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Design voltado para aumentar taxa de conversão?

quinta-feira, 15 outubro 2015

Qualquer pessoa envolvida, de alguma forma, com algum tipo de negócio online, conhece a importância de uma métrica em especial: a tal taxa de conversão. Taxa de conversão é a principal maneira de se mensurar a produtividade e efetividade de um website em relação ao seu objetivo final, que pode ser converter vendas, acessos, leads, downloads, enfim. Se você possui um website para o seu negócio, você provavelmente já se viu pensando em maneiras de otimizá-lo para que ele converta mais, não é mesmo?

Um fator que muita gente subestima é a influência que o design do website pode ter quando o assunto é dar um up! nessas taxas de conversão. Vamos, então, falar melhor sobre os aspectos do webdesign que podem te ajudar a melhorar essa taxa tão importante? (:

É importante termos em mente que os princípios que definem um bom design para site são, basicamente, os mesmos – independentemente se o site a ser otimizado é um grande portal ou uma landing page específica. Ah, não sabe o que é uma landing page e o que ela pode fazer pelo seu negócio? Dá uma olhadinha nesse post antes de continuar aqui, então!

Design para site. Saiba como aumentar taxa de conversão

Usabilidade

Um dos primeiros princípios do webdesign voltado para conversões é a usabilidade – conceito tão importante que nós desenvolvemos um eBook bem aprofundado a respeito. Seu site precisa ser intuitivo e amigável para o usuário, o que vai fazer com que os visitantes consigam completar tarefas e utilizar o seu site de forma geral com muito mais facilidade e velocidade.

É claro que as características de usabilidade vão variar de acordo com o propósito do site. Por exemplo, não é necessário elaborar menus e se preocupar com a organização deles quando estamos otimizando o design de uma landing page, por exemplo, mas esse é um fator crucial a ser levado em conta se o site for um e-commerce ou um portal de conteúdo.

Design para Conversões

Alguns detalhes de design para site podem influenciar diretamente na taxa de conversão e eles não podem ser subestimados! Se você dar a esses detalhes a atenção necessária, os visitantes com certeza se sentirão compelidos a realizar a ação que você quer.

Se o seu site possui bastante conteúdo em texto, garanta que esse texto é visualmente atraente: utilize cabeçalhos que se destaquem, não tenha medo de explorar elementos estilísticos como negrito, itálico, sublinhado e afins, e mantenha uma hierarquia nas fontes.

Caso o seu site seja mais baseado em imagens, hierarquia de informação também é importante, afinal, é o seu site que está fazendo a comunicação da sua marca por você. Posicionamento, cores e elementos visuais em geral influenciam na experiência do usuário, além de também influenciarem nas tomadas de decisão em geral. A imagem certa, a frase correta, elementos como linhas, setas, pontos, botões – até mesmo os espaços em branco do seu site estão falando por você, tendo o poder de direcionar o visitante a um call to action.

Botões Call to Action

Já que estamos nesse assunto, vamos aproveitar para frisar a importância desse recurso que muita, mas muita gente usa de forma completamente inadequada, seja pecando por exagero ou por completa falta de utilização do mesmo. Só pra deixarmos claro: Call to action é o termo inglês para, numa tradução livre, “chamar para a ação” – e é justamente essa a função dele: Compelir seu visitante a fazer algo, converter.

Um call to action visualmente atraente, que se destaque no seu layout, mas sem ofuscar todas as outras coisas, tem um poder de te gerar conversões inegável. Dá uma olhada no exemplo a seguir, retirado do Blog da Blastam:

design-voltado-para-conversoes

O call to action que foi adicionado na imagem da esquerda – muito simples, com o intuito de chamar a atenção do usuário para a ação desejada, no caso, “Agende seu Voo!”, explicitando o valor da oferta inicial – foi responsável por aumentar a taxa de conversão em (pasmem!) 591%.

Uma boa estratégia para averiguar a eficiência de pequenas alterações no layout como a do botão acima é realizar testes A/B. Você pode conferir um artigo inteirinho sobre como bolar testes A/B clicando aqui! Mas a gente pode concluir que, para elaborar um design para site com objetivo de aumentar a taxa de conversão, é preciso experimentar sem medo, testar várias coisas e pensar sempre em melhorar a experiência para o seu usuário! (:

Rafaela Silvestrini

Gestora de conteúdo na K2, vive para convencer o mundo que "conteúdo é vida", apertar gatinhos, comer coxinha e sofrer por personagens ficcionais.

eBook Gratuito: Usabilidade e Design Responsivo

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