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Instagram Analytics: mensurando resultados!

terça-feira, 25 outubro 2016

Assim como em qualquer estratégia feita no meio digital, as campanhas realizadas no Instagram precisam de uma análise minuciosa dos resultados obtidos, afinal, esta é a principal maneira de medirmos se uma ação está surtindo o efeito desejado ou não. É a partir desta análise que são feitas as modificações e os ajustes necessários para o aperfeiçoamento de uma campanha.

blog-internoA última atualização realizada pelo Instagram facilitou, e muito, essa tarefa. O app agora liberou para as pessoas jurídicas a criação (ou migração) de um perfil empresarial, em que informações importantes do público, como idade, gênero e horário mais acessado, são disponibilizados pela própria rede social.

Uma vez que os dados estão mais acessíveis às empresas, resta saber quais deles merecem bastante atenção na hora de analisar os resultados e verificar as melhores possibilidades para o seu negócio.

Primeiro de tudo você deve analisar se o conteúdo está condizente com o público que você deseja alcançar. Veja se o engajamento está bacana, se as pessoas estão curtindo e comentando suas publicações, e quais delas têm dado mais retorno. Isso é fundamental para entender qual post é mais atrativo para o perfil e estabelecer qual tipo de postagem (texto, vídeo ou foto) é mais eficiente para trabalhar.

Outro ponto que deve ser analisado é o horário em que as publicações são realizadas. Se o crescimento de seguidores está satisfatórios mas o número de engajamento não, talvez seja a hora de examinar quando você está postando no Instagram. A nova ferramenta permite que você veja quais os dias e horários em que seu perfil é mais acessado, siga este gráfico para determinar o período das postagens.

Por último, mas não menos importante, esteja atento às menções da sua marca, acompanhe as hashtags que você usa nas suas postagens e verifique o que estão falando sobre você. Não deixe as publicações que citarem sua empresa sem resposta, seja ela negativa ou positiva, mostrar posicionamento e respeito aos seus clientes é uma das principais maneiras de fazer sua marca crescer nas redes sociais.

Leticia Altini

Publicitária especialista em gerenciamento de redes sociais.

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