DesenvolvimentoE-commerce
Blog > Desenvolvimento

O que é Magento e por que utilizá-lo

sexta-feira, 17 junho 2016

O que é Magento? Saiba por que ter uma loja virtual em Magento no Blog da K2!

O que considerar quando se pensa em criar uma loja virtual? Certamente, se você é alguém que está pensando nesse tipo de negócio e começou a se inteirar sobre o assunto, já deve ter se deparado com este tema: plataformas para e-commerce. Se você acompanha regularmente o Blog da K2, deve lembrar que já produzimos um e-book só sobre as melhores plataformas de código aberto (open source) do mercado.

Em termos de plataforma, é sem medo que muitos profissionais que trabalham com desenvolvimento de sites afirmam que o sistema Magento é uma das soluções mais completas do mercado. E, se você ainda não sabe o que é – e por que ele vem se consolidando como um padrão nesse segmento –, não deixe de ler este artigo. Vamos explicar em detalhes porque uma loja virtual em Magento será ótima para o seu negócio!

O que é Magento?

O Magento é uma plataforma utilizada para a construção de projetos de e-commerce. Portanto, qualquer lojista ou empresa que queira criar esse tipo de projeto pode utilizar o Magento como a sua plataforma virtual.  Ele é a plataforma – o software – em que o lojista ou empresa anuncia seus produtos, permitindo que os clientes façam as compras online.

É um sistema modularizado, no qual cada módulo é responsável por um conjunto de ações que, reunidas, compõem o sistema. Podemos citar alguns exemplos: os módulos “carrinho de compras”, de pagamentos, de controle de estoque, de clientes, de pedidos e tudo mais aquilo que envolva o comércio eletrônico.  Além disso, se você precisar de algum outro módulo que não se encontra no sistema, basta criar e plugar à plataforma.

Um pouco de sua história

O desenvolvimento do Magento começou no início de 2007, por uma empresa privada chamada Varien. Após se depararem com várias limitações da plataforma utilizada, a Varien decidiu começar o projeto todo do zero, denominando-o de projeto Magento – nome que, posteriormente, se tornaria também o da empresa: Magento Inc.

Em 31 de agosto de 2007, foi lançada a primeira versão beta. No entanto, a primeira versão estável de aplicação à versão 1.0 foi lançada em 31 de março de 2008. Em fevereiro de 2011, o gigante eBay anunciou ter feito um investimento na empresa, adquirindo 49% da companhia. No dia 6 de junho de 2011, o eBay a adquiriu totalmente, anunciando que a Magento se juntaria a uma de suas iniciativas denominada X.commerce.

Desde então, a plataforma Magento vem ganhando muito espaço, e atualmente já é uma das principais plataformas de e-commerce no mundo. Hoje, ela consiste em duas versões: a Magento Community Edition e a Magento Enterprise Edition. A primeira é gratuita e a segunda paga (já que possui funcionalidades mais específicas).

Escolhendo a plataforma Magento

O Magento é uma plataforma open source de e-commerce amplamente utilizada em todo o mundo. Mas, como citado acima, ele possui duas edições disponíveis: a Community e a Enterprise.

A edição Magento Community mantém a forma de operação dos softwares open source, ou seja, qualquer pessoa pode baixar o código fonte e modificá-lo conforme a sua necessidade. Já o Magento Enterprise é uma edição desenvolvida pelos programadores da Magento, com o propósito de oferecer todo o suporte necessário para as empresas que adquirem esse serviço.

Independentemente de sua escolha, será necessário investir recursos. Isso porque, apesar de a versão Community ser gratuita, o sistema é bastante robusto e exige customizações para implementação, operacionalização e suporte ao software.

A diferença está em optar pelo serviço de segurança, manutenção e suporte diretamente da equipe da Magento – ou em contar com profissionais que realizem as atividades necessárias para a execução, implementação e manutenção de sua loja virtual de maneira mais próxima e direta.

Vantagens da plataforma Magento:

  • Oferece um dos melhores e mais avançados recursos de um sistema de e-commerce disponível no mercado;
  • Os módulos adicionais permitem instalar e personalizar a sua loja virtual para melhor atender o seu tipo de segmentação;
  • É bastante compatível com técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) que, quando bem exploradas, podem fazer muita diferença;
  • Muito Robusto e habilitado nos quesitos de segurança e estabilidade;
  • Possui uma alta capacidade de gerenciamento, permitindo que a plataforma atenda a milhares de clientes ao mesmo tempo de forma bastante competente e eficaz;
  • Possui várias comunidades de desenvolvedores: fóruns de discussão, blogs, websites ou outros espaços, contribuindo para o aumento de soluções para a plataforma.

Com todas essas vantagens, a Magento conquistou o mercado. Hoje, são mais de 150 mil lojas que utilizam o sistema, em mais de 50 países. Apesar de todo esse sucesso, é importante que os lojistas entendam a importância de se contar com uma agência capacitada e com profissionais qualificados para a manutenção e para a implementação de sua loja virtual em Magento!

Camila Rodrigues

Viciada em assistir a séries e em proteger bichinhos indefesos. Acredita que a sua mais nobre missão no jornalismo é dar voz a quem não a tem – os animais.

eBook Gratuito:  Plataformas Open Source para E-Commerce

Leia mais posts sobre: Desenvolvimento

Criar Site Responsivo é Bom

A importância de um site responsivo

Desde o dia 21 de abril de 2015, a Google oficializou aplicação da compat...
melhorando a velocidade do seu site

Como melhorar a velocidade de carregamento do seu ...

Para a criação de um bom site, alguns aspectos primordiais devem ser cuid...