Marketing DigitalWeb Design
Blog > Marketing Digital

Campanha de e-mail marketing funciona?

sexta-feira, 10 abril 2015

Já se perguntou o porquê de sua caixa de entrada parecer estar cada vez mais cheia de propagandas e anúncios? A resposta é tão óbvia que chega a dar raiva: porque e-mail marketing funciona. Simples assim, sem firulas e sem cálculos complicados.

A dúvida “campanha de e-mail marketing funciona?” é muito comum para aqueles que estão pensando em investir neste tipo de marketing. Afinal, quando só se ouve falar em redes sociais e estratégias de mobile marketing, se perguntar sobre o futuro de métodos mais tradicionais é algo muito pertinente, sim, já que acompanhar a evolução da tecnologia parece ser cada vez mais essencial e, ao mesmo tempo, complicado. Mas vamos provar, por A+B, que método tradicional não é a mesma coisa que método ultrapassado.

O e-mail marketing funciona e ainda é uma boa estratégia para aumentar conversões

Atração pela qualidade

Vamos às estatísticas. Até o fim de 2015, espera-se que o número de internautas no Brasil chegue a 107,7 milhões – ultrapassando o Japão e assumindo o posto de 4° país com o maior número de acessos à internet. Destes usuários, é seguro dizer que mais de 95% possuem no mínimo um endereço de e-mail ativo. Informações do MailChimp, uma das ferramentas de e-mail marketing mais utilizadas na atualidade, afirmam que quase 70% destes usuários acessam seus e-mails no mínimo uma vez por dia, percentual que só aumentou com a ascensão dos smartphones e a facilidade que eles trazem para a execução dessa tarefa.

Com números desses, dá pra dizer que realizar campanhas de e-mail marketing é uma estratégia defasada? Definitivamente não! O público está ali, ao alcance de um e-mail – basta saber como atraí-lo. Vale deixar claro que, com “atrair público”, não queremos que envie o maior número de mensagens possíveis. Isso só acabaria com a sua ação, caracterizando-a como lixo eletrônico. O que deve acontecer é justamente o contrário: quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade quando falamos de e-mail marketing.

As dicas para a criação de campanhas de sucesso nós deixaremos para um próximo post. Fique ligado!

Rafaela Silvestrini

Gestora de conteúdo na K2, vive para convencer o mundo que "conteúdo é vida", apertar gatinhos, comer coxinha e sofrer por personagens ficcionais.

eBook gratuito: Dez Ferramentas para Facilitar suas Ações de Marketing Digital

Leia mais posts sobre: Marketing Digital

Como aumentar vendas online: saiba o que é taxa de conversão

Como aumentar vendas online: saiba o que é taxa d...

Se você é proprietário de uma loja virtual (e-commerce), é muito import...
O que é Marketing 3.0 e como ele pode revolucionar sua marca

O que é Marketing 3.0 e como ele pode revoluciona...

O marketing sempre acompanhou as mudanças sociais. Desde o início da popu...