E-commerce
Blog > E-commerce

Importância do Certificado SSL para E-Commerce

quarta-feira, 23 setembro 2015

Comprar pela internet exige confiança e garantia de que nada sairá errado. Levando em consideração que ser alvo de hackers não é algo incomum e que a internet está tomando proporções cada vez maiores nos negócios (hoje se compra praticamente de tudo pela internet, e o número de clientes só aumenta a cada ano), é necessário garantir que a sua loja virtual seja segura para o cliente.

Essa preocupação existe há quase duas décadas no meio tecnológico. Em 1996, com o objetivo de criar um ambiente seguro de conexão entre dois computadores, a Netscape lançou o que seria o padrão de navegação segura do mercado: o Certificado SSL.

Desde então, não pararam de surgir atualizações e outras ferramentas de conexão segura. Mas, vamos entender o que é a primeira e mais importante dessas iniciativas.

certificado-ssl

Troca de informações segura

O SSL (do inglês Secure Socket Layer) permite que a conexão clientes/servidores seja criptografada por códigos de segurança que impeçam o acesso de terceiros àquela transação. Durante uma transação bancária online, por exemplo, se você observa um pequeno cadeado ao lado da URL do site, pode ter certeza de que esse site contém SSL. Se o site contiver “https://”, também pode ser considerado seguro – o “s”, no caso, significa justamente “seguro”!

A habilitação do SSL sempre parte do cliente. Após ele solicitar a conexão com o site seguro, o servidor verifica se o certificado é válido para aquele site. A última atualização do SSL, a 3.0, obriga até o usuário a ser certificado, o que garante que o seu e-commerce também não seja alvo de pessoas com má intenção. Esse aperfeiçoamento foi mantido também na certificação TLS (Transport Layer Security), lançada posteriormente.

Dessa forma, é possível realizar transações por cartões de crédito, por exemplo, e não correr o risco de que sejam interceptadas por sites suspeitos ou até por hackers. Enfim, ter a garantia de que o site é seguro é fundamental para o cliente na hora da compra.

SSL deve ser vinculado ao servidor!

Agora que você já entendeu a importância do SSL, uma informação para complicar: não basta apenas vincular o site ao SSL. É preciso que o servidor seja também vinculado! Para ter certeza disso, é só ler as políticas de privacidade dos sites. Do contrário, cuidado ao inserir dados em sites que aparentar ter o certificado e garanta que o servidor da sua loja virtual tenha essa vinculação.

Pronto, agora você já sabe o básico sobre Certificado SSL e sites seguros. Só falta aplicar essa solução necessária na sua loja virtual!

Willian Casagrande

Jornalista, músico e amante de cafés com pouco açúcar.

 Infográfico: O que é SEO: guia básico para iniciantes!

Leia mais posts sobre: E-commerce

Sem Imagem

Compra automática pode ser nova tendência do e-c...

Em tempos de crise, as empresas procuram inovar para se manter ativas no me...
Será que a sua empresa precisa ter um aplicativo de loja virtual?

Será que a sua empresa precisa ter um aplicativo ...

Vamos começar este post com duas informações muito interessantes para vo...