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5 dicas para conquistar a Geração Y!

quinta-feira, 9 julho 2015

O cenário que era de revolta e busca pela liberdade de expressão – defendida pela geração Woodstock – foi tomado pela sede de tecnologia, informação e palavras de ordem para a geração seguinte, a Y. Nela, os nascidos entre 1980 e 2000 vivenciaram muitos avanços tecnológicos, prosperidade econômica e crescimento de diversos países, que se tornaram potências mundiais.

Geração y: saiba como conquistá-la com marketing aqui!

As empresas e instituições que pretendem conquistar este público precisam entender e compreender seu dia-a-dia, como vivem, o que querem, como veem o mundo das organizações, como se inserem nelas e, finalmente, como tirar proveito disso para aumentar e potencializar suas vendas, uma vez que previsões de mercado apontam que até 2020 esta geração representará um poder de compra de US$ 1.4 trilhão.

No final do ano passado, 2014, a empresa americana NewsCred realizou uma entrevista com 500 pessoas desta geração a fim de entender melhor o comportamento digital desse público. Os resultados revelam que 62% dos entrevistados consideram o conteúdo online das marcas um dos fatores mais relevantes para a fidelização. Mostra, também, que a rede mais utilizada para compartilhamento de conteúdo é o Facebook, com 75,5% da preferência.

Porém, há inúmeras ressalvas quanto à qualidade desse conteúdo: publicações muito longas, direcionamento excessivo às vendas, e conteúdos que não ajudam de fato a resolverem seus problemas. Como, então, conseguir agradar e cativar esse exigente público?

1 – Tente não produzir conteúdos muito extensos

Seja sucinto, pois, 41% dos entrevistados disseram que a principal razão de abandonarem um conteúdo é o fato do mesmo ser muito longo. Caso precise escrever muito sobre algum assunto, tenha certeza de que o conteúdo é realmente muito útil para seu público.

2 – Procure integrar toda a sua comunicação

A Geração Y está sempre conectada a todas as mídias e por vezes em simultâneo. São consumidores de TV, rádio, Internet e vídeo jogos. Por transitarem ininterruptamente entre esses veículos, os jovens são pouco afetados pela antiga estratégia de marketing. Agora tudo se entrelaça, portanto sua campanha deve estar apta a todos os meios.

3 – Crie conteúdos ligados aos interesses deles

64% dos entrevistados responderam positivamente a conteúdos ligados a seus interesses. 31% declararam que são inclinados a comprar de marcas que lhes ensina alguma coisa. É necessário ter sempre em mente a idade, onde vivem e os interesses culturais da geração Y e tentar mantê-los conectados através de conteúdos relacionados a esses temas. Você precisa pesquisar sempre quem são, onde estão e o que os motiva.

 4 – Ao invés de conteúdo excessivamente vendedores, faça-os rir e interaja com eles

31% tendem a comprar se o conteúdo não é vendedor e 70% dos respondentes disseram que a principal razão para compartilhar um conteúdo é fazê-los rir. Essa geração não quer ler seu discurso de vendas, eles querem conteúdos que agreguem valor às suas vidas. O humor os aproxima das marcas criando um laço emocional com elas.

5 – Escreva sobre os ídolos deles

24% responderam mais positivamente a conteúdos relacionados a pessoas às quais eles respeitam. Importante pesquisar quem são essas pessoas ao invés de apostar apenas em celebridades.

Mais conteúdo? Leia nossas dicas de marketing digital.

Leticia Altini

Publicitária especialista em gerenciamento de redes sociais.

 Infográfico: Comportamento dos Consumidores de Mobile Commerce

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