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HTTPS e SEO – Análise e discussões [Parte 1]

terça-feira, 7 julho 2015

Todos os anos, o Google realiza profundas atualizações em seu algoritmo de busca; essas atualizações alteram os critérios e regras que a gigante das buscas utiliza para classificar sites nos resultados de pesquisa de acordo com as palavras-chave utilizadas pelos usuários. A maioria das atualizações não são divulgadas oficialmente pelo Google – exceto por raras exceções, como ocorreu em agosto de 2014. Nesta data, o Google anunciou, por meio do blog oficial, que a presença de certificados de segurança SSL em páginas – o famoso HTTPS – seria utilizada como um de seus fatores de relevância. Isso significa que, além de páginas de carrinho de compras ou cadastros, as páginas de conteúdo também devem ser criptografadas. Agora, se debate muito sobre HTTPS e SEO.

HTTPS e SEO

Vale ressaltar que, até o momento, apenas 1% do total das pesquisas solicitadas no Google estão sendo afetadas pelo novo fator de relevância, já que ele ainda está em fase de testes.

Apesar desse pequeno universo, os analistas de SEO da K2 Comunicação estão percebendo um aumento na quantidade de sites que implementaram a navegação criptografada SSL em todas as páginas do site.

Vantagens e desvantagens do HTTPS

Vamos começar com as vantagens:

  • Muitos usuários gostam de saber que a navegação é segura, e isso pode ser uma pequena vantagem para quem pretende aumentar taxas de conversão.
  • O HTTPS ainda está em fases de testes, mas é esperado que o Google amplie, em breve, a atualização no algoritmo, passando a priorizar ainda mais sites com páginas HTTPS. Implementar certificados SSL agora pode ser uma vantagem.
  • O SSL provém maior segurança: tanto para os usuários, quanto para o administrador do site.
  • O Google afirma que não importa qual o tipo de certificação SSL contratada, portanto, é possível fazer pesquisa de mercado para encontrar os certificados mais baratos. Mas é importante priorizar a qualidade. Contrate certificados reconhecidos e que ofereçam total suporte!

Mas existem, também, algumas desvantagens

  • Aumento de custo

Contratar um certificado SSL requer investimento. Há diversas empresas que oferecem certificação SSL com variados preços e pacotes. Por isso, se preocupar com essa atualização do Google requer um investimento financeiro a mais na certificação, o que pode afetar principalmente aqueles que não trabalham com e-commerce.

  • SSL pode deixar páginas mais lentas

Um dos critérios valiosos do Google é a velocidade do site, ou seja, quanto mais rápido o carregamento, mais relevância pode conquistar – e isso afeta até índice que qualidade no Adwords. Geralmente páginas com HTTPS demoram pouco mais para carregar. Não seria uma contradição?

  • Blogs e sites sem fins comerciais: como ficam?

Empresas possuem capacidade de investimento maior. Por isso, contratar certificadora SSL não seria um problema. Mas imagine um blog, principalmente aqueles que não possuem fins comerciais e lucrativos, tendo que investir na contração de certificados. Essa é uma preocupação séria para blogueiros, que contam, hoje, com muitos acessos vindos das pesquisas orgânicas do Google. Ainda não está claro se haverá distinção de entre as mídias (pois o Google tem recursos para saber se o site é um e-commerce, blog, site de notícias, etc).

“Ok, mas desejo implementar SSL sem prejudicar meu posicionamento nas pesquisas do Google. Como faço?” Não se preocupe, a gente vai ensinar tudo sobre boas práticas de implementação no próximo post da categoria Marketing de Busca. Não perca!

Paulo Sebin

Especialista em colocar o seu site ou blog nas primeiras posições dos buscadores e aumentar as vendas. Jornalista especializado em SEO.

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