Marketing de Busca
Blog > Marketing de Busca

Como otimizar vídeos para estratégias de Inbound Marketing

terça-feira, 17 maio 2016

O Inbound Marketing envolve a produção de conteúdo para diversos canais. O objetivo é atrair os usuários usando um recurso que as pessoas procuram desde o surgimento das primeiras sociedades politicamente organizadas, como na Grécia: a informação. Após atrair, entra o processo de converter, isto é, tornar o novo visitante do seu site em um lead.

O rico conteúdo que sua empresa oferece pode estar disponível em um blog institucional, canal de podcasts, diretórios de infográficos, canal de vídeos no YouTube, e, aliás, é sobre isso que vamos falar ao longo desse artigo.

O conteúdo precisa ser encontrado, certo? Aí entram diversos recursos de divulgação, como otimização orgânica ou patrocinada nas redes sociais e nos principais buscadores, e no Brasil sempre lembramos quase que exclusivamente do Google. Mas muitos se esquecem do poderoso YouTube, e sim, tem um mecanismo de busca e classificação similar ao Google.

Dados importantes sobre consumo de vídeo no Brasil

Infelizmente o Brasil é um dos países com os piores índices de leitura do mundo. Em 2015, Juca Ferreira, ministro da Cultura na época, afirmou que o índice de livros per capita girava em torno 1,7 por ano, número muito baixo. Não é uma regra, mas na hora de pesquisar alguma informação na internet, geralmente os brasileiros preferem acompanhar vídeos e ilustrações ao invés de textos. Não é à toa que muitas lojas virtuais oferecem vídeos sobre produtos e serviços.

Apesar de ser um dado negativo em relação a leitura, isso reforça a importância de usar recursos visuais nas suas estratégias de Inbound. De acordo com estatística oficial do YouTube, o tempo de exibição dos vídeos postados cresceram 50% a cada ano por três anos consecutivos, e o Brasil é o segundo país que mais consome vídeos no portal.

Sua empresa não precisa ter um departamento profissional para produção de vídeo. Claro que não. Hoje em dia é muito fácil produzir tutoriais, avaliações, aulas. Se bem produzidas e pautadas, até gravações de celular podem se tornar verdadeiras máquinas de conversões.

Otimize vídeos e obtenha mais sucessos com o Inbound Marketing

Já dissemos que o conteúdo precisa ser encontrado. Como atrair usuários para assistirem os vídeos da sua empresa? Precisam aparecer nas primeiras posições de resultados do YouTube, afinal, é o segundo maior buscador do planeta, perdendo apenas para a Google.

Abaixo, indicamos algumas sugestões básicas de como otimizar vídeos. Projeto de qualidade em Inbound Marketing contempla estratégias de otimização (SEO) e divulgação patrocinada (AdWords, por exemplo). Para melhores resultados, principalmente às empresas que não têm tempo para otimizar os vídeos, profissionais de marketing de busca são recomendados.

Otimização para buscas orgânicas

  • Principais palavras-chave no nome do arquivo: poucas pessoas dão importância para esse fato, mas o Youtube utiliza o nome do arquivo para entender e contextualizar o assunto. Nunca envie arquivos como nomes semelhantes a “vídeo_125874.mp4” ou “id_video_15983.flv”. Renomeie o arquivo, como “otimizar-video-para-youtube.mp4” ou “o-que-e-marketing.flv”.
  • Título atrativo com palavras-chave: o título informa aos mecanismos de pesquisas qual é o conteúdo abordado. É tão importante que os profissionais do marketing de busca gastam muito tempo para elaborar o melhor título, focado para os algoritmos do YouTube e usuário final. Coloque a palavra-chave principal no começo. Exemplo bem prático: “Vídeos para Inbound Marketing – K2 Comunicação”
  • Descrição de alta qualidade: depois do título, a descrição é o segundo elemento mais observado pelos buscadores. Faça uma breve pesquisa no YouTube, qualquer assunto, e perceberá que muitas postagens tem no máximo duas linhas de descrição, isso quando têm descrições. Um dos segredos é explicar com todos os detalhes exatamente o conteúdo do vídeo. Se possível, insira informação adicional, links para fontes importantes, entre outros.

Exemplo de como otimizar vídeo no Youtube: descrição de qualidade

  • Palavras-chave na gravação: sabia que o YouTube conta com a tecnologia para leitura de caracteres? Com o mesmo princípio do comando de voz em smartphones com Google Android, os robôs de buscas do YouTube fazem uma leitura de tudo que é falado no vídeo. Procure mencionar as principais palavras-chave sobre o assunto abordado na gravação do vídeo.
  • Capriche nas miniaturas de imagens: também conhecidas como Thumbnails, são aquelas pequenas imagens exibidas nas listagens de resultados de vídeos. Um material bem produzido pode chamar muita atenção dos usuários. O YouTube escolhe uma cena congelada do seu vídeo, mas você pode personalizar enviando seu próprio arquivo com tamanho máximo de 2MB. Não precisa ser um designer, basta ter noção básica de Photoshop e edição de imagens para obter o melhor resultado.

Exemplo de thumbnail para Youtube

  • Tags: um recurso a ser explorado é colocar as principais palavras-chave do assunto do vídeo na seleção de tags do YouTube. O mecanismo utiliza esse recurso para classificar os vídeos.

Estratégias de conversão

Executadas todas as etapas para conseguir as melhores posições nos resultados de pesquisa e, assim, aumentar as visualizações e exibições dos seus vídeos, para conseguir, de fato, tornar esse espectador em um cliente é necessário convertê-lo em lead.

  • Na descrição do vídeo, crie links para landing pages ou qualquer página de cadastro do seu site, na qual você consiga captar dados sobre esse lead;
  • No começo e final da gravação do vídeo, convide os usuários a visitarem o site da sua empresa, a se inscrever no canal do YouTube, se cadastrar para alguma página de captura de dados e assim participar de alguma promoção, newsletter, entre outros;
  • Coloque marcações nos vídeos — o próprio editor do YouTube conta com esse recurso — com frases de efeito.

Exemplo de edição no Youtube

  • Produza conteúdo exclusivo. Grave vídeos privados para usuários cadastrados. Aborde, com muito conhecimento, informações extras sobre o tema proposto.

Lembre-se: Inbound Marketing envolve diversas estratégias de produção e divulgação. Se preocupar com vídeos no YouTube é apenas um dos processos. Se quiser saber mais sobre uma agência Inbound Marketing que garanta resultados para o seu site, conte com a K2 Comunicação!

Paulo Sebin

Especialista em colocar o seu site ou blog nas primeiras posições dos buscadores e aumentar as vendas. Jornalista especializado em SEO.

eBook gratuito: Dez Ferramentas para Facilitar suas Ações de Marketing Digital

Leia mais posts sobre: Marketing de Busca

seo-para-blog

Por que fazer SEO para blog da empresa?

Os blogs já foram uma verdadeira febre há alguns anos, quando milhares de...
Criar Site Responsivo é Bom

A importância de um site responsivo

Desde o dia 21 de abril de 2015, a Google oficializou aplicação da compat...