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Importância da integração entre meios de divulgação Online e Offline

terça-feira, 18 agosto 2015

Desde os princípios da era da comunicação, a publicidade se mostrou presente e atual. Começamos com o jornal, depois o rádio, em seguida a televisão, até chegarmos, finalmente, à internet – todos com o mesmo objetivo: informar, divulgar e alcançar as massas. Quando a televisão apareceu, todos acreditavam que seria o fim das rádios, e o mesmo aconteceu quando a internet chegou: para muitos, seria o fim da televisão! Mas, como sabemos, não foi o que aconteceu.

Importância da Integração Online e Offline

Com muitos estudos e boas estratégias, o que vemos hoje em dia é que todos esses meios de comunicação se complementam, (ninguém tira o brilho de ninguém, viu? rs), e é justamente dessa questão que, depois dessa introdução, nós vamos tratar: a importância da integração online e offline.

Dependendo do objetivo do cliente, para ter sucesso em uma campanha é preciso que todos esses meios estejam conectados. Antigamente, os publicitários existiam para terem ideias geniais para campanhas. Nos dias de hoje, sabemos que não é bem assim, né? Esses profissionais estão aí justamente para pensar nas estratégias a serem utilizadas para que as ideias sejam compatíveis com todos os meios envolvidos na campanha – pois, acreditem, nem sempre uma publicidade que deu certo na televisão irá dar certo no jornal, da mesma forma que uma campanha que fez sucesso na internet pode não ter o mesmo resultado na rádio.

Vale lembrar que essas dicas são muito valiosas especialmente para quem tem loja física; afinal, estamos falando da importância dos meios offline e online, e o importante é aparecer para vender. Então, para se ter um case de sucesso, é preciso que você alcance seu público onde quer que ele esteja. Para isso, vamos logo às dicas!

1. Definir o público-alvo e mercado:

Você quer divulgar um produto, mas ainda não definiu qual o público que, de fato, tem interesse no que você tem para oferecer. Esse é um ponto crucial a se definir no início de qualquer campanha. Já falamos mais a fundo disso aqui no blog, mesmo, e você pode conferir o post clicando aqui.

2. Em quais meios irei divulgar minha campanha?

Lembra lá no comecinho do texto, em que falamos que todos os meios de complementam? Então, veja qual será o valor de seu investimento e foque nos meios que melhor servirão aos seus propósitos, sejam eles online ou offline. É importante lembrar que mesmo no meio digital, existem diversas maneiras de se trabalhar com marketing: conteúdo, links patrocinados, redes sociais…

3. Elaborando a campanha:

Depois de definir os itens acima, é de extrema importância pensar que, dependendo do veículo a ser usado como meio de divulgação, a campanha precisa, também, se adaptar a ele. Assim, torna-se mais garantido o entendimento e a interação com seu público, gerando mais engajamento e, quem sabe, aquela publicidadezinha gratuita que é tão eficaz: o famoso boca a boca! Se seu produto aparece, unido a uma boa estratégia e uma campanha chiclete, já é motivo para que estejam falando dele. Lembre-se: “quem não é visto, não é lembrado!”.

Essas foram algumas dicazinhas para garantir que uma campanha tenha sucesso utilizando o poder da integração online e offline. Por meio delas, podemos ver o retorno, o alcance e recebermos feedback. Por isso, pense bastante antes de excluir algum meio de comunicação da sua estratégia: todos eles têm a sua importância e seus pontos fortes. E, ah!, não caia na onda do seu sobrinho só porque ele diz que manja de Photoshop e sabe mexer no Facebook, hein! Para que haja maior sucesso, sempre procure por profissionais qualificados para cada meio escolhido. Afinal, a gente estudou pra isso, né? ROI garantido: Não tem nem como se arrepender! 😉

Rafaela Silvestrini

Gestora de conteúdo na K2, vive para convencer o mundo que "conteúdo é vida", apertar gatinhos, comer coxinha e sofrer por personagens ficcionais.

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