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Design para Inbound Marketing

sexta-feira, 10 junho 2016

Steve Jobs disse uma vez: Design não é apenas como se mostra ser, ou parece ser. Design é como funciona.

Para quem acompanha o processo de criação de sites, essa frase faz todo sentido. O mundo está cada vez mais visual. Por isso, aquele que sabe adicionar estratégias visuais em seu conteúdo dispara na frente dos outros.

Com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, acompanhada pela mudança no comportamento do consumidor, as marcas tiveram de se reinventar e pensar em estratégias para se aproximar do público. Algumas das estratégias adotadas para isso são as do Inbound Marketing.

O Inbound Marketing está totalmente ligado a essa era de consumidores no comércio eletrônico. Utilizando táticas de marketing online, o Inbound tem a finalidade de atrair o público alvo baseado na ideia de compartilhamento e criação de conteúdos de qualidade. (Caso você ainda não saiba muito bem sobre isso, comece a ler o artigo o que é Inbound Marketing).

Quando o assunto é atrair o público, produzir conteúdo de qualidade é de extrema importância. O correto não é empurrar produtos e ofertas, como era feito antes, mas sim educar os seus prospects – essa é a máxima do Inbound Marketing. Mas, depois de saber o que é Inbound e como utilizá-lo a seu favor, é importante também considerar o design! Neste artigo, trarei razões para que você não o ignore em sua estratégia.

A essência do Inbound é o conteúdo. Inclusive, sempre frisamos que conteúdo é rei. Mas é importante considerar o design como um pilar muito importante dessa estratégia.  Cada detalhe deve ser pensado: alinhamento, tipografia, escolha de imagem; tudo deve ser avaliado a fim de se obter o melhor resultado e transmitir a essência de sua marca – e um designer nessa operação é primordial!

Design & Inbound Markting: o cartão de visita da sua marca!

Design para Inbound Marketing

Diz o ditado: a primeira impressão é a que fica. Isso não é uma verdade absoluta, mas temos de concordar que, quando a pessoa tem uma opinião sobre algo, é muito difícil conseguir mudá-la. No contexto do Inbound Marketing, há várias primeiras impressões a serem consideradas.

Vejamos: na web, seu site ou blog é reconhecido como o seu cartão de visitas, já que é por meio dele que as vendas podem começar, e é com ele que a autoridade e a credibilidade sobre o seu público se iniciam. Com tantas opções exibidas aos internautas, se você não investe em um visual diferenciado, dificilmente chamará a atenção.

Além de cuidar do visual do site, é importante que seu layout seja amigável para se trabalhar o Inbound Marketing. Desse modo, a identidade das landing pages, dos e-mails marketing, dos e-books, dos CTAs (call-to-action), dos banners – tudo relacionado ao Inbound – devem estar em conformidade, além de personalizadas conforme sua área de atuação.

É de extrema importância, também, verificar nas métricas como estão as taxas de desistência de suas páginas, objetivando analisar se o conteúdo está interessante e se realmente consegue conquistar a atenção do usuário.  Muitas vezes, essa desistência está ligada à usabilidade do site – se, para o usuário, o site é de difícil acesso, certamente irá migrar para outro em que ele se sinta mais confortável. Dessa maneira, até na elaboração de sua página o design deve ser muito bem pensado e produzido.

O que considerar sobre os mecanismos utilizados no Inbound Marketing:

  • O layout do website deve ter a identidade da marca, traçando o caminho de um novo lead para a venda. Além de ser responsivo, para facilitar a visualização e funcionalidade da página, quando acessada por dispositivos móveis.
  • As landing pages e os CTAs devem ser pensados em valorizar o produto ou serviço oferecido, estimulando a conversão do lead.
  • Tanto no e-mail marketing quanto na produção de e-books uma leitura dinâmica é essencial, abordando com precisão o conteúdo que irá influenciar o lead, além da presença de uma organização estética que auxilie no engajamento de quem lê.
  • Um anúncio feito em formato de banner possibilita a divulgação de sua empresa/produto de forma gráfica. O anúncio se torna, dessa forma, muito mais visual. Portanto, deve ser atraente e permitir uma melhor associação do anúncio com o anunciante.

Lembre-se: todos esses itens são exemplos de como o design é fundamental para o Inbound. Desse modo, é substancial ter, primeiramente, uma identidade visual para ser utilizada nesses mecanismos. Tanto em seu site, quanto em suas redes sociais – assim, sua marca se valoriza e o cliente a reconhece facilmente.

O uso de uma identidade visual bem evidente padroniza a comunicação da sua empresa, além de conferir qualidade estética aos seus produtos e serviços na web. Em um lugar, como a internet, em que a competição é cada vez mais acirrada, é preciso se destacar. Afinal, nesse meio, o seu livro é (sim!) julgado pela capa!

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Camila Rodrigues

Viciada em assistir a séries e em proteger bichinhos indefesos. Acredita que a sua mais nobre missão no jornalismo é dar voz a quem não a tem – os animais.

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