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Marketing de atração para fidelizar clientes

sexta-feira, 10 abril 2015

Ter clientes fiéis ao seu negócio virtual é o sonho de qualquer empreendedor, não é? Se você é um desses e está interessado em fidelizar sua clientela, o marketing de atração (inbound marketing) é a mais atual forma de ajuda-lo a atingir seus objetivos. Neste post, explicaremos como fidelizar clientes através dessa modalidade de marketing.

Essa estratégia alia a produção de conteúdo de qualidade ao respeito pelo que o usuário do site deseja, ou seja, pelos interesses dele. Ao invés de bombardeá-lo com publicidades, comprar milhares de anúncios e clamar por atenção no seu site, essa estratégia de marketing preza pela produção de conteúdo de qualidade, interação com o público por redes sociais e por e-mail, entre outras ações que produzam soluções e ajudem o cliente.

De forma multicanal – por vídeos, redes sociais, e-mails, podcasts etc. – os conteúdos chegam aos clientes e os fidelizam de forma que, depois, não precise fazê-lo mais. A atração ocorre de forma espontânea.

Desde 2006, essa nova estratégia de marketing concentra-se em quatro etapas, desde o processo de conhecimento de quem acessa seu site (um estranho) até o processo de fidelização efetiva e duradoura dos clientes (promotores da marca). Esse caminho, no entanto, é longo. Vamos mostrar todos os passos abaixo para você entender o que é marketing de atração e como aumentar as vendas.

Marketing de atração para fidelizar clientesRecomendamos que leia o artigo o que é Inbound Marketing para ampliar conhecimentos sobre o assunto.

Modelo do funil de vendas do marketing atrativo

O gráfico acima demostra as etapas de um funil de vendas como parte das estratégias do marketing atrativo.

Detalhes das etapas do marketing de atração

Atração

Na etapa inicial, o importante é atrair o potencial cliente ao site, inicialmente um estranho, mas não qualquer cliente. O que interessa ao site do seu negócio é apenas o cliente certo, o cliente que tenha empatia pelo serviço ou produto que você oferece. O cliente ideal, em torno do qual seu negócio é construído e para o qual seu negócio atende prioritariamente. No marketing, chamamos esse cliente de personagem comprador (buyer persona).

As melhores formas de atrair esses “estranhos” ao site é produzindo conteúdo por meio de blogs, participando de redes sociais e otimizando seu site (SEO).

Conversão

O marketing de atração cumpre com os objetivos, muito bem! Após atrair visitantes, a tarefa da vez é torná-los potenciais clientes. Para fazer isso, os melhores métodos são coletar informações deles: e-mails, perfis no Facebook e Twitter, entre outras. No entanto, essas informações só vêm em troca de algo muito valioso para o leitor do seu site: conteúdo de qualidade. Isso mesmo: sem produzir conteúdo de qualidade, nada de informações dos leitores!

E sobre que tipo de conteúdo estamos falando? Webinars, podcasts, e-books e vários outros materiais do tipo, sempre com conteúdos úteis e precisos. Após oferecê-los, o visitante terá motivos para passar contatos, formulários e conferir suas ofertas e produtos.

taxa de conversão

Fazer clientes

Depois de conseguir potenciais clientes, como conseguir clientes após o sucesso dessa estratégia de marketing eficiente? Manter dados atualizados sobre quem realizou todos os passos listados aqui e ainda não se tornou um cliente é fundamental. Afinal, só assim sua empresa saberá em quem deve mirar suas ações de marketing.

Enviar e-mails direcionados (precisamos repetir que devem ter conteúdo de qualidade?) é fundamental para ajudar na conversão desses potenciais clientes. Outra ação eficaz, para organizar a casa, é produzir relatórios constantes para afinar o trabalho do marketing e do departamento de vendas. Objetivo: saber se as ações de marketing estão mesmo dando resultado ou se as conversões ocorrem por outros motivos.

Encantamento

O último passo, porém o mais significativo do p. Só porque a sua empresa vendeu a um cliente não significa que ele se tornou um promotor dessa marca. Outros fatores tornam clientes promotores e apaixonados por seu negócio, produtos e serviços.

Nesse ponto, entram interações frequentes e úteis nas redes sociais, com resolução de problemas e dúvidas que os clientes por ventura tenham. Outra dica importante é apostar em e-mails marketing a quem já é cliente e pode, com muito mais chances, voltar a comprar novamente.

O caminho para a fidelização de clientes é árduo, mas, com perseverança e dedicação da equipe de marketing digital, pode ser alcançado. Basta compromisso com o cliente e muita estratégia!

Se quiser saber mais sobre essa estratégia de marketing atual e promissora, temos mais informações sobre Inbound Marketing no nosso site. Seja sua empresa pequena ou grande porte, certamente chegou o momento de economizar utilizando estratégia de marketing eficiente, capaz de gastar menos com mais conversão.

Redação K2 Comunicação

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