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Como aplicar o Marketing Digital em minha empresa?

quarta-feira, 28 setembro 2016

Muitos empreendedores ainda se fazem essa pergunta. Alguns acham que não precisam, outros querem fazer, não sabem por onde começar ou pensam não ter porte para tal investimento.

O meio digital é o mais democrático dos meios de comunicação, por isso mesmo, o mercado oferece soluções para empresas de diferentes tamanhos. Marketing é marketing em todo lugar, Kotler o defini como:

Pois bem, no meio digital o que muda são as ferramentas, as práticas, porém o conceito e a essência continuam os mesmos.

Ao iniciar seu projeto digital, o ideal é que você converse com agências e consultores, para saber quais as ferramentas mais adequadas para seu negócio. Não feche com a primeira, pesquise. Boas agências não vão lhe oferecer serviços onde não possam entregar resultados para seu negócio.

Pensando nisso, antes de você conversar comigo, vou adiantar algumas das principais ferramentas de Marketing Digital:

Site

Essa palavrinha  talvez seja a primeira que tenhamos escutado relacionada a internet. Desde os anos 90 até hoje, os sites mudaram muito. Ao contratar um desenvolvedor, é importante saber qual será sua autonomia sobre a plataforma e se ela é responsiva para dispositivos móveis, que hoje são os grandes responsáveis pelos acessos a internet.

Redes Sociais

A rede social talvez seja a ferramenta que está mais ao alcance de todos. É muito comum que os próprios empreendedores dêem início a este tipo de comunicação. Antes de começar, é muito importante estudar as práticas mais recomendadas para cada rede, evitando assim cometer algumas gafes. As postagens devem ser criativas e interativas. O ideal é que essas postagens sejam feitas nos horários de maior audiência de cada plataforma. Por ser um meio mais dinâmico, é importante responder rapidamente a seu seguidor.

Links Patrocinados

A ferramenta de Links Patrocinados mais utilizada é o Google Adwords. Sabe aqueles resultados em sua busca no Google que aprecem com a identificação “Anúncio”? Pois bem, além deles, temos o Google Shopping, Rede Display e anúncios no Youtube. Apesar da ferramenta e seu treinamento estarem disponíveis gratuitamente para todo o público, seu trabalho é complexo e exige dedicação. Como pode se imaginar, a concorrência é alta, e um especialista irá trabalhar para conseguir a melhor relação custo benefício para seu investimento.  Campanhas feitas de forma errada, podem até conseguir cliques, porém não trazem resultados, como vendas e solicitações de orçamento.

SEO

No tópico anterior, falamos dos resultados de pesquisa do Google que normalmente aparecem no topo da página. Logo abaixo dos resultados pagos, temos o que chamamos de resultados orgânicos. Para obter bons resultados nos resultados orgânicos, é necessário realizar uma série de otimizações, que vão desde a plataforma ao conteúdo de sua página. Este é o trabalho de SEO.  O especialista em SEO trabalha para que seu site seja relevante e se possível uma referência para palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

Inbound Marketing

Produzir conteúdos ricos e disponibilizá-los em sua página, te torna mais relevante na internet. Porém produzir e entregar de forma estratégica, pode te trazer  resultados mais diretos, como vendas e contratos. O Inbound Marketing trabalha com a atratividade e a permissão. Você oferece um conteúdo atrativo para seu possível cliente e a partir deste momento, recebe sua permissão para continuar a conversa. Os próximos conteúdos são entregues cuidadosamente, respeitando cada etapa de conhecimento de seu produto ou serviço até chegar a conversão.

Como vemos, são várias ferramentas disponíveis para todos os tipos de negócio e investimento. Converse com um especialista antes de iniciar sua trajetória digital, pesquise!

Quer começar agora? Estou aqui pronto para conversar!

Bruno Flávius

Publicitário e Marketeiro (no bom sentido) Especialista em Links Patrocinados mas disposto a conversar sobre qualquer assunto do Marketing Digital.

 Infográfico: Marketing online ou offline, qual estratégia adotar?

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