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Blog em loja virtual: ter ou não ter?

quinta-feira, 2 julho 2015

A concorrência entre as empresas no mercado digital só vem aumentando, assim como a importância do marketing de conteúdo para o reconhecimento da sua empresa nesta selva que é a internet. Nunca foi tão importante estar mais perto do cliente, dialogar com ele, participar do processo da compra do começo ao fim.

E nada mais eficaz para se tornar uma referência para o seu cliente do que produzir conteúdo para o público certo e responder às necessidades desse público. Resumindo: sua loja virtual deve ter um blog para se comunicar com seu público alvo! Neste post, vamos explicar direitinho porque blog em loja virtual é tão importante e também o que comunicar com ele.

Blog em loja virtual: ter ou não ter?

Saiba quem é o seu leitor

Vamos supor que você seja proprietário de um e-commerce de relógios e outros acessórios, mas que os relógios sejam a ponta de lança do negócio. Após uma boa pesquisa de mercado, você consegue achar seu público alvo – já escrevemos sobre como encontrar público alvo aqui no Blog da K2! – e chegou à conclusão de que ele é feminino, tem de 30 a 45 anos e está nas classes A e B. A partir daí, já é possível saber o que e como escrever: seu blog falará sobre em grande parte sobre relógios e com uma linguagem e abordagem compatíveis com esse público.

Fácil, não? Pode até ser fácil, mas não é tão óbvio, já que muitos negócios demoram a prosperar (ou simplesmente não prosperam) porque não pesquisam público alvo. Lembrando que é importante que você já saiba seu público alvo antes de adotar suas estratégias de marketing digital!

Torne-se uma autoridade na sua área

Vamos prosseguir com o exemplo da loja virtual de relógios. Você achou seu público alvo, investiu em um blog e vai começar a escrever. Nessa hora, bate aquele desespero: o que escrever? Com que frequência? A primeira coisa a se fazer é estabelecer quem fará esse serviço, como uma agência de marketing digital especializada. Afinal, escrever em um blog é um trabalho que deve ser profissionalizado e levado a sério pelo proprietário do e-commerce, pois deve ser atualizado com frequência e ser sempre relevante para o público. Do contrário, só vai servir para prejudicar sua empresa.

Com uma equipe de qualidade garantida para escrever, é importante focar na sua especialidade e tornar-se uma autoridade no seu ramo. Quem busca saber os melhores modelos de relógio para usar em determinadas ocasiões e também as principais novidades tecnológicas desses acessórios, por exemplo, deve conhecer o seu site. E é a partir da página do seu blog que essas pessoas virão até a sua loja virtual!

Para se tornar autoridade com um blog, no entanto, não basta querer. É preciso estudar e incluir outras estratégias de marketing digital no seu negócio, como as redes sociais e a otimização do seu site para os mecanismos de busca (SEO), que é exatamente do que falaremos a seguir.

Blog como ferramenta para SEO

Blog em loja virtual: ter ou não ter?

Conteúdo de boa qualidade para o Google é essencial para uma boa estratégia de SEO. Então, se o seu blog tiver conteúdo de qualidade e for bem otimizado para os buscadores, certamente ficará muito bem posicionado para o cliente nas palavras-chaves certas. Isso tudo vai significar mais acesso ao seu blog e, possivelmente, mais acesso ao seu site. Ou seja, muito mais chances de conversão para o seu e-commerce!

Ficou convencido da importância de manter blog em loja virtual? Então, garanta uma equipe inovadora, dinâmica e de qualidade garantida para produzir conteúdo para o seu e-commerce com a K2!

Willian Casagrande

Jornalista, músico e amante de cafés com pouco açúcar.

 Infográfico: O que é SEO: guia básico para iniciantes!

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