Web Design
Blog > Web Design

Entenda como um bom design pode ajudar na taxa de conversão de seu site

sexta-feira, 26 agosto 2016

Criatividade e visão artística são traços evidentes de qualquer profissional web designer capacitado. Mas aparência visual, por si só, não garante que a sua empresa se torne um sucesso. Afinal, o profissional responsável pelo design de seu site deve compreender técnicas de marketing, peça chave para que a sua página gere conversão.

Web designers têm uma vantagem sólida quando se trata de marketing digital. Eles geralmente trabalham com atividades de marketing em projetos que priorizam a marca e a sua promoção on-line – ou seja, trabalham com o tal do design para conversão.

O que é design para conversão?

Todo mundo quer que seu site seja atraente, certo? Mas, além de um design bonito, o mais importante é produzir resultados para o seu negócio. E o design para conversão é voltado exatamente para isso!

Na realidade, todo web designer deveria ser um especialista em conversão, já que nenhum site é criado à toa. Verdadeiramente, todo site tem objetivo diversos relacionados à conversão, como vendas, captura de e-mail, visitas, curtidas, compartilhamentos, comentários, etc.

Quando um usuário entra em seu site, ele certamente tem um objetivo, mesmo que inconsciente. E um design eficaz faz com que o usuário fique em sua página e, melhor, execute ações!

Um trabalho pensado em conversão une psicologia e comportamento. Com isso, cria-se um design que objetiva orientar, incentivar, motivar e até mesmo reeducar o usuário por meio da persuasão, a fim de traçar os caminhos necessários para a efetivação de determinada ação.

A importância do design de conversão

A cada dia que passa, mais empresas migram para a internet. O usuário tem uma cartela de opções e, se ele não gostar de seu site, nada irá impedi-lo de ir para outro. Assim, com tantas opções, as cobranças e a concorrência também ficam cada vez maiores.

O “gostar” do seu site envolve, entre vários fatores, a usabilidade. Sua página deve ser intuitiva e fácil de usar. Ao executar tarefas, o que o usuário quer é rapidez e facilidade para completá-las.

Um estudo feito pela Compuware revela que sete em cada dez usuários de celulares no mundo aguardam, no máximo, cinco segundos para que um site abra.

E aí entra outro fator importante: a responsividade. Você não pode negar que estar acessível em todas as telas, hoje, é de extrema importância. Com o crescimento da variedade de dispositivos em que os websites são visualizados, ter um design responsivo não é apenas importante, mas sim obrigatório.

Em países como os Estados Unidos, o volume de buscas feitas em dispositivos móveis já ultrapassa o de computadores desktop, e a tendência mundial vai no mesmo sentido. Mas o que isso tudo tem a ver? Bem, o ponto em que eu quero chegar é: o design responsivo também pode ajudar nas taxas de conversão do seu site!

Um website que mantém a mesma formatação e proporções da versão desktop pode tornar inviável a leitura e a navegação difícil, fazendo com que o usuário tenha que dar aquele zoom chato – e vamos combinar que, na maioria das vezes, o cliente não tem essa boa vontade.

Aliás, os sites responsivos têm maior relevância no mecanismo de busca do Google. Desde 2015, o buscador está com um novo algoritmo que penaliza os sites não responsivos. As empresas que o utilizam têm um elemento a mais para estar nas primeiras páginas do gigante norte-americano.

E aí, viu só como o design é importante? Aliando design e marketing digital, seu site terá mais tráfego. E mais tráfego significa mais oportunidades de vendas! 😉

Camila Rodrigues

Viciada em assistir a séries e em proteger bichinhos indefesos. Acredita que a sua mais nobre missão no jornalismo é dar voz a quem não a tem – os animais.

eBook Gratuito: Usabilidade e Design Responsivo

Leia mais posts sobre: Web Design

5 coisas que você precisa saber ao comprar um layout pronto

5 coisas que você precisa saber ao comprar layout...

Na era em que vivemos, somos marcados pela ampla utilização da tecnologia...
Saiba a importância de ter um blog de sucesso

A importância de um blog bem estruturado!

Nós já falamos aqui no blog o quão importante é ter um bom design para ...