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Estratégias do marketing 3.0: como vender mais com o inbound marketing

segunda-feira, 3 abril 2017

Não é novidade que a evolução do marketing vem, desde o começo, acompanhando o contexto histórico e o desenvolvimento social da humanidade. Ora, se o objetivo primordial do marketing é o de entender o mercado e aproximar seus componentes, nada mais justo que se adaptar às transformações de seu principal elemento: o público. Diante disso, como podemos utilizar o marketing para adaptarmos, igualmente, nossas vendas?

Se antes se tratava o consumidor como uma massa uniforme buscando atingir suas necessidades – Marketing 1.0 -, ou de maneira individualizada, buscando compreender seus anseios – Marketing 2.0 -, a era atual vem com o objetivo de sintetizar seus modelos anteriores: Marketing 3.0 – atrair o consumidor por suas necessidades e anseios, alcançando coração, mente e espírito, e visualizando o consumidor como ser humano pleno, dotado de necessidades, vontades e desejos.

Este novo modelo de se vivenciar o marketing fundamenta suas ações em três pilares cruciais: colaboração, cultura e espiritualidade.

A colaboração envolve as formas de produção de conteúdo e de relacionamento das empresas com seu público e potenciais consumidores, sendo possível citar as redes sociais como um dos canais de maior relevância; já a cultura surge para promover a efetiva interligação entre consumidores e empresas; por fim, a espiritualidade é o elemento que busca entender o consumidor como ser dotado de plenitude e sentimentos.

É neste contexto de marketing colaborativo que a estratégia Inbound consegue se encaixar perfeitamente, justamente por conseguir assimilar todas essas características, aprofundando o relacionamento entre empresa e público, e atraindo potenciais clientes pela conquista, por intermédio de conteúdo de alta qualidade.

O Inbound vem com a intenção de pôr fim àquele “Velho Marketing” de táticas ultrapassadas que se dedicava a “empurrar” produtos e serviços ao público. Diferentemente, este “Novo Marketing” se pauta, justamente, na conquista do interesse genuíno dos potenciais clientes, seguindo a nova tendência de comportamento dos consumidores, que na atual era do fácil acesso à informação, já sabem o que querem antes mesmo de procurarem por uma empresa parceira.

Reunindo uma enorme gama de componentes – como e-books, infográficos, ações em mídias sociais, artigos e e-mails -, o Inbound é atualmente uma das estratégias de maior sucesso e com o maior número de resultados positivos para as empresas que a ele aderem, sendo, com certeza, uma aposta certeira para as empresas que buscam se tornar referência em suas áreas de atuação.

Isso porque a estratégia Inbound Marketing não trabalha com propagandas intrusivas e que não fazem sentido para o público, mas sim, com a promoção de conteúdos relevantes e que são, de fato, úteis para o problema que o público precisa resolver, motivo pelo qual é chamado de “Marketing de Atração”.

Mas, como o Inbound poderá efetivamente gerar vendas para o seu negócio?

Primeiramente, se sua empresa oferece um conteúdo de qualidade, ela se torna uma referência no assunto, o que aumenta exponencialmente as chances de um potencial cliente se lembrar da sua marca quando quiser fechar um negócio. Mas não só isso, o Inbound Marketing também aproxima sua equipe de vendas e marketing, já que toda a estratégia é baseada nos principais problemas e objeções dos clientes, o que fará com que os seus vendedores tenham muito mais propriedade, recursos e conteúdo para embasar suas vendas. Da mesma maneira, diferentemente do que usualmente se imagina, a prospecção de clientes ou a classificação dos leads não é mais uma preocupação no Inbound Marketing. Com a estratégia devidamente montada e rodando, os leads qualificados virão de maneira passiva, o que fará com que a sua equipe comercial possa focar especificamente na venda em si.

Além de tudo isso, o Inbound tem outro grande trunfo: a automação. Com isto, muitas tarefas que antes eram manuais e despendiam muito tempo da sua equipe de vendas, tornam-se automáticas com o Inbound. E-mails de feedback de propostas, preparação para reuniões, ações de pré e pós-venda, tudo ocorre de maneira automatizada com esta estratégia, o que economiza muito mais tempo e trabalho, que podem, assim, serem investidos em outras tarefas.

Quer entender melhor como funciona o Inbound Marketing? Recomendamos que você leia nosso artigo O que é Inbound Marketing! A K2 Comunicação, inclusive, é uma agência Inbound Marketing certificada pela Resultados Digitais, e uma referência na estratégia!

Anna Zimermann

Formada em Direito e curiosa por natureza.

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