Web Design
Blog > Web Design

Alerta de Tendência: Site One Page!

terça-feira, 1 setembro 2015

Sem dúvida alguma, a grande pedida no primeiro semestre de 2015 foram os ditos Sites One Page – traduzindo ao pé da letra: site uma página. A quantidade desse tipo de projeto que nós, da K2, desenvolvemos nesse período que passou foi gigante, e já podemos dizer que o interesse por essa modalidade de website não tem diminuído, não – pelo contrário!

Mas, apesar de ser um estilo de página da web que tem se propagado com bastante força, muita gente não sabe o que elas são, para que elas servem e o porquê de toda essa súbita popularidade. Mas, mais eficientes que qualquer super-herói, estamos aqui pra te salvar nessa:

sites-one-page

Afinal, o que é um Site One Page?

Por mais óbvio que possa parecer, existe muita gente que não está familiarizada com o conceito de One Page, ou também conhecidos por muitos como site com uma página. Isso porque, apesar de ser uma tendência bastante popular na atualidade, ela também é muito recente. Traduzindo literalmente, um site One Page é aquele que só tem uma página (ah, jura?!) – mas não é só isso, não; existem outros fatores que também devem ser abordados quando o assunto é One Pages. Vamos lá, então?

Tem como objetivo principal, oferecer a quantidade considerada ideal de informação e conteúdo ao usuário. O foco, aqui, é capturar a atenção do usuário em partes verdadeiramente importantes do seu conteúdo – como diferenciais, por exemplo – sem permitir que ele se perca em páginas internas, como “sobre”, “contato”, etc. Um site com página única deve ser clean e direto, aumentando as chances do usuário se interessar pelo que você oferece!

Para os One Pages, simplicidade é a palavra de ordem. Você remove informações óbvias e repetitivas, investindo em conteúdo direto e verdadeiramente interessante para o visitante. Outra palavra interessante, aqui, é storytelling. Já falamos sobre a importância disso nesse artigo aqui, e websites One Page são ferramentas perfeitas para trabalhar esse tipo de marketing porque eles se baseiam em uma história. Você envolve o visitante com o seu conteúdo para, no final, compeli-lo a tomar uma ação.

 

Sites One Page são intuitivos!

Usuários, ao se depararem com esse tipo de site, imediatamente se vêem imersos naquele conteúdo. Não existem maneiras de se perder nas informações: tudo é colocado de forma linear, respeitando as leis de arquitetura da informação, sem pesar, sem cansar, sem complicar. Menos é mais – de verdade! Navegação não é empecilho para os seus usuários, independente de qual seja o seu público-alvo.

 

Aqui, simples não quer dizer simplório!

Não é porque os One Pages são simples que eles precisam ser pobres, tá? Muito pelo contrário! Sem ter que se preocupar com diversos links para páginas internas e afins, se torna muito mais propício apostar em design interativo e recursos incríveis de programação para gerar, ao usuário, uma experiência verdadeiramente inesquecível – todos esses elementos são legais porque podem ser utilizados para contar a história!

Outro ponto (muito!) positivo: Site com uma página é adaptado com muito mais facilidade para diferentes dispositivos. É muito mais natural fazer com que seu site se adapte às diferentes resoluções – mas, mais do que isso, ele vai parecer ter sido feito para aquele dispositivo no qual ele está sendo visualizado!

E é claro que um plus gigante é o valor. Em tempos de crise, ninguém tá podendo gastar horrores com coisa alguma e, adivinha só? A criação desse tipo de sistema possui um valor mais amigável. Sim, você vai gastar menos para ter um site completamente dentro das tendências do Marketing Digital, funcional e completo. Parece pegadinha, né?

 

Exemplos

Para ajudar a compreender e internalizar um conceito, nada melhor do que visualizarmos aquilo que a gente está falando, né? O One Page Love é um site sul-africano que, desde 2006, vem desenvolvendo um acervo que, hoje, é uma das mais conhecidas fontes de inspiração e amostra para site com uma página. Lá, você pode conferir diversos modelos de site e comprovar que, realmente, mesmo com uma só página, as possibilidades são praticamente infinitas!

Agora não tem mais desculpa para não investir em um website para a sua empresa! Vem fazer um One Page com a gente :)

Rafaela Silvestrini

Gestora de conteúdo na K2, vive para convencer o mundo que "conteúdo é vida", apertar gatinhos, comer coxinha e sofrer por personagens ficcionais.

eBook gratuito: Plataformas Open Source para CMS

Leia mais posts sobre: Web Design

Design responsivo x design adaptativo: quais são as diferenças?

Design responsivo x design adaptativo: quais são ...

Não é nenhuma novidade que estamos vivendo em uma época de ascensão dos...
Design voltado para aumentar taxa de conversão?

Design voltado para aumentar taxa de conversão?

Qualquer pessoa envolvida, de alguma forma, com algum tipo de negócio onli...