Web Design
Blog > Web Design

Design responsivo x design adaptativo: quais são as diferenças?

quinta-feira, 16 julho 2015

Não é nenhuma novidade que estamos vivendo em uma época de ascensão dos dispositivos móveis no mercado; desde 2011, em todo o mundo, são vendidos mais smartphones do que computadores – e a diferença entre esses números só cresce a cada ano. Mas não é só isso: em 2015, o número de tablets vendidos também já ultrapassou o número de PC’s. Essas informações querem dizer que o comportamento dos internautas em relação à navegação na web está mudando, e isto obviamente acaba por refletir no ambiente online como um todo.

Design Responsivo x Design Adaptativo

Portanto, para garantir sobrevivência no mundo digital, adaptação e evolução são palavras de ordem. Sistemas operacionais diferentes, tamanhos de telas que variam a cada versão, navegadores da preferência do usuário… Todos são fatores importantíssimos, que fazem toda a diferença para a experiência do usuário. Portanto, cada nova atualização complica cada vez mais a vida dos profissionais da área de desenvolvimento e design. Como prezar por todos estes detalhes sem ter que lançar diversas versões de um mesmo website para suprir as necessidades de tantas variações?

Existem, sim, soluções: design responsivo e o design adaptativo. Essas duas belezinhas permitem que os desenvolvedores e web designers consigam adaptar um mesmo layout para diversos tipos de dispositivos, seja móvel ou não, funcionando perfeitamente em diferentes telas e resoluções.


eBook Gratuito: Usabilidade e Design Responsivo

Mas, quais são as diferenças?

O objetivo de ambos é o mesmo: facilitar a navegação do usuário em diferentes plataformas de acesso, independente de onde é feito, tanto por PC’s quanto por dispositivo mobile. Porém, existe muita confusão entre esses termos: quando usar? Qual usar? Ambos têm muito em comum, e essa confusão toda é normal, viu? Basicamente, o design Adaptativo nada mais é que uma variação do design responsivo, a diferença é que o Adaptativo se adapta a telas de tamanhos específicos, enquanto o Responsivo adapta todo o conteúdo.

Design Responsivo x Design Adaptativo

Design responsivo

Flexibilidade, essa é a palavra que melhor define o design responsivo. O usuário poderá navegar com um design otimizado, independente do tamanho da tela ou da resolução. O layout se modifica de acordo com o dispositivo que o usuário está fazendo o acesso. Devido a essa base flexível é possível realizar grandes modificações com poucas linhas de código, além e permitir ocultar elementos desnecessários em dispositivos móveis.

Não vamos entrar em detalhes neste artigo porque já publicamos um e-book bem completo sobre o assunto. Então, para saber mais, faça o download gratuito do e-book Usabilidade e Design Responsivo agora mesmo!

Design adaptativo

 

A intenção do design adaptativo é fazer algumas adaptações, sem abandonar as medidas fixas. Textos e imagens não recebem tratamento diferenciado, é desenvolvido baseado no mesmo layout e código que são desenvolvidos para desktops. A vantagem é que o tempo de produção é menor, pode-se atualizar um layout já existente e o programador tem um maior controle de mudanças no design.

O desenvolvimento do conteúdo tem que ser de acordo com cada caso, sendo um trabalho em conjunto, entre programador e designer. O que importa realmente é identificar quais são as necessidades dos usuários em cada dispositivo, seja mobile ou desktop, e melhorar as experiências de acesso.

Janaína Ferreira

Estudante de Biblioteconomia que busca a informação para transmitir tudinho aqui! ;)

eBook Gratuito: Usabilidade e Design Responsivo

Leia mais posts sobre: Web Design

Inspirações tipográficas para campanhas de Marketing Digital

Inspirações tipográficas para campanhas de Mark...

E o assunto hoje é inspiração – mais especificamente, inspirações ti...
Alerta de Tendência: Site One Page!

Alerta de Tendência: Site One Page!

Sem dúvida alguma, a grande pedida no primeiro semestre de 2015 foram os d...