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Conteúdo de qualidade para as redes sociais

sexta-feira, 27 maio 2016

Uma das frases mais ditas por profissionais de Marketing Digital é: conteúdo é rei. Faz sentido. Mas como criar exatamente esse conteúdo digno de ser uma majestade? E mais: como criar conteúdo para redes sociais?

Primeiramente, você tem de entender que, independentemente da mídia e do seu nicho, o conteúdo precisa ter qualidade. Isso não é segredo para ninguém. Por isso, a nossa primeira dica é: seja o seu próprio leitor. Olhe de maneira crítica para o seu texto e identifique o que precisa melhorar; o momento de produção é um espaço onde é permitido, sobretudo, errar!

Sem conteúdo de qualidade, seus seguidores irão ignorá-lo e migrarão para algo mais interessante. Para isso, há um aspecto a ser considerado: o português!

Se o objetivo é escrever textos melhores, comece pelo português. Tenha domínio da língua, nem que seja do básico, para que, com o tempo, escrever seja uma tarefa fácil. Não existe padrão para a escrita: existe diferencial. Para tanto, um bom produtor de conteúdo certamente tem consigo os hábitos de ler e de escrever. É lendo que se adquire vocabulário. Pratique, saiba dominar as palavras e você saberá escrever bem!

Depois de considerar o bom português, atente-se a como conseguir visitas de pessoas que realmente se interessam pelo seu assunto. É fundamental conhecer o seu público. Compreendê-lo é, além disso, muito relevante para a pauta da produção de conteúdo e de campanhas para a conquista de novos leitores ou clientes, se esse for o caso.

Essas considerações são para todos os tipos de redes sociais: seja seu próprio leitor, se atente ao português, escreva bem, tenha qualidade e sabia quem é o seu público. Contudo, sabemos que produzir texto para rede social exige uma estratégia. Para ter sucesso é preciso considerar pelo menos algumas das mídias mais acessadas: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram e Youtube. Cada uma é voltada mais para um público e pode possibilitar, além de uma presença online muito significativa, oportunidades únicas para a seu negócio.

Confira agora como criar conteúdo de qualidade para cada uma delas:

Facebook

Facebook

O Facebook é uma ferramenta quase que ilimitada para a conquista de novos contatos, clientes ou leitores, isso porque a rede social possui pouco mais de 1 bilhão de usuários e mais de 50 milhões de páginas de celebridades, marcas e empresas. No Facebook:

– Não bombardeie seus leitores com muitas publicações, mas também não abandone a página. É necessário pesquisar e saber quantos dias postar, em qual horário e inclusive em quais dias da semana.

– Seja interativo. Use multimídia, como imagens, gifs e vídeos. Mas não esqueça de que todas essas mídias devem estar em boa qualidade e também em conformidade com os assuntos postados em sua página.

– Inclua o link para o site nos posts. Isso facilita muito mais o acesso do seu blog ou site, em que os textos, por exemplo, costumam ser maiores do que os postados no Facebook.

Twitter

Twitter

A rede social de microblogs é um verdadeiro diálogo sem medidas. O Twitter possui cerca de 280 mil usuários ativos, e 46% deles tuitam pelo menos uma vez ao dia, num total de 500 milhões de tuítes postados diariamente. No Twitter:

– Seja breve e objetivo na mensagem, evite tuítes em que a continuação esteja em outro, seja criativo respeitando o limite de 140 caracteres. Com isso, se algum usuário der retweet em sua mensagem, ele não precisará sacrificar parte da mensagem, deixando-a inacabada.

– Faça conteúdos para um determinado público. Se sua empresa, por exemplo, for do ramo de eventos, faça pautas que seguem essa linha. Criar tuítes que fujam desse alinhamento pode prejudicar o sucesso de sua página.

– Interaja com outros perfis. Interação é muito importante: você descobre o que as pessoas pensam sobre os diversos assuntos do seu ramo, ajudando, inclusive, em ideias para os próximos tuítes. Seja ativo!

– Inclua o link para o seu site ou blog, se possível. Essa dica vale para o Facebook, mas vale ainda mais para o Twitter, em que a mensagem é limitada a 140 caracteres. Se sua página possuir um texto que você espera que usuários do Twitter acessem, faça uma chamada criativa, coloque o link e conquiste novos leitores para o seu site.

LinkedIn

linkedin

O LinkedIn está presente em mais de 200 países com mais de 300 milhões de usuários, sendo que o Brasil tem o terceiro maior público da rede social, com mais de 17 milhões de inscritos. No LinkedIn:

– Use uma linguagem mais formal por se tratar de uma rede social profissional e informativa. O LinkedIn é uma rede que pede um engajamento maior e mais selecionado, além de possuir um caráter latente de transmissão de conhecimento.

– Selecione e publique conteúdo relevante para seus contatos, como sobre o segmento que atua. O LinkedIn é um meio rico em informação sobre tipos de mercado e, por isso, é muito importante publicar assuntos interessante e significativo sobre o seu segmento.

– Siga páginas de empresas e compartilhe seus conteúdos. Interação é tudo quando o assunto é rede social. No LinkedIn, é possível gerar o engajamento dos influenciadores de outras empresas que também estão ali justamente para se manter atualizados sobre determinado tipo de mercado.

Instagram

Instagram

O Instagram tem 200 milhões de usuários ativos e milhões de fotos e vídeos sendo compartilhados diariamente em todo o mundo. O Brasil é o segundo no ranking de maior mercado para o aplicativo, com 29 milhões de usuários ativos por mês. No Instagram:

– Poste imagens e vídeos de alta qualidade para tornar a página mais atrativa. Isso vale também para os textos de descrição das imagens. Por ser um aplicativo muito mais ágil, os textos devem ser objetivos e também atrativos.

– Use hashtags nas publicações para aparecer no feed das hashtags. Faça uma pesquisa para ver quais as palavras mais usadas como hashtags no seu negócio e utilize-as.

– Publique com intervalos regulares de tempo. Isso varia muito em cada segmentação. Mas não se aconselha a postar mais de quatro vezes por dia. Dê tempo para que o post atinja o máximo de pessoas possível. Aliás, o número excessivo de postagens faz com que as publicações pareçam com spam.

YouTube

YouTube

O YouTube é o terceiro site mais acessado do mundo, tem mais de um bilhão de usuários – quase um terço dos usuários da Internet. A cada dia, as pessoas assistem a milhões de horas de vídeos no YouTube e geram bilhões de visualizações. No YouTube:

– Crie um roteiro. Apesar de ser um canal de vídeos, colocar tudo no papel também é importante. Planeje as ações que serão feitas pelas pessoas que irão participar, para que seu vídeo não fique desordenado.

– Faça vídeos de qualidade.  Sempre tome cuidado com a qualidade da imagem e do som. Procure gravar vídeos bem iluminados, e com menos barulhos externos possíveis, isso inclui não ter seu cachorro latindo ao fundo, barulho de obras, etc.

– Seja um diferencial. Com certeza alguém já falou sobre algum assunto que você deseja abordar em um vídeo, então, para que seu vídeo seja destacado entre os outros, pesquise muito. Conheça bem a categoria do seu canal, procure conhecer quem já se deu bem e como eles chegaram onde estão: explore!

O real objetivo de qualquer marca, além de ganhar likes e seguidores nas redes sociais, é criar um relacionamento duradouro com o público por meio da produção de conteúdo nas redes sociais. Mas, como você pôde ver aqui nesse post, cada mídia tem sua estratégia, cada conteúdo deve ser pensado em que mídia será divulgado.

Com essas dicas você já pode começar sua estratégia de conteúdo para redes sociais: escolha onde você precisa estar, crie conteúdo sob medida para cada plataforma e construa um bom relacionamento com seu público!

Camila Rodrigues

Viciada em assistir a séries e em proteger bichinhos indefesos. Acredita que a sua mais nobre missão no jornalismo é dar voz a quem não a tem – os animais.

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