DesenvolvimentoMarketing de Busca
Blog > Desenvolvimento

A importância de um site responsivo

quinta-feira, 16 junho 2016

Desde o dia 21 de abril de 2015, a Google oficializou aplicação da compatibilidade com dispositivos móveis como um sinal de classificação nos resultados de pesquisas. Essa mudança agitou o mundo do marketing de busca e promoveu uma preocupação maior entre os profissionais de marketing e empresários, pois afeta mundialmente as pesquisas feitas em dispositivos móveis, em todos os idiomas.

Por que a Google resolveu dar tanta importância para sites responsivos?

De acordo com dados da própria Google, nos Estados Unidos, 94% das pessoas com smartphones procuram informações locais nos seus telefones. Curiosamente, 77% das pesquisas em dispositivos móveis ocorrem em casa ou no trabalho, ou seja, locais onde provavelmente há computadores.

Segundo pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e divulgada em setembro de 2015 com dados relativos ao ano anterior, 47% dos brasileiros com dez ou mais anos usaram o telefone móvel para navegar na internet. Deste total, 84% afirmaram que o fazem todos os dias. O acesso dos brasileiros à internet pelo celular triplicou entre 2011 e 2014: de 15% de usuários, o número chegou a 47% respectivamente, o que representa mais de 81 milhões de pessoas.

Duas grandes vantagens dos sites responsivos

  1. Boas experiências aos usuários: logicamente que contribui para aumentar conversões, pois é desagradável encontrar sites que não se ajustam às telas de dispositivos móveis.
  2. Melhor classificação no Google: ter o critério da compatibilidade móvel a seu favor é fundamental.

Descubra se seu site é amigável para dispositivos móveis

Em maio deste ano a Google anunciou novas ferramentas que possibilitam descobrir se o seu site é compatível com dispositivo móvel.

Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis

► Acesse a ferramenta Teste de Compatibilidade Dispositivos Móveis;

► Insira, no campo indicado, o endereço do seu site ou página interna que pretende analisar;

Teste resultado para site responsivo no Google

► Se o resultado for positivo, ótimo. Mas o site ainda pode apresentar problemas técnicos que afetam a velocidade de carregamento, por exemplo. Por isso, consulte os três relatórios internos indicados (obrigatório entrar com sua conta do Google Search Analytics).

► Se o resultado for negativo, infelizmente seu site pode ser ignorado pelos usuários (menos conversões e vendas) e provavelmente está perdendo posições nas pesquisas Google. Você precisa encontrar uma agência qualificada, que visa oferecer soluções de desenvolvimento focadas na otimização.

Importância de criar site responsivo - exemplo dado negativo

Test My Site

► Acesse a ferramenta Test My Site;

► Insira o endereço do seu site ou página interna que pretende analisar;

► A ferramenta divulga nota para cada um dos fatores analisados, no caso, site responsivo, velocidade de carregamento em dispositivos móveis e velocidade de carregamento em computadores;

► Se uma das notas for inferior a 65, então o seu site tem problemas técnicos ponderáveis e você necessita de auxílio de uma agência de desenvolvimento especializada em SEO;

Test My Site Google - importante criar site responsivo ao Google

► Para cada item avaliado, a ferramenta oferece mais detalhes;

Se os brasileiros usam cada vez mais os celulares para ter acesso à internet, leve em consideração criar site responsivo e assim garantir mais conversões.

Paulo Sebin

Especialista em colocar o seu site ou blog nas primeiras posições dos buscadores e aumentar as vendas. Jornalista especializado em SEO.

eBook Gratuito: Usabilidade e Design Responsivo

Leia mais posts sobre: Desenvolvimento

Seu site é a vitrine do seu negócio na web

Seu site é a vitrine do seu negócio na web

Devido ao grande número de pessoas presentes na internet, comumente dizemo...
Veja por que ter uma loja virtual em Magento!

O que é Magento e por que utilizá-lo

O que considerar quando se pensa em criar uma loja virtual? Certamente,...