir tudinho aqui! ;)

Infográfico: Melhores Horários para Postagem nas Redes Sociais

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