DesenvolvimentoMarketing de Busca
Blog > Desenvolvimento

Criar site otimizado é sinônimo de economia

quarta-feira, 24 agosto 2016

Há muitos anos o Felipe tem uma empresa especializada na comercialização de produtos orgânicos e naturais. Sucesso na cidade onde reside, viu as finanças crescer. Graças a pesquisa de mercado e reportagens que acompanhou, descobriu que a cada ano cresce o número de pessoas preocupadas com a saúde e bem-estar, e essas pessoas procuram produtos orgânicos na internet. Uau, o Felipe logo criou um projeto para entrar nesse mercado.

– Basta eu criar um estoque próprio, fiz as contas, e sim, vou entrar nesse mercado. Será fácil, é só lançar um site, investir um pouco de publicidade e o Brasil todo vai me encontrar – pensava ele.

Cada etapa do projeto foi seguido a risca, e com sucesso. Negociou com fornecedores – e conseguiu preços incríveis que torna a empresa dele competitiva em preços -, adquiriu o primeiro estoque de produtos exclusivo para a loja virtual, negociou com bancos, por meio da análise SWOT, avaliou os pontos fracos, fortes, ameaças e oportunidades do negócio, e com isso, contratou uma agência de marketing digital especializada na criação de sites para assim criar a loja virtual que esperava.

Era manhã de uma linda segunda-feira que ao chegar no escritório, Felipe recebeu a notícia de que o novo empreendimento tinha um site, estava ele lá, no ar.

– Que lindo! Vai ser um sucesso, olha só que bacana esse menu! – comemorou.

Um ano depois, olha só o Felipe resmungando, muito nervoso e apreensivo.

– Meu Deus, ainda não recuperei meu investimento. Onde estão as pessoas que  tanto diziam que procuravam produtos orgânicos na internet nesse país?

É, Felipe, as pessoas existem, e milhões delas, o problema é que não estão encontrando seu site. O coitado cometeu uma falha que infelizmente afeta milhares de empresários. A análise SWOT foi ruim, por que na avaliação de ameaças deveria ter levado em consideração os cuidados ao escolher uma agência para criar o novo e-commerce. Também errou ao simplesmente achar lindo o site quando foi lançado, mas não se preocupou se ele estaria otimizado para os mecanismos de pesquisas, pois se não é exibido nas primeiras posições, de fato, os consumidores-alvo do negócio não encontrarão o site do Felipe.

A sorte do Felipe é que tem uma solução. Basta procurar um analista de SEO e pronto, é só otimizar o site. Após perceber a necessidade, em um único dia conversou com vários especialistas em SEO.

– O que aconteceu Felipe. Por que está olhando assim, triste para a tela do computador? – argumentou uma funcionária dele ao entrar na sala.

– Está vendo o nosso site? Ele usa um template padrão, a agência que o fez usa um mesmo sistema para todos os clientes deles. Sabe o blog da loja virtual? Também usa um template que é impossível melhorar – explicou.

As funcionária não entendeu nada, afinal, de nada entendia de marketing e muito menos “template”. Só continuou olhando com aquele ar de “do que está falando?”.

– Esse site não vai aparecer bem-posicionado no Google, e as pessoas que tanto procuram produtos orgânicos não nos encontram aqui , oh! – apontou à tela, demonstrando resultado orgânico do Google.

Felipe gastou mais de R$ 10 mil só para criar uma nova loja virtual e o que fazer? É fazer do jeito certo, deve-se criar site otimizado para mecanismos de pesquisas.

Essa é uma historinha de ficção mas baseada em fatos reais, pois esse cenário é enfrentado por muitas empresas de todo o Brasil. Por isso, nunca deixe de pensar na otimização, afinal, criar site otimizado para o Google é o primeiro grande passo para conseguir tráfego qualificado para o seu negócio. Alguns têm sorte de ter um site amigável, possível de otimizar. Mas não corra o risco que o Felipe enfrentou.

Paulo Sebin

Especialista em colocar o seu site ou blog nas primeiras posições dos buscadores e aumentar as vendas. Jornalista especializado em SEO.

eBook Gratuito: Estratégias para um E-commerce de Sucesso

Leia mais posts sobre: Desenvolvimento

5 coisas que você precisa saber ao comprar um layout pronto

5 coisas que você precisa saber ao comprar layout...

Na era em que vivemos, somos marcados pela ampla utilização da tecnologia...
melhorando a velocidade do seu site

Como melhorar a velocidade de carregamento do seu ...

Para a criação de um bom site, alguns aspectos primordiais devem ser cuid...