Web Design
Blog > Web Design

Dicas para criar um bom layout de loja virtual

segunda-feira, 25 abril 2016

O layout é sempre uma peça essencial de um site. Basta se perguntar se você consegue navegar por muito tempo (ou até comprar algo!) em um site mal feito, com aqueles layouts ultrapassados, antigos, que não oferecem possibilidades de interação e, ainda por cima, são mal organizados. Difícil, né? Então, saiba que essa é uma preocupação de todos os empreendedores digitais: como tornar o e-commerce atrativo para os futuros clientes?

Se você acha que sua loja vai vender por si só (e que somente colocando seus produtos à vista, com algumas fotos razoáveis, seu negócio vai prosperar), pode revisar sua teoria! Acompanhe abaixo várias dicas sobre layout para e-commerce, que elaboramos pensando em quem se preocupa com o visual de sua loja virtual.

Crie uma persona

Um dos primeiros passos para criar um bom layout é, claro, traçar um perfil do seu cliente potencial. Uma empresa nunca será procurada por pessoas aleatórias, que não possam ser caracterizadas como um perfil típico. Pois é, esse “cliente abstrato” do qual estamos falando é a persona do seu negócio.

Para saber mais sobre a persona de sua empresa, é essencial compreender os hábitos dela na internet. O que lê, o que consome, qual conteúdo acessa etc. são algumas das pistas para produzir um layout que caia no gosto de seus clientes em potencial.

Use um wiframe

Já ouviu falar de wiframes? São desenhos bem básicos que representam um “esqueleto” da sua página na internet. É uma das formas mais interessantes de elaborar um projeto de layout. Ajuda a não esquecer de nenhum item no layout.

Wireframe

Fonte: http://www.scoremedia.com.br/

Busque uma identidade visual

Eis um dos itens mais importantes. A identidade visual é um dos fundamentos de um bom layout. Saber conciliar, de forma harmônica, as cores do logo da sua empresa com as demais cores do site é um desafio e tanto, mas vai ser o fiel da balança do seu projeto de layout. Se quiser saber mais sobre o que cada cor significa, fizemos um post sobre psicologia das cores que pode lhe ajudar a entender mais um pouco sobre o assunto!

Capriche na escolha das fontes

Se você não vai escolher aleatoriamente as cores para o layout da sua loja virtual, também não vai usar qualquer fonte para seu site, não é? Não há um limite de número de fontes que um site deve ter, pois cabe a cada designer – e também aos proprietários dos sites – identificar o que cai bem na hora de fazer um layout. Mas, já de antemão adiantamos que não dá para usar muitas fontes diferentes, sob pena de deixar o site uma verdadeira bagunça. É importante, também, se preocupar com o alinhamento com o CSS (acompanhe o trabalho do programador do site para isso!).

Cuidado com as imagens

Não basta manter imagens de boa qualidade no seu site. É fundamental tomar cuidado com a procedência delas. Qualquer uso de imagem sem dar os devidos créditos pode causar um grande problema ao seu site. Para resolver isso, há basicamente três caminhos: usar imagens de bancos de dados (funciona, embora as fotos sejam quase sempre as mesmas e não ofereçam informação adicional); usar imagens de terceiros e dar os créditos (funciona também, mas pode dar problema se ainda assim não houver reprodução autorizada) ou usar suas próprias imagens (o mais recomendado).

banco de imagens post

Quantas vezes você já viu essas pessoas por aí? (fonte: http://www.mercadolivre.com.br/)

Realce seus produtos e serviços

Um ponto crucial também. O seu e-commerce tem de vender para poder ficar em pé, então nada mais justo do que dar atenção especial aos produtos na hora de elaborar um bom layout. Procure não escondê-los em muitos banners ou calls to actions. Ambos são importantes, mas nada é mais essencial do que levar ao usuário a informação que ele precisa naquele momento ao visitar sua loja, ou seja, o que você está oferecendo.

Uma página de categoria, por exemplo, tem de ter produtos visíveis com algumas especificações, boas fotos e de preferência acima da dobra da página, ou seja, visíveis sem que o usuário tenha de rolar o botão do mouse. Caso contrário, seu futuro cliente pode se frustrar e abandonar seu site.

Estas são algumas dicas muito importantes para fazer um bom layout para e-commerce. Continue acompanhando nosso blog e saiba muito mais sobre marketing digital para e-commerce!

Willian Casagrande

Jornalista, músico e amante de cafés com pouco açúcar.

Leia mais posts sobre: Web Design

As principais tendências de Web Design para 2016

As principais tendências de Web Design para 2016

Algumas das tendências de web design que eram apenas apostas em 2015 prova...
O que é design responsivo?

O que é Design Responsivo e porque o site da minh...

Se você utiliza seu smartphone ou algum outro dispositivo móvel para aces...