Web Design
Blog > Web Design

As principais tendências de Web Design para 2016

quinta-feira, 10 março 2016

Algumas das tendências de web design que eram apenas apostas em 2015 provaram que chegaram para ficar e inovar esse mundo da criação também em 2016. Com tantas mudanças acontecendo devido à ascensão dos dispositivos móveis, os designers devem se adaptar a essa evolução constante e dinâmica na área.

Portanto, separamos algumas tendências de web design para 2016. Fique de olho e adote nos projetos da sua empresa!

  1. A explosão do flat design continua

Uma tendência que está apenas começando, o flat design vem ganhando espaço na web com seu conceito mais minimalista, o que proporciona ao usuário certa facilidade de navegação com layouts mais limpos, elementos simples e conteúdos focados.

Além de ser elegante e original ao mesmo tempo, essa tendência propicia uma organização mais fácil em comparação às antigas interfaces, que mantinham todo o conteúdo concentrado em somente uma página, dificultando a permanência do usuário na página — ou seja, com um design mais simples as visitas ao website tendem a aumentar.

  1. Foco na Tipografia

Tipografia é novidade? Conta outra! Pois é, essa tendência nunca fica velha: ela vai, mas ela volta! Isso porque ela é um recurso muito bacana para atrair a atenção e encantar seus visitantes, já que as possibilidades que se tem ao trabalhar com tipografia são inúmeras.

Na tipografia, quatro elementos básicos devem ser levados em conta: o tipo, a cor, a textura e a imagem. Juntos, esses fatores terão um grande efeito no resultado final do trabalho.

  1. Expansão do design responsivo

Com a soberania dos dispositivos móveis, o design responsivo tomou conta da web justamente por conta de sua flexibilidade e praticidade, já que, com ele, os usuários têm muito mais comodidade na hora de navegar pelos sites — independentemente do tamanho das telas dos dispositivos e suas resoluções.

Isso porque o layout se modifica de acordo com o dispositivo do qual o usuário está acessando o site. Devido a essa base flexível, é possível realizar grandes modificações com algumas linhas de código extras, além de permitir ocultar elementos desnecessários em dispositivos móveis. A grande novidade para esse ano é que esses conteúdos poderão, também, ser transmitidos em Smart Watchs e TV’s.


e-Book Gratuito: Usabilidade e Design Responsivo

  1. Storytelling

Essa é uma prática que desperta sentimentos e bastante simpatia no público, tornando-os mais propensos a se relacionarem com a marca. Pode-se dizer que storytelling está ganhando o mercado em 2016, já que se trata de um conceito que aborda a capacidade de contar histórias por meio de recursos audiovisuais, propagando ideias, ao mesmo tempo em que cultiva uma interação com o público-alvo.

  1. Imagens e vídeos

Quanto mais interatividade, melhor! E nada mais visual que imagens e vídeos na web. Antigamente, havia o empecilho de a internet ser lenta, agora com cada vez mais velocidade, os web designers podem investir pesado nas imagens e nos vídeos.

A ideia é que as imagens sejam cada vez maiores e sejam usadas também como plano de fundo. Filtros de sobreposições de cores irão permitir que o texto combine com a imagem, sem comprometer a usabilidade e aparência.

E agora que você já está por dentro de todas as tendências de web design para 2016, já está na hora de começar aplicá-las em seu site e alavancar suas vendas. Mas, se você ficou com alguma dúvida, pode entrar em contato com a gente! Será um prazer fazer parte do seu sucesso 😉

Janaína Ferreira

Estudante de Biblioteconomia que busca a informação para transmitir tudinho aqui! ;)

Infográfico: Soluções Táticas do Marketing Digital

Leia mais posts sobre: Web Design

Por que é importante manter um site atualizado?

Por que é importante manter um site atualizado?

Atualmente, a internet é a manda chuva dos negócios: a maioria das buscas...
Dicas para fazer layout para e-commerce

Dicas para criar um bom layout de loja virtual

O layout é sempre uma peça essencial de um site. Basta se perguntar se vo...