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Dicas valiosas de SEO para lojas virtuais

segunda-feira, 25 julho 2016

Sua loja virtual já está no ar, com vários produtos disponíveis com fotos atraentes, sistemas de pagamento integrados, redes sociais funcionando a pleno vapor e layout atraente. Agora, basta monitorar e ver a “mágica das vendas” acontecer, certo? Com certeza, não!

Se você já procurou saber um pouco mais sobre de onde vêm os acessos da sua loja virtual, deve ter percebido que boa parte deles (às vezes a maioria) vem de mecanismos de busca como o Google. Então, nada melhor do que preparar o seu site para o usuário que vem direto dos mecanismos de busca e otimizá-lo para tal, não é?

Pensando nisso, a K2 Comunicação preparou este post com dicas valiosas de SEO para lojas virtuais. São orientações básicas que constam em qualquer projeto de otimização de sites para mecanismos de busca e que podem, inclusive, serem compreendidas e feitas pelo próprio proprietário da loja virtual. É claro que sempre recomendamos (e vamos continuar a recomendar!) que você contrate uma agência de marketing digital especializada em marketing de busca. Afinal, nada como um trabalho de profissionais, não é?

Pesquisa de palavras-chave

Se você já teve algum contato com SEO, com certeza deve ter ouvido falar que a pesquisa de palavras-chave é um dos passos fundamentais da estratégia de otimização de sites. Se você já sabe quais são os termos mais importantes para as páginas mais relevantes da sua loja virtual (homepage, categorias e subcategorias, geralmente), já começou com o pé direito.

Há muitas ferramentas para pesquisa de palavras-chave disponíveis na internet, algumas até gratuitas ou disponíveis para teste. Vamos nos concentrar em duas, disponibilizadas gratuitamente pelo próprio Google: Google AdWords Keyword Planner e Google Trends. O primeiro mostra as métricas das palavras-chave utilizadas em campanhas de links patrocinados (pagos) e o segundo, para buscas orgânicas.

Se você tem uma loja de equipamentos para pesca, por exemplo, pode procurar por alguns termos que lembrem o negócio: loja de pesca, equipamentos para pesca, comprar vara de pescar etc. Os resultados do Keyword Planner e do Trends serão, respectivamente, esses:

SEO para lojas virtuais com Keyword Planner

Google Trends para SEO para lojas virtuais

A partir dessas métricas, é possível escolher os melhores termos, que ofereçam maiores níveis de buscas, para serem utilizados na sua loja virtual. Com os melhores termos, os acessos qualificados (de usuários que realmente estão procurando o que você oferece) tendem a subir consideravelmente.

Título de página

O título de página é a tag mais importante em um projeto de otimização on page. É a “porta de entrada” do usuário que vem diretamente do Google para a sua loja virtual. Se você já sabe quais palavras-chave são mais úteis para suas páginas, fica muito mais fácil alterar os títulos de página diretamente no admin da sua loja virtual, desde que seja possível alterá-los (algumas plataformas de lojas virtuais negam o acesso a esses e outros dados ao proprietário).

Meta-descrição

A meta-descrição não é um fator de posicionamento para o Google, mas é, ainda, um elemento importantíssimo para que os usuários acessem a sua loja virtual. Se você já tem várias ideias de palavras-chave para a sua loja virtual, fica muito mais fácil atualizar as meta-descrições da sua loja virtual.

Link building

O link building (construção de links) é uma das estratégias mais importantes para um projeto de SEO. O link building é nada mais do que marcar a presença da sua loja virtual na internet com links em vários sites de relevância. Esses links podem ser muito variados e em vários tipos de site, como blogs, fóruns de discussão, classificados online, redes sociais, entre outros.

Uma das formas de link building ideais, segundo Google, é dos links naturais. São links criados naturalmente não por estratégias de marketing, mas, sim, de demandas naturais de usuários de sua marca ou de clientes. E como conseguir isso? Não é nada simples, principalmente para sites recentes, mas é possível. Para início de conversa, é necessário que seu site produza conteúdo para gerar mais tráfego, seja com blogs ou landing pages.

Isso não impede que links sejam criados de forma proposital, desde que os analistas de SEO trabalhem com parcimônia e com uma estratégia definida e clara.

Essas são as principais dicas de SEO para lojas virtuais. Se você não ficar só no básico e deseja que sua loja atinja os melhores resultados possíveis, que tal saber mais sobre o que os analistas de SEO da K2 têm a oferecer para sua loja virtual? Garanto que não vai se arrepender! 😉

Willian Casagrande

Jornalista, músico e amante de cafés com pouco açúcar.

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