Desenvolvimento
Blog > Desenvolvimento

Como melhorar a velocidade de carregamento do seu site?

quarta-feira, 22 junho 2016

Para a criação de um bom site, alguns aspectos primordiais devem ser cuidadosamente inseridos no projeto, tais como: um design amigável, um conteúdo adequado e bem escrito, e uma navegação fácil e responsiva, proporcionando uma experiência agradável aos usuários. Porém, todo trabalho, tempo e atenção desprendidos para a realização de todos estes elementos serão em vão se não houver uma boa velocidade de carregamento. Para os usuários, é frustrante esperar um site carregar por muito tempo e, geralmente, quando demora mais de 3 segundos, a página já é abandonada.

Além de prejudicar a experiência dos usuários em seu site, um carregamento muito lento pode afetar seu posicionamento nos mecanismos de busca, pois não é interessante para o Google, por exemplo, apresentar aos internautas um site que provavelmente será abandonado. Portanto, para ajudar a resolver este problema, separamos 5 dicas simples para otimizar o seu site. Confira:

Melhorando a velocidade de carregamento do seu site

Page Speed Insights

Antes de qualquer coisa, é preciso verificar se seu site realmente está deixando a desejar no quesito velocidade. Para isso, sugerimos a Page Speed Insights, uma ferramenta de diagnóstico do Google que mede o desempenho do seu site e sugere formas para melhorar o carregamento. Ele não mede efetivamente a velocidade de carregamento, mas verifica os aspectos importantes para desempenho e sugere melhorias. Com a Page Speed você aprenderá boas práticas de desenvolvimento que te ajudarão a escrever códigos mais limpos e organizados, refletindo não apenas no desempenho do site, mas também no impacto positivo em SEO.

Pingdom Tools

Essa ferramenta analisa as requisições HTTP feitas pelo seu site, como imagens, scripts, folhas de estilo e recursos externos (widgets sociais, vídeos, iframes, ajax, etc.). Ela gera um relatório de todos os arquivos, mostrando o momento em que foi requisitado, quanto tempo levou para o servidor responder, para carregar e para finalizar a requisição. Dessa forma, é possível identificar falhas no desempenho que geralmente não seriam notadas, como arquivos pesados, servidor lento, scripts externos, links quebrados, etc. Outro recurso interessante do Pingdom Tools é que ele mostra quanto tempo leva para seu site carregar em lugares diferentes do mundo, pois dependendo da distância em que é hospedado, seu site pode carregar mais lentamente.

Smush.it

As imagens correspondem a mais da metade do tráfego de um site, por esse motivo são uma das melhores formas de otimizar o seu carregamento. O Smush.it é um serviço do Yahoo! que reduz o tamanho das imagens sem perder qualidade. Existe, ainda, o plugin Smush.it para WordPress que, além de fazer esse processo já no upload, permite otimizar todas as imagens que já foram enviadas.

CDN

Quanto mais longe seu site estiver hospedado, mais lento será o carregamento. Para resolver este problema, existe um serviço chamado CDN (Content Delivery Network), ou Rede de Distribuição de Conteúdo, que distribui seu conteúdo por servidores ao redor do mundo. Assim, quando um usuário acessar seu site, ele se conectará ao servidor mais próximo, tornando o acesso muito mais rápido. Algumas CDNs também reduzem o tamanho dos arquivos e geram cache, como o Google Pagespeed Service e o CloudFlare, que, além de tudo, são gratuitos.

Por último, mas não menos importante: fique atento aos plug-ins!

Geralmente as plataformas de gerenciamento de sites, como WordPress, disponibilizam plug-ins para praticamente todas as necessidades de um site, e isso é muito bom! Porém, alguns deles são verdadeiros vilões do desempenho, pois precisam de muitos scripts e arquivos de estilo para funcionar, deixando seu site lento e pesado, principalmente em conexões 3g. Portanto, uma solução simples é desativar os plug-ins que não são necessários no momento e desinstalar aqueles que estão em desuso há muito tempo.

Leticia Altini

Publicitária especialista em gerenciamento de redes sociais.

eBook Gratuito: Estratégias para um E-commerce de Sucesso

Leia mais posts sobre: Desenvolvimento

Veja por que ter uma loja virtual em Magento!

O que é Magento e por que utilizá-lo

O que considerar quando se pensa em criar uma loja virtual? Certamente,...
5 coisas que você precisa saber ao comprar um layout pronto

5 coisas que você precisa saber ao comprar layout...

Na era em que vivemos, somos marcados pela ampla utilização da tecnologia...