E-commerce
Blog > E-commerce

Compra automática pode ser nova tendência do e-commerce brasileiro

terça-feira, 25 agosto 2015

Em tempos de crise, as empresas procuram inovar para se manter ativas no mercado. No mundo digital, as transformações são ainda mais evidentes, tanto no âmbito do marketing digital quanto para as inovações tecnológicas.

Há algum tempo, existe uma tendência em potencial na Europa e nos Estados Unidos chamada de compra automática. Essa é uma tendência que atinge, principalmente, produtos essenciais ou de uso contínuo. Atualmente, os setores do comércio online que mais utilizam esse recurso são áreas da saúde, higiene e beleza.

compra-automatica-online

Funcionamento da entrega automática

Essa tendência está chegando ao Brasil e promete ser um sucesso. Desde o dia 11 de agosto de 2015, a empresa Netfarma, um grande e-commerce do ramo de farmácias no Brasil, lançou um programa de compra online. De acordo com informações da própria empresa, os usuários podem escolher entre os produtos que estão listados no programa e agendar o recebimento dos produtos para 30, 60 ou 90 dias. O cliente escolhe a melhor data mensal de pagamento agendado para o cartão de crédito, e os produtos são enviados ao local de acordo com as datas estabelecidas!

O objetivo é facilitar a vida do cliente, que vai receber os produtos que usa frequentemente sem a necessidade de estar entrando sempre no site para comprar as mesmas coisas. O usuário pode alterar as datas de entrega, pagamento, lista de produtos, entre outras facilidades, tornando o programa otimizado de acordo com os interessantes do cliente.

Segmentos ideais para a compra automática online

Podemos dar alguns exemplos de produtos e segmentos ideais para esse recurso. Se você trabalha com um e-commerce que atende as áreas de saúde, higiene e beleza, a implementação é mais fácil. Isso porque, no mercado externo, estes são os segmentos que mais têm sucesso ao utilizar tal recurso.

Mas, se sua empresa não é de nenhum dos segmentos acima, calma! No final do artigo vamos debater sobre isso.

O exemplo mais prático é o consumo de medicamento contínuo. Pessoas portadoras de hipertensão, dependendo do caso e idade da paciente, geralmente precisam tomar medicamentos pelo resto da vida, sempre com datas e horas bem específicas. O recurso garante que o paciente pague e receba esses remédios sem muitas preocupações!

É como débito automático de uma conta de luz, água e telefone. O serviço é, simplesmente, pago, sem que seja necessário ir até um estabelecimento bancário ou acessar internet banking todo mês.

Como identificar se minha empresa terá sucesso com o recurso?

  • Avalie tendências dos seus clientes: utilize todos os históricos de compras e compare os produtos vendidos com recompra dos mesmos. Se muitos clientes compram mais de uma vez o mesmo produto, pode ser sinal positivo.
  • Configure corretamente o rastreamento de conversão do Google Analytics para obter métricas ainda mais detalhadas do comportamento dos clientes.
  • Com a lista de produtos ofertados, avalie quais e por que os clientes precisam deles mensalmente.

Um cenário categórico

Vamos brincar que você é dono de um e-commerce de suplementos alimentares. As pessoas que praticam musculação geralmente frequentam academias por longos anos e sempre consomem determinados suplementos para auxiliar nas atividades físicas, salientando, claro, com orientação médica.

Nesse caso, provavelmente implementar a compra automática online pode ser um ótimo negócio para a empresa e uma solução perfeita para os usuários, que podem programar as compras de produtos que usam com certa frequência.

Mas nunca fique no “achismo”. Sempre que implementar uma novidade no e-commerce é muito importante pesquisar o mercado e o público-alvo.

Aqui na K2 Comunicação, estamos sempre atentos às novidades para tornar o e-commerce um sucesso de vendas.

Nem tudo que é sucesso no exterior dá certo no Brasil por que depende do comportamento social de cada país, necessidades mercadológicas, economia, entre outros fatores. Só o tempo dirá se a essa modalidade vai dar certo ou não aqui no Brasil, mas é um recurso interessante que, com certeza, vale a pena acompanhar!

Paulo Sebin

Especialista em colocar o seu site ou blog nas primeiras posições dos buscadores e aumentar as vendas. Jornalista especializado em SEO.

eBook Gratuito: Estratégias para um E-commerce de Sucesso

Leia mais posts sobre: E-commerce

Landing pages: Elas podem ajudar a melhorar sua taxa de conversão?

Landing pages: Elas podem ajudar a melhorar sua ta...

Landing page é uma daquelas expressões que, no mundo digital, a gente ouv...
Importância do Certificado SSL para E-Commerce

Importância do Certificado SSL para E-Commerce

Comprar pela internet exige confiança e garantia de que nada sairá errado...