Marketing Digital
Blog > Marketing Digital

Ferramentas Google para o seu negócio que você deve conhecer

quinta-feira, 1 outubro 2015

O Google tem uma infinidade de ferramentas para impulsionar o marketing do seu negócio. Muitas delas, inclusive, podem ser operadas por você mesmo para medir o desempenho do seu site. Neste post, vamos comentar sobre algumas ferramentas Google desconhecidas pela maioria dos empresários – e que podem ser muito bem utilizadas por eles para se familiarizarem com marketing digital.

Se você já está imaginando que pode ser muito difícil conhecer essas ferramentas e usá-las muito bem, pode ficar tranquilo. É claro que elas exigem um nível mínimo de estudo e dedicação para serem compreendidas totalmente, mas isso não impede de utilizá-las. Compreendê-las, aliás, é muito importante para o seu negócio!

Ferramentas google para marketing digital

Google Trends

Quando uma agência de marketing digital como a K2 realiza um trabalho de otimização de site para mecanismo de busca (SEO), por exemplo, há vários critérios utilizados para escolher palavras-chave e produzir conteúdo. Um dos mais importantes é utilizar palavras-chaves que tenham um número significativo de buscas.

Uma das ferramentas mais importantes para fazer isso é o Google Trends. Além de oferecer resultados muito precisos sobre as buscas que cada termo apresenta, o Trends é muito simples de ser utilizado. Basta acessar o site, incluir o termo que se quer pesquisar e buscar.

É possível comparar termos e saber quais deles têm mais buscas. A ferramenta também mostra o interesse de cada região do mundo por essas buscas e buscas relacionadas às que você realiza. É uma importante ferramenta para auxiliar o trabalho de marketing digital.

Google Page Speed Insight

O Google Page Speed Insight é uma ferramentas Google que analisa a experiência que o usuário tem ao acessar o seu site. Oferece uma análise da velocidade de carregamento do site e dos códigos-fonte das páginas, sempre com a intenção de oferecer soluções para resolver os problemas apontados.

Para usar, é muito simples: é só acessar a página da ferramenta, incluir a URL do site e aguardar alguns segundos. Os resultados são bem minuciosos e detalhados. Vale a pena testar para se familiarizar com essa ferramenta também!

Hangouts on Air

Se você vive quebrando a cabeça com formas de divulgação de vídeos da sua empresa ou se quer simplesmente variar nas formas de divulgação deles, o Hangouts on Air é uma excelente escolha. É uma ferramenta integrada ao Google + e ao Youtube, que possibilita a realização de palestras, seminários online, tutoriais, conferências públicas ou privadas gratuitamente.

Uma das maiores vantagens do Hangouts on Air, além de toda a praticidade, é o fato de ele dispensar instalação de softwares gigantescos e complexos. Tudo é feito pela internet e sem intermediários.

Youtube Trends Dashboard

Ainda falando de vídeos, se você usa muito esse tipo de interação com o seu público, certamente vai precisar saber o que está se passando na maior rede social de compartilhamento de vídeos do mundo – e uma das maiores redes sociais do mundo, vale lembrar. O Youtube Trends Dashboard informa ao usuário quais vídeos são tendência em determinados países no Youtube.

A ferramenta é tão completa que segmenta os vídeos mais acessados também por faixas de idade e gênero. Certamente é uma ferramenta muito útil para quem trabalha com vídeos e quer potencializar o marketing na empresa.

Ficou interessado em saber como essas quatro ferramentas super importantes funcionam? Dedique um tempo para entender melhor e com certeza vai ficar mais por dento das principais estratégias de marketing digital!

Willian Casagrande

Jornalista, músico e amante de cafés com pouco açúcar.

eBook gratuito: Dez Ferramentas para Facilitar suas Ações de Marketing Digital

Leia mais posts sobre: Marketing Digital

Por que usar banco de imagens para seus projetos?

Por que usar banco de imagens para seus projetos?

A escolha de imagens adequadas para serem usadas em peças publicitárias, ...
Por que é importante ter uma lista de e-mails limpa?

Por que é importante ter uma lista de e-mails lim...

Não é raro encontrarmos pessoas, aqui na agência, que nos procuram por e...