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Como aumentar vendas online: saiba o que é taxa de conversão

sexta-feira, 10 abril 2015

Se você é proprietário de uma loja virtual (e-commerce), é muito importante saber como aumentar vendas. Afinal, vender bem é basicamente o que um negócio online precisa, não é? Para que isso ocorra, é necessário, antes, entender como dimensionar o número de vendas de seu e-commerce. No marketing digital, há uma maneira muito confiável de medir isso chamada de taxa de conversão. Este será o assunto deste post.

e-commerce

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que taxa de conversão não é somente a taxa de vendas de um e-commerce. Por taxa de conversão, entendemos o percentual de vezes em que um objetivo de uma campanha de uma loja virtual foi alcançado. Esse objetivo pode ser o número de vendas, mas também o número de acessos que determinada página de um produto obteve – isso pode ocorrer se o site não atuar apenas como uma loja online e priorizar o número de acessos em relação ao número de vendas pela internet, já que vende também na loja física. Vai depender, portanto, do objetivo da campanha, do tipo de negócio, entre outros fatores.

De qualquer forma, é um dos principais indicativos do desenvolvimento de um e-commerce. Para explicá-la de forma mais clara, vamos focar na questão das vendas. Há uma fórmula básica para calcular e assim obter uma análise para aumentar taxa de conversão de um site em vendas:

Cálculo taxa de conversão

Ou seja, se seu site tiver 100 acessos e uma compra em um dia, sua taxa  neste dia foi de 1%. No Brasil, geralmente, a conversão por vendas é de 1,5%, percentual considerado baixo se compararmos com países como os EUA, onde a taxa chega a atingir 5%. Essa diferença leva em conta muitos outros fatores, mas é importante compreender que, mesmo que uma taxa de conversão de 1,5% pareça pouco, é resultado de um trabalho árduo de estratégia de marketing.

Estratégias de marketing digital

Google Adwords

Algumas estratégias de marketing digital são essências para aumentar a conversão e, consequentemente, as vendas. Entre elas, podemos citar o gerenciamento de campanhas de links patrocinados no Google Adwords. Para isso, são necessários aproximadamente seis meses para que uma campanha amadurecida e bem direcionada atinja 1,5% em conversões em vendas.

SEO

Para obter melhores taxas de conversão o site também precisa estar bem estruturado e otimizado, com navegabilidade fácil, descrições originais de produtos e bem posicionado nas buscas do Google, o buscador mais utilizado no Brasil e também em todo o mundo. Isso exige um bom trabalho de otimização para mecanismos de busca, ou seja, de SEO. Estimativas apontam que cerca de 80% dos usuários confiam mais nos resultados das buscas orgânicas do que nos links patrocinados. Ou seja, também é importante investir no posicionamento de seu site para aumentar suas vendas.

Redes Sociais

Realizar ações de marketing nas redes sociais digitais é um dos caminhos mais efetivos para auxiliar no aumento das vendas. Usuários de Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais costumam seguir suas marcas preferidas para se atualizarem sobre novos produtos e serviços. Além disso, redes sociais são importantes canais de fidelização de clientes, especialmente se usadas ininterruptamente para oferecer soluções aos clientes e potenciais clientes.

Caminho fácil para aumentar conversão?

À primeira vista, você pode estar se perguntando se investir em ações longas e duradouras de marketing digital com o objetivo de obter uma conversão de menos de 2% é desperdício de trabalho e dinheiro. Com certeza não é, e não há nada de errado em ter uma taxa de conversão neste nível.

Para exemplificar, imagine uma loja física: nem todos os que passam em frente a ela entram para comprar, não é? Ainda assim, há os que entram, passam um bom tempo e acabam não comprando produto algum. Da mesma forma funciona com os e-commerces: são vistos por busca orgânica ou por links patrocinados por muitos; desses, nem todos acessam o site e apenas um número menor acessa e adquire um produto ou serviço.

Aumentar este indicador otimizando sites, melhorando o relacionamento com clientes, investindo em campanhas de links patrocinados deve ser o objetivo de ações de marketing digital para a sua empresa.

Redação K2 Comunicação

Redação da K2 Comunicação — Agência de Marketing Digital Full Service, especializada em resultados e soluções personalizadas.

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