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Como atrair clientes para o seu site com SEO

quinta-feira, 11 fevereiro 2016

Ao contrário do que muitos estrategistas e empresários pensam sobre cortar gastos com marketing em tempos de crise, é fundamental que a empresa invista cada vez mais no marketing, afinal, aparecer para potenciais clientes é crucial. Mas os ótimos resultados só serão percebidos dependendo das estratégias adotadas.

O país vive um momento que não se pode perder tempo e a efetividade do marketing deve ser precisa! Investir em publicidade em um jornal impresso fará com o que o seu anúncio esteja disposto para muitas pessoas, mas quantas se interessariam pelos seus produtos ou serviços naquele momento? Certamente poucas e seria um gasto enorme com pouca efetividade, ainda mais que consumidores pesquisam muito antes de tomarem uma decisão.

Aí entra estratégia marketing de busca muito mais efetiva por que atinge usuários totalmente relacionados ao seu negócio, e melhor ainda, no exato momento de interesse deles. Trata-se de SEO (Search Engine Optimization – Otimização de Sites para Mecanismos de Pesquisas), uma estratégia de como atrair clientes para o seu site. Isso porque, de acordo com as palavras-chave trabalhadas, é possível atingir os usuários que procuram as soluções oferecidas pelo seu negócio no exato momento da pesquisa. Portanto, com SEO as conversões são maiores.

A escolha das palavras-chave

Analistas de SEO avaliam quais são as palavras-chave que os usuários realmente utilizam para encontrar as soluções oferecidas pela sua empresa. Devido ao conhecimento de mercado e público-alvo, muitos profissionais de marketing e empresários imaginam como usuários pesquisam na internet. Mas com análises corretas, percebe-se que não é bem assim e muitas vezes o site da empresa peca na ausência de conteúdos importantes ou denominações que usuários sequer procuram.

O uso de palavras-chave comprovadamente utilizadas pelos pesquisadores no Google determina a quantidade e qualidade de usuários com potenciais para se tornarem clientes.

Já o uso inapropriado pode acarretar uma série de problemas, como atrair usuários que buscam apenas informações, não necessariamente geram conversões ou simplesmente atrai um universo muito pequeno de usuários pelo pouco uso popular dos termos de pesquisas.

Não basta só criar um site

A internet é promissora sim, mas clientes não caem do céu, ou melhor dizendo, os acessos não surgem como mágica. O site da sua empresa precisa aparecer nos canais mais utilizados pelos internautas. Claro que o buscador Google é o número um, seguido pelo Youtube e Facebook.

Jamais deixe seu site lá, parado, como se as pessoas fossem encontrar facilmente. Produza conteúdos de qualidade, divulgue na redes socais e principalmente invista em SEO, a melhor maneira para aparecer bem posicionado no Google. As metodologias de otimização melhoram muito a qualidade dos conteúdos, estruturação, códigos, ou seja, o site como todo. Também divulga o negócio em diversos canais na internet para conseguir a autoridade que a gigante de buscas tanto exige para posicionar bem um site.

Quando um site é recém lançado, sofre mais porque novas publicações surgem todos os dias e são vistas com desconfiança pelos mecanismos de pesquisas, o que torna ainda mais importante investir em SEO para atrair clientes o mais rápido possível.

Paralelamente a isso, o ideal é investir também em Google AdWords, sistema de links patrocinados ao qual função principal é exibir anúncios da sua empresa na lista de resultados de acordo com palavras-chave investidas em leilões. Escrevemos sobre Adwords em nosso blog.

Além do Google

Um trabalho de SEO qualitativo resulta na geração de links para o site do seu negócio em diversos locais na internet. Claro que o objetivo é conseguir autoridade o suficiente para obter boas posições nos resultados de pesquisas, mas quando os conteúdos são estratégicos, desperta o interesse dos usuários.

Uma interação inteligente em um fórum, com reposta para sanar as dúvidas dos internautas faz com que o seu site seja relevante para eles, ganha visitas externas e vendas. Um artigo de alto nível postado em um blog relacionado ao seu negócio gera discussões, os leitores acessam o site da sua empresa e certamente geram conversões.

Repare que no processo de construção de links pode atrair novos clientes não apenas pelos resultados nos buscadores, mas também pelos conteúdos amplamente divulgados pelas estratégias de SEO.

Paulo Sebin

Especialista em colocar o seu site ou blog nas primeiras posições dos buscadores e aumentar as vendas. Jornalista especializado em SEO.

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