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Marketing de conteúdo é aposta de SEO em 2016

terça-feira, 5 janeiro 2016

Os mecanismos de buscas – principalmente o Google – estão cada vez mais “inteligentes” e isso implica um conjunto mais complexo de regras para classificações de sites nos resultados de pesquisas. Se em 2015 já se discutia que o melhor investimento em otimização de sites seria o conteúdo, para esse ano provavelmente será uma realidade.

marketing de conteúdo 2016

Houve um tempo que detalhes técnicos no site, como código HTML, links, tags, títulos de páginas, quantidade de palavras-chave, entre outros, eram os principais fatores de classificação. Atualmente, a qualidade do conteúdo está sendo inserido em primeiro plano. Em abril do ano passado nós retratamos que o marketing de conteúdo é uma das formas mais baratas de se obter retorno, desde que executadas por profissionais capacitados. Esse processo inclui criação de conteúdos de alto valor para os usuários em blogs, e-mails marketing, podcasts, vídeos, artigos, infográficos e e-books.

Sabe por que o marketing de conteúdo consegue os melhores resultados?

Podemos resumir na seguinte definição:

O marketing de conteúdo, também conhecido como Novo Marketing ou Marketing do Novo Mundo, tem como objetivo conquistar o interesse das pessoas pelos conteúdos e informações para depois engajar vendas. O marketing tradicional, também conhecido como Marketing do Velho Mundo, simplesmente oferece produtos e serviços e muitas vezes em momentos inoportunos para os leitores ou telespectadores. Não é à toa que leitores de mídias impressas praticamente ignoram as propagandas e o mesmo ocorre em banners invasivos com ofertas“.

A importância não se restringe apenas à isso, pois há mais motivos para investir em conteúdo para os seus negócios. Sugerimos a leitura O que é Inbound Marketing, para entender ainda mais sobre o assunto.

 

SEO continuará a junção com marketing de conteúdo

O SEO (Search Engine Optimization), sigla em inglês que significa Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas, continua a todo vapor, porém, com atenção voltada para geração de conteúdo. Ao invés de apenas colocar palavras-chave que remetam a buscas relacionadas ao seu produto ou serviço, os algoritmos dos buscadores estão cada vez mais rigorosos, exigindo que as empresas criem conteúdo útil aos usuários para ter relevância na hora da busca. Com todas as mudanças, é crucial que a sua empresa tenha criadores de conteúdos que se preocupam com usuários e tenha uma atenção especial nos resultados do Google, por exemplo.

 

Vídeos se tornarão principais meios de consumo das informações

Não é toa que a Google, proprietária do Youtube, invista tanto na plataforma de vídeos. Segundo reportagem do Canal Tech, a própria empresa confirmou que as visualizações de vídeos em dispositivos móveis dobram a cada ano. Nunca é demais lembrar que o Youtube é considerado o segundo maior buscador do mundo, portanto, criar vídeos focados na otimização para conseguir melhores posições nos resultados dentro da plataforma é muito importante para os negócios. E de acordo com relatório do Facebook, os vídeos atingem aproximadamente 8 bilhões de visualizações por dia na rede social. Não há como negar que os usuários estão preferindo conteúdos em vídeos. Já não é hora de sua empresa marcar presença nesse meio também?

 

Design atraente não é luxo, é necessidade

Oferecer o melhor conteúdo não será o suficiente para se destacar em 2016. Sites com design bonito, limpo, amigável para o usuário e de rápido carregamento certamente serão bem vistos nas buscas e até nos compartilhamentos das redes sociais. Isso significa que a maneira que seu site é projetado e a velocidade que ele carrega são fatores essenciais para transformar um visitante em um cliente fiel, acima de tudo. E não esqueça dos dispositivos móveis, pois o site precisa ter um design responsivo. Escolha um designer ou empresa especializada para criar ou reformular todo o visual do seu site, pois eles possuem os conhecimentos atualizados com os novos padrões da internet.

 

Conteúdo interativo promete para 2016

As pessoas gostam das redes sociais porque elas envolvem muitas interações, como curtidas, comentários, menções, entre outros. Os conteúdos que mais estão gerando resultados para grandes empresas, como The New York Times e Nike, são os interativos por gerarem curiosidades. Qual motivo os fazem tão importantes para o Google? Esses conteúdos provocam menções da marca da sua empresa na internet em diversos canais, desde redes sociais até fóruns de discussão, aumentando a relevância do seu negócio para o mecanismo de busca.

Exemplos de interações em conteúdos

* Sabe aqueles vídeos 360 graus, que possibilita observar o ambiente como se estivesse no local? Isso é interativo pois cria uma dimensão quase realista de um local pesquisado, que pode ser qualquer tipo de ambiente, interno ou externo.

* Aplicativos móveis: o segmento de moda, principalmente nos Estados Unidos, se aproveita bem desse recurso. As lojas criam aplicativos capazes de fazer o usuário visualizar como fica a roupa só com uma foto, antes de vesti-la.

* Quiz: as pessoas gostam de ser testadas ou comparadas. Muitas empresas investem nessa interação por resultar comentários, compartilhamentos nas redes sociais, e dependendo do caso, até notícia. Um bom exemplo que podemos dar é “Qual modelo você seria“, promovido pelo portal Terra ou “Qual supermodelo você seria”, do portal UOL. O resultado é baseado na combinação de respostas que o usuário informa em relação à personalidade ou preferências. Qualquer segmento pode criar um Quiz e interagir com os usuários, além de ser uma ótima maneira de conseguir informações valiosas de seus potenciais clientes.

Sua empresa está preparada para o que pode vir em 2016? Consulte os profissionais da K2 e invista no marketing digital. Aproveite para saber mais detalhes sobre a eficiência da K2 como uma agência de Inbound Marketing.

Paulo Sebin

Especialista em colocar o seu site ou blog nas primeiras posições dos buscadores e aumentar as vendas. Jornalista especializado em SEO.

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