Redes Sociais
Blog > Redes Sociais

Alerta de tendência: anunciar no Instagram

sexta-feira, 10 abril 2015

Facebook Ads, Twitter Ads, LinkedIn Ads, YouTube Ads, Waze Ads, Foursquare Ads… Já deu para perceber que, hoje em dia, as redes sociais e os anúncios pagos estão cada vez mais unidos, né? Mas ainda tem outra rede social esperando para se unir a este grupo: Instagram Ads.

A ideia de anunciar no Instagram pode parecer estranha para nós, brasileiros. Mas, essa modalidade de anúncio já é bastante popular lá fora. Desde novembro de 2013, a rede social fotográfica mais utilizada do mundo está exibindo anúncios para os usuários de países como Austrália e Estados Unidos, além de países do Reino Unido.

instagrem

Como funciona?

A publicidade no Instagram tem funcionado de maneira direcionada: utilizando dados de seus usuários coletados pelo Facebook, ferramenta à qual o Instagram pertence, as propagandas exibidas na rede têm, geralmente, alguma coisa a ver com os interesses de quem a vê. Os anúncios podem ser publicados tanto em foto quanto por vídeo.

A própria equipe do Instagram quis deixar claro que os anúncios exibidos pela ferramenta são diferentes. “Proporcionamos às marcas a oportunidade de alcançar um público envolvido, de transmitir mensagens focadas em uma experiência visual, e também de publicar conteúdo em um ambiente criativo e de alta-qualidade”, afirma a equipe.

Prezando por esse conceito de experiência visual na publicidade, o Instagram conta com seus próprios usuários para decidir quais anúncios são interessantes e quais não são: é possível clicar no “…” embaixo de cada postagem de publicidade para ocultá-la e, ainda, deixar um feedback sobre a razão daquele anúncio não ser relevante para você.

Por enquanto – felizmente, para os usuários que correm de propagandas, e infelizmente, para possíveis anunciantes – este é um recurso que não está disponível no Brasil, mas rumores que circularam no ano passado prometiam uma implementação prevista para o primeiro semestre de 2015. O que você acha? Anunciar no Instagram vai fazer essa rede social se destacar no meio de tantas outras?

Rafaela Silvestrini

Gestora de conteúdo na K2, vive para convencer o mundo que "conteúdo é vida", apertar gatinhos, comer coxinha e sofrer por personagens ficcionais.

eBook Gratuito:  Estratégias para Empresas nas Redes Sociais

Leia mais posts sobre: Redes Sociais

Marketing nas redes sociais ou e-mail marketing: qual escolher?

Marketing nas redes sociais ou e-mail marketing: q...

O e-mail marketing ainda funciona e, apesar do crescimento das redes sociai...
Loja virtual no Facebook: dá para vender?

Loja virtual no Facebook: dá para vender?

A cada ano surgem novas lojas virtuais no Brasil. Não seria para menos, po...