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HTTPS e SEO – Práticas para Implementação [Parte 2]

quinta-feira, 6 agosto 2015

Muitas empresas se desesperam quando percebem que, após instalar e configurar o HTTPS para todas as páginas, os acessos despencam, assim como os posicionamentos nos resultados de pesquisa do Google. A culpa nem sempre é do SSL, e sim da falta de cuidados e precauções na implementação do mesmo.

HTTP é uma página diferente de HTTPS. A relevância é atribuída por página. Basicamente, temos que “informar” o Google de forma correta sobre a mudança, evitando, assim, dores de cabeça.

Princípio Básico

Como já dissemos na parte 1 desse artigo, apenas 1% dos resultados do Google estão sofrendo impacto com a mudança. Nossa sugestão é que, se seu site não tem bom rendimento de acessos orgânicos, então é a hora de investir na certificação SSL, afinal, quando bem feito, você só tem a ganhar.

Mas se seu site é um dos líderes nos resultados do Google com as palavras-chave relacionadas, é necessário realizar diversas medidas para evitar quedas de posicionamentos.

Boas práticas de SEO para HTTPS

Apresentamos na SEM Rush uma palestra sobre o assunto, explicando com detalhes como aplicar a mudança sem grandes impactos negativos.

 

Implementar SSL com segurança

O primeiro cuidado que devemos ter é verificar se o SSL está funcionando corretamente para os navegadores. Imagine encontrar um sinal de erro ao lado da barra de endereços. Isso representa ao usuário que o site não é seguro, o que contribui para uma alta taxa de rejeição.

Implementar SSL com Segurança

Boas práticas de HTTPS para SEO

  • Certifique-se de que todos os elementos do seu site usam HTTPS, incluindo widgets, javascript, arquivos CSS, imagens e sua rede de entrega de conteúdo.
  • Use redirecionamentos 301 para apontar todas as URLs HTTP para HTTPS.
  • Certifique-se de que todas as funções canônicas apontam para a versão HTTPS da URL.
  • Reescreva links internos (tantos quanto for possível) para apontar para HTTPS, mesmo com os redirecionamentos 301 funcionando.
  • Registre a versão HTTPS no Google e Bing Webmaster Tools.
  • Use a função Buscar como Google e Renderização no Webmaster Tools para garantir que o Google possa rastrear adequadamente seu site.

A K2 Comunicação tem uma equipe preparada para dar a consultoria de SEO necessária para que o seu site esteja sempre em boas posições, até mesmo nas mais profundas mudanças do seu sistema.

Paulo Sebin

Especialista em colocar o seu site ou blog nas primeiras posições dos buscadores e aumentar as vendas. Jornalista especializado em SEO.

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