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Como escrever para redes sociais?

sexta-feira, 19 agosto 2016

Uma das principais características das redes sociais é o constante compartilhamento de informações e de interesses comuns entre os usuários, permitindo uma grande interação e mobilização social. Consequentemente, quando pensamos em produzir conteúdo para marcas ou empresas dentro desses ambientes, essas características se tornam um dos mais importantes parâmetros.

Saiba como produzir conteúdo para redes sociais

É essencial que as imagens e informações compartilhadas consigam traduzir a personalidade da sua marca para que as pessoas possam se identificar com ela. Tente responder às seguintes questões: qual é a característica do meu produto que se relaciona com um desejo? Quais são os desejos que as pessoas têm que eu (marca ou produto) posso satisfazer? Saiba que a sua marca pode transmitir poder, independência, segurança, honra, idealismo, status, tranquilidade, etc.

Depois de definir a personalidade da marca, o próximo passo é identificar seu público-alvo, e a partir daí, podemos pensar num conteúdo persuasivo que realce os benefícios do seu produto ou serviço. O texto deve mostrar ao seu consumidor o quanto sua marca se identifica com ele.

Outro ponto muito importante é a forma com que sua mensagem é transmitida. Escrever da mesma forma para todos os meios é ignorar as particularidades de cada um e reduzir a força da mensagem. Cada rede social tem a sua característica, portanto, o conteúdo deve ser trabalhado respeitando este princípio.

Conteúdo para redes sociais ganha valor quando é relevante para o consumidor. Assim, a mensagem deve ser clara, concisa, simples e diferente. Alguns pontos que devem ser levados em consideração são:

  • Escreva para ser lido;
  • Simplifique as informações;
  • Valorize os benefícios da sua marca ou produto;
  • Use as palavras certas no momento certo;
  • Apele à emoção;
  • Seja criativo;

Por último, mas tão importante quanto, além do seu próprio conteúdo, também é interessante utilizar o user generated content ou conteúdo gerado pelo seu consumidor — como o próprio nome diz, utilizar todo tipo de informação criada pelos fãs: fotos, vídeos, comentários nas redes sociais, postagens, fóruns de discussão e blogs são alguns exemplos de user generated content.

Leticia Altini

Publicitária especialista em gerenciamento de redes sociais.

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