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Como aparecer no Google?

quinta-feira, 28 abril 2016

O Google é a principal fonte de busca dos usuários da internet. Pela quantidade de serviços que oferece, é difícil encontrar um internauta que não utilize ao menos um de seus recursos. As opções são muitas: ferramentas de pesquisa, e-mail, navegador, aplicativos, redes sociais e até publicidade online.

Não se esqueça: a melhor forma de aumentar o alcance de seu site é tendo conteúdo próprio e de qualidade. Com efeito, se você é autoridade perante o Google, consequentemente irá ganhar visitas orgânicas por meio desse canal.

Mas e se o seu conteúdo for de qualidade e você não for autoridade para o Google?

Pois é… “Aparecer no Google” envolve vários fatores. Para conseguir isso, você pode começar por um trabalho estratégico e operacional. Veja: é indispensável a otimização para mecanismos de busca. Estamos falando aqui de SEO (Search Engine Optimization), que é basicamente um conjunto de técnicas, estratégias e métodos que buscam melhorar o posicionamento do seu site no Google.

Para que o seu site seja otimizado, é preciso aprender a utilizar esses mecanismos a seu favor. Manter uma posição no topo dos resultados não garante só visibilidade. Você conquista credibilidade!

O SEO é o método de maior potencial para dar as caras no Google. Entenda o porquê:

Um usuário do Google se comporta da seguinte maneira: ele encontra o que busca logo na primeira página. Caso contrário, muda a palavra-chave e busca outra vez. Mais de 70% dos cliques de internautas são em resultados orgânicos – ou seja: em resultados naturais, que não são anúncios pagos.

E é por isso que é tão importante ter voz e autoridade perante o Google. A competição é constante, pois cada página apresenta apenas dez resultados. Um usuário dificilmente vai xeretar o que há na próxima página.

Para entender melhor:

Google AdWords Londrina

Como você pode ver na imagem, depois dos anúncios pagos está a área de resultados orgânicos do Google. Eles estão relacionados à palavra-chave digitada pelo usuário. A K2 Comunicação, por exemplo, está hoje no topo da busca “Google AdWords Londrina”. Mas lembre-se: o trabalho de otimização é contínuo! Dependendo do nível de competição, pode levar meses de empenho até que você veja um retorno significativo.

E como fazer para aparecer como publicidade no Google?

Além de fazer um trabalho de otimização (SEO), você pode focar em campanhas de Links Patrocinados (AdWords) para se posicionar nas primeiras colocações das pesquisas e ganhar a atenção dos clientes. Essa ferramenta é a forma de publicidade que gera maior retorno em menor espaço de tempo. O SEO leva um tempo maior: é preciso um trabalho minucioso, contínuo e de qualidade. Mas, de uma maneira geral, os dois investimentos têm o seu valor. Você pode, por exemplo, investir em links patrocinados para aparecer rapidamente nas pesquisas do Google, enquanto espera o processo de otimização do seu site ser concluído.

Uma das vantagens do Google AdWords é o baixo orçamento. É possível iniciar uma campanha e gerar resultados com menos investimentos do que em outros veículos (como jornais, rádio e TV). E há um plus: na internet, você atinge milhões de pessoas (dê uma olhada nesse infográfico para entender melhor).
Adquirindo o serviço oferecido pelo Google AdWords, você aparece na ferramenta de busca mais utilizada no mundo!

E não se esqueça: se quiser realmente investir em “aparecer no Google”, faça um planejamento prévio para coordenar as suas ações. É muito importante estudar os clientes pretendidos e as oportunidades. Com um conhecimento certo e preciso, são infinitas as possibilidades de o seu site ser um dos primeiros da corrida.

 

Camila Rodrigues

Viciada em assistir a séries e em proteger bichinhos indefesos. Acredita que a sua mais nobre missão no jornalismo é dar voz a quem não a tem – os animais.

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