Redes Sociais
Blog > Redes Sociais

Como aumentar o alcance orgânico das minhas postagens?

segunda-feira, 1 agosto 2016

Anteriormente, tínhamos dito que a cada nova atualização do facebook, o alcance orgânico diminui. Também comentamos que existem algoritmos no facebook, assim como no Google, que filtram as publicações. No caso do facebook, o algoritmo é o tão famoso EdgeRank, lembram? E Tempo, Afinidade e Relevância, são os pilares dele, justamente, para filtrar e exibir somente o que mais tem a ver com o interesse do usuário. (leia o nosso artigo Por que nem todo mundo vê as minhas postagens? para saber mais!)

Agora, que o assunto está fresco na sua cabeça, podemos afirmar novamente que suas postagens não vão chegar a todos os seus seguidores, por este motivo, é necessário que você disponibilize, em sua página, conteúdos que sejam relevantes e interessantes, para alcançar o maior número de pessoas possíveis. Então lá vão algumas dicas para te ajudar:

Estude seu público

O facebook disponibiliza ferramentas na área administrativa das fanpages que facilitam o processo do estudo do comportamento dos seus fãs. Para descobrir as principais características do seu público, como gênero, localidade, idade, que mais curtem as suas publicações, é bem simples: basta clicar em informações, e depois em pessoas e a seguir, em pessoas envolvidas, para os dados se revelarem, assim como um passe de mágica. Veja o exemplo:

Veja como aumentar o alcance orgânico no Facebook

Obtendo essas informações fica muito mais fácil produzir conteúdos que agradem seu público, além da segmentação para direcionar seus posts a essas pessoas e obter um bom resultado de alcance.

Conteúdo relevante

Agora que você já sabe quem é o seu público, está na hora de produzir conteúdo relevante para eles, desde que “casem” com a proposta da sua empresa. Tente seguir aquela regra de 80% interação e 20% sobre seus produtos.

Normalmente, quando uma empresa entra no facebook, ela só quer falar de todos os seus produtos, a todo o momento, isso acaba ficando enjoativo. Você pode sim falar sobre seus produtos, desde que isso se encaixe dentro dos 20%, para não ficar apelativo e desgastante para quem curte sua página. Os 80% que te restam, você pode direcionar aos posts com conteúdo informativo, como dicas, notícias, perguntas, etc, mantendo sua base de fãs e conquistando a confiança deles a cada dia, além de consolidar o nome da marca no meio digital.

Textos e vídeos são a chave do alcance

Geralmente, fotos e vídeos sem muito texto são muito mais relevantes ao facebook, o textinho você pode deixar para colocar na descrição da postagem. Na última atualização, ficou permitido deixar um pouco mais de 20% de texto na imagem, mas se for conferir bem de perto, o alcance das suas publicações, quem sai ganhando é quem capricha nas fotos e sai bem nos vídeos, e deixa pra lá o textão.

Pegue carona no momento

Muitos assuntos são relevantes ao seu meio de mercado, como datas comemorativas pertinentes à marca, algum filme, livro, série, que tenha a ver com o que você trabalha. Pegar carona no momento pode aumentar o interesse das pessoas pela suas postagens, aumentando o alcance por meio de compartilhamentos, isso acaba ampliando as chances de sua empresa ser vista por mais e mais pessoas.

Escolha o melhor horário para postar

O facebook também te ajuda nisso, você pode descobrir qual é o melhor horário para você postar durante o dia, consultando o painel administrativo do facebook. Nele consta, os dias da semana, o alcance e o horário. Você clicará em informações, seguido de publicações, no painel lateral. Veja como é fácil:

Problemas com alcance orgânico no Facebook? Veja como aumentar aqui

Avalie os resultados

Depois de fazer tudo o que foi dito anteriormente, veja se deu certo, se realmente aumentou o alcance orgânico das suas publicações. Muitas vezes curtidas e comentários não são tão importantes, mas sim o número do alcance, de pessoas que viram a sua publicação, ou seja, a sua marca. Guarde esses resultados e use-os para melhorar ainda mais as suas próximas postagens!

Espero que essas dicas tenham sido claras e úteis, e que você melhores cada vez mais os seus resultados. Se caso achar complicado, não esqueça de marcar aquele café conosco, para esclarecermos suas dúvidas e lhe ajudar no que mais precisar! 😉

Janaína Ferreira

Estudante de Biblioteconomia que busca a informação para transmitir tudinho aqui! ;)

eBook Gratuito:  Estratégias para Empresas nas Redes Sociais

Leia mais posts sobre: Redes Sociais

A importância das redes sociais na sua estratégia de Inbound Marketing

A importância das redes sociais na sua estratégi...

Você já deve ter percebido que o Inbound Marketing está ganhando cada ve...
Atualização Instagram Stories

Stories – a nova atualização do Instagram

O Instagram passou por uma nova atualização esta semana, e os novos recur...