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Como calcular ROI no Marketing Digital?

quinta-feira, 17 dezembro 2015

Se você escolheu seguir carreira no mercado de marketing, principalmente digital, achando que iria se livrar de uma vez por todas de contas e equações matemáticas, está muito enganado; atualmente, um dos principais recursos para mensurar o sucesso de uma campanha na web é, justamente, o uso de cálculo, mais especificamente do ROIreturn on investiment, ou retorno sobre investimentoem que são colocados na balança todos os valores envolvidos em cada projeto realizado.

Sendo o indicador mais usado por empresas de todos os portes para comparar o quanto foi ganho em relação ao quanto foi gasto, ao calcular ROI deve-se abranger tudo o que foi despendido para a implantação de uma ação ou campanha publicitária digital: custos com mídia paga, hora de trabalho dos funcionários, impostos, descontos e tudo o que foi usado do orçamento e voltado para um determinado projeto.

Saiba como calcular o ROI de suas campanhas

A fórmula mais comum para a realização do cálculo é: ganho total – gasto total / gasto total x 100 = X% de ROI, por exemplo, se sua empresa investiu R$ 150.000,00 em uma campanha e obteve um ganho de R$ 450.000,00 a conta ficaria da seguinte maneira:

450.000,00 – 150.000,00 / 150.000,00 x 100 = X% de ROI
300.000,00 / 150.000,00 x 100 = X% de ROI
2 x 100 = 200% de ROI.

Sem grandes complicações, o retorno sobre o seu investimento seria de 200%, ou seja, para cada 1 real aplicado, 3 retornariam em forma de lucro.

A análise dos resultados obtidos por meio desse cálculo deve ser feita em uma frequência pré-estabelecida ainda no planejamento. Não há um modelo padrão, pois é preciso levar em conta os objetivos da empresa, o tempo que se espera para obter os primeiros resultados, o tempo do ciclo de venda, entre outros aspectos. É sempre bom lembrar que é preciso um acompanhamento contínuo para que haja tempo de correções e possíveis otimizações na promoção de um produto ou serviço.

A interpretação do ROI é diferente para cada empresa. Um valor de R$50,00 por lead pode ser barato para empresa X, mas um custo altíssimo para empresa Y. Portanto, na hora de analisar seus dados não existe regra: leve em conta o custo do seu produto e sua margem de lucro e todas as outras informações que você considerar necessárias.

Agora que ensinamos como calcular ROI em marketing digital, conheça também os conceitos sobre marketing 3.0. Aproveite para se manter sempre informado acompanhando nosso blog de marketing digital.

Leticia Altini

Publicitária especialista em gerenciamento de redes sociais.

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