Marketing Digital
Blog > Marketing Digital

Por que ter um bom conteúdo no site?

sexta-feira, 10 abril 2015

Como já disse Matt Cutts, engenheiro de softwares do Google, “conteúdo é rei”. Ele já deu dicas essenciais de que o algoritmo do Google passou a priorizar, desde 2013, a qualidade do conteúdo como um dos fatores principais nos resultados de pesquisas. Mas não é só isso que justifica a importância de ter um conteúdo de qualidade, ou seja, investir em marketing de conteúdo. A seguir, vamos dar motivos de sobra para que você se preocupe muito mais com o conteúdo do seu site a partir de agora.

SEO – a qualidade como fator de posicionamento no Google

Conforme mencionado acima, a qualidade de um conteúdo é crucial para a obtenção de relevância nos resultados do Google. Essa classificação de qualidade pode ser obtida seguindo as dicas abaixo:

• Evite conteúdo duplicado: como seu site ou blog pode obter relevância se o conteúdo é todo, ou mesmo parcialmente, copiado de outros sites? Um dos fatores mais importantes atualmente é garantir que seu site ofereça conteúdos inéditos, originais, e que realmente ofereçam as soluções que os usuários procuram. Em lojas virtuais, por exemplo, é muito mais vantajoso ter descrições de produtos criadas pelo próprio lojista do que simplesmente copiadas dos fornecedores.

• Leitores não gostam só de ler. Vídeos, podcasts, infográficos e slides complementam informações e tornam o conteúdo ainda mais rico.

• Se um artigo ou postagem tiver informações valiosas e um texto consistente, usuários poderão compartilhar o seu conteúdo em outras publicações ou nas redes sociais, aumentando gradativamente a sua relevância na web.

conteúdo é rei

Conquistar engajamento

Independente do canal em que você trabalha, essa modalidade de marketing é crucial. Ela consegue solucionar os problemas dos usuários, tendo, portanto, um bom alcance natural, e um poder de influência imensurável, que pode vir a ser útil em ações muito maiores. Seu e-commerce, por exemplo, não precisa apenas ofertar produtos: ele pode, como um diferencial, solucionar os problemas dos clientes também por meio de conteúdos complementares, como infográficos, e-books, vídeoaulas, entre outros.

Mas e a venda, que é a principal fonte do meu negócio? Aí está o X da questão. Segundo pesquisas internacionais, bons conteúdos possuem um poder de decisão e engajamento maior, tanto a médio quanto a longo prazo. Isso significa que usuários podem, efetivamente, desenvolver confiança em seu site devido ao seu conteúdo, maximizando as chances de uma compra vir a se concretizar por esse motivo.

O marketing de conteúdo consiste, basicamente, na criação de um conteúdo que tem como objetivo satisfazer os usuários e, em troca, vender a eles uma imagem de confiança do seu negócio. Produzir artigos interessantes, postagens em blogs atraentes, e-books e vídeos legais para os seus usuários vai acabar atraindo clientes fiéis naturalmente.

Interessante ressaltar que é possível, através do marketing de conteúdo, desenvolver estratégias para a aquisição de uma lista de contatos. Você pode oferecer conteúdo atraente, e tudo o que o usuário precisa fazer para adquiri-lo é deixar seu contato, como e-mail e outras informações.

Imagine o cenário: para baixar um e-book com conteúdo importante e atrativo, o usuário terá que informar seu e-mail para ter acesso ao material. O resultado é um usuário satisfeito com o seu conteúdo de qualidade e, você, com uma lista valiosa de contatos interessados nos seus serviços!

Nas redes sociais, conteúdo também é rei

As pessoas compartilham conteúdos que realmente gostam. Já está mais do que provado que não adianta a empresa sair compartilhando produtos e serviços – não é isso que os usuários querem encontrar e compartilhar nas redes sociais.

Por isso, é importante que todo negócio invista em um blog, um canal de vídeos ou podcasts, ofertar e-books gratuitos, e assim por diante. Conteúdos informativos são mais consumidos pelos usuários, e por isso o sucesso da sua empresa nas redes sociais está intimamente associado à qualidade do conteúdo que oferta.

Produza textos e materiais que sejam propícios para compartilhamentos. Não use apenas textos, mas divulgue imagens atrativas também.

Recapitulando…

Conteúdo de qualidade é importante para quase tudo no seu negócio online. Ótimo para SEO, ideal para engajamento e divulgação da marca, e ainda mais perfeito para as interações sociais.

Redação K2 Comunicação

Redação da K2 Comunicação — Agência de Marketing Digital Full Service, especializada em resultados e soluções personalizadas.

 Infográfico: O que é SEO: guia básico para iniciantes!

Leia mais posts sobre: Marketing Digital

O que é Marketing 3.0 e como ele pode revolucionar sua marca

O que é Marketing 3.0 e como ele pode revoluciona...

O marketing sempre acompanhou as mudanças sociais. Desde o início da popu...
Consiga uma lista de e-mails válidos e aumente suas vendas

Consiga uma lista de e-mails válidos e aumente su...

O e-mail marketing é, seguramente, uma das formas mais eficazes de marketi...