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Maneiras de gerar novos leads para o seu negócio

segunda-feira, 20 junho 2016

lead

No meio digital, toda estratégia de marketing envolve captação e nutrição de leads. Mas, você sabe, primeiramente, porque é dada toda essa atenção para eles?

Vamos começar com o básico: o que é lead? Diferentemente dos visitantes, que são apenas números, o lead é um cliente potencial. Isso porque a sua maior diferença é que você possui informações sobre ele e, por meio dessas informações, uma comunicação poder ser estabelecida.

A informação mais valiosa desse lead é o seu e-mail. É por meio dessa ferramenta que você poderá responder às dúvidas e oferecer conteúdo para, assim, nutri-lo.

O primeiro passo para criar um relacionamento com os visitantes é justamente este: gerar leads! E ainda mais importante: gerar leads de qualidade em um mercado tão saturado. Com o crescimento acelerado da internet, a criação de leads – e sua conversão para clientes – passou a ser um ponto chave no marketing digital.

Confira agora como gerar novos leads e criar uma ótima base estratégia de Inbound Marketing:

1. Ofertas

Produza conteúdos que ofereçam uma solução para os problemas desse cliente em potencial. E mais importante: que ele sinta a necessidade de possuir os seus materiais! Aqui destacamos 4 tipos de conteúdo que funcionam muito bem como atração para geração de leads:

  • E-books: são uma das ofertas mais clássicas para geração de leads. É o tipo de conteúdo mais rico que um post em blog, por exemplo, pois permite a você aprofundar em determinado assunto e explorá-lo.
  • Infográficos: são ótimos para poder ilustrar determinada informação. Além disso, somos muito visuais. Os infográficos se tornam então uma das formas mais atuais de demonstrar, de forma clara e objetiva, textos informativos sobre diversos assuntos.
  • Diagnósticos: diagnósticos são essenciais no marketing digital, inclusive para a captação de leads de forma mais assertiva, pois permitem averiguar e coletar dados das estratégias executadas anteriormente para, assim, melhorá-las. Desse modo, a empresa consegue distinguir quais as melhores táticas para apostar no alvo correto.
  • Descontos e amostras: promoções são estratégias que costumam ser muito bem recebidas, além de ótimas para CTAs como, por exemplo: ganhe [desconto] enquanto durarem os estoques, tenha [produto] hoje e ganhe [benefício adicional], teste [produto] de graça por [número] dias, entre outros.

2. Landing Page

Maneiras de gerar novos leads para o seu negócio

Afirmei anteriormente que a informação mais valiosa que você pode possuir de um lead é o seu e-mail.  É neste momento que aparece a Landing Page – a página que ocorre a conversão. O seu objetivo é exatamente esse: incentivar a captura de e-mails ao oferecer um benefício imediato, como as ofertas citadas acima.

Após ter desenvolvido a oferta, é necessário criar uma Landing Page para ela. Existem algumas práticas importantes para a criação de Landing Pages eficientes que você deve levar em consideração:

  • O botão de download deve estar bem visível para o visitante. Ele deve ser a área de maior destaque de toda a landing page;
  • Não insira nenhum link ou menu de navegação na Landing Page – a atenção maior deve ficar para a conversão;
  • Cuidado com a quantidade de campos do formulário. Campos muito extensos podem acabar levando o visitante a desistir da conversão. Solicite apenas informações que realmente sejam relevantes para você;
  • Insira pequenos parágrafos e bullets para facilitar a leitura;
  • Mostre os benefícios da oferta;
  • Utilize elementos visuais. Você pode inserir uma imagem, essa imagem pode até ser um preview da sua oferta, como a capa de um e-book ofertado.

3. CTA

Call-to-action (CTA), como o nome sugere, é uma imagem, botão ou texto que instiga ou incentiva os visitantes a tomar uma ação. É por meio do CTA que você vai mostrar ao visitante o que é possível fazer na página, como baixar algum material ou enviar um pedido de orçamento.

É esse botão que vai ajudá-lo na conversão, ao levar um visitante mais adentro do funil. Para um CTA mais assertivo, prefira informar ao usuário sobre o que vai acontecer se clicar no botão, como “Baixar e-book”, do que um simples “Baixe Aqui”.

Lembre-se sempre que um Call-to-action efetivo resulta em mais leads e conversões para o seu site. Separei 10 regrinhas básicas para se ter sempre em mente:

  • Seja claro e mostre o objetivo;
  • Destaque o call-to-action;
  • Mantenha-o sempre visível;
  • Considere sempre o contexto, para que seja colocado sempre de forma correta;
  • Mantenha-o “alinhado” com a Landing Page;
  • Otimize a Landing Page, também;
  • Analise sempre!

Por último, e não menos importante, tenha a certeza de que um call-to-action eficiente é muito importante! Isso porque esse click é fundamental na conversão, possibilitando grandes impactos nos resultados de seu negócio.

Trabalhe os conteúdos ofertados, as lading pages e os CTAs sempre de forma integrada, estabelecendo, desse modo, uma relação mais concreta com um futuro cliente. Todas essas maneiras de geração de leads para o seu negócio são apenas o começo da jornada de alguém com sua marca. 😉

Detalhe importante. A K2 é uma agência Inbound Marketing certificada pela RD Station, por isso, conta com ótimos profissionais qualificados para suas estratégias de construção de leads.

Camila Rodrigues

Viciada em assistir a séries e em proteger bichinhos indefesos. Acredita que a sua mais nobre missão no jornalismo é dar voz a quem não a tem – os animais.

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