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Como alavancar suas vendas com o Inbound Marketing

terça-feira, 9 maio 2017

Você possui uma empresa e pretende alavancar suas vendas? Pois bem, há algum tempo, uma das indicações para essa necessidade era investir em anúncios na televisão, jornais, revistas, outdoors, entre outras mídias. No entanto, o investimento em marketing e publicidade deixou de ter essa “pegada” convencional e está cada vez mais digital.

Ao contrário do que você pode imaginar, essa mudança não caracteriza pouca eficiência em resultados. É possível que você identifique o aumento do número das vendas de uma forma mais expressiva do que o marketing convencional, por exemplo. Estamos falando do Inbound Marketing, o chamado “marketing de atração” :)

Diferente da antiga proposta, ao invés de abordar diretamente o cliente, ele se utiliza de estratégias para que o próprio cliente procure pelo seu produto. Além disso, é 62% mais barato dos que os métodos convencionais, segundo dados do RD Station, o que permite um investimento relativamente baixo para resultados muito satisfatórios.

Para que a sua estratégia de Inbound tenha sucesso, ela deve passar por quatro diferentes etapas: atrair, converter, relacionar, vender. Se quiser saber mais sobre as etapas do Inbound Marketing, já explicamos detalhadamente sobre isso nesse artigo aqui.

Aumente suas vendas!

Nesse contexto em que a tecnologia permeia diariamente o cotidiano das pessoas, ter um projeto de Inbound Marketing para a sua empresa é estar presente nas soluções para os problemas das pessoas, através dos mecanismos de busca, nos e-mails e nas redes sociais. É a máxima do “só quem é visto, é lembrado”. Como consequência, o potencial cliente decide pela compra, não mais pela sua insistência, mas sim pelo convencimento de que é essa a melhor opção para a necessidade dele.

Pensemos na pirâmide de Chet Holmes, explicitada na figura abaixo. Enquanto o marketing tradicional atinge somente 10% dessa pirâmide – no caso quem já está comprando ou que está pensando em comprar – o Inbound atinge também aos outros 60% que não estão pensando no assunto e que acham que não estão interessados.

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A estratégia do Inbound Marketing, que faz com que ele consiga atingir também essa parte “desinteressada”, se refere à característica de falar diretamente com o público, sem demonstrar que há ali uma intenção de venda. Para isso, dentro das quatro etapas, há a produção de conteúdo e de ofertas gratuitas que vão despertar o interesse no seu possível cliente.

A importância do conteúdo para vender

São os conteúdos que mostram os diferenciais da empresa e do produto, informações que ele precisa saber antes de se decidir, bem como temas mais gerais como “5 dicas para decorar o seu quarto”, para uma empresa de decoração, por exemplo. Com toda a informação que recebe, a pessoa chega muito mais preparada no momento da decisão de compra, facilitando e garantindo a venda.

Além disso, o Inbound trabalha também no momento pré-venda, com e-mails que instigam e vão envolvendo o leitor até convencê-lo, de forma sutil, que aderir aquele serviço ou produto pode solucionar a sua necessidade. Ações de pós-venda também ajudam a fechar negócios, porque você mantém um relacionamento e aumenta as chances de recompra, recomendações e boas avaliações.

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Dessa forma, investir em Inbound Marketing é obter retorno satisfatório em aumento do número de vendas, além da possibilidade de fidelizar o cliente. Atualmente, não investir nisso é um fator determinante para ficar atrás dos concorrentes, que já utilizam essa metodologia.

Agora que você já conhece como funciona o Inbound Marketing, que tal alavancar as vendas de sua empresa? A K2 Comunicação possui uma equipe preparada e todo o conhecimento necessário para colocar em prática o seu projeto de Inbound.

Entre em contato com a gente :)

Redação K2 Comunicação

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