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Marketing digital é investimento, jamais desperdício

terça-feira, 1 março 2016

O ano de 2015 não foi fácil para a maioria das empresas e consumidores, isso é um fato. Em 2016 ainda há dúvidas sobre como a economia brasileira reagirá a cenários tão adversos.

Mas já de imediato alerto a respeito de um erro ainda muito cometido por empresários. Marketing digital não é custo nem despesa e tampouco um recurso para agradar clientes ou promover marcas. Marketing digital é investimento por que visa ROI (Return of Investiment) positivo, isto é, Retorno sob Investimento satisfatório. E quando falamos em marketing digital, onde tudo é mensurável e calculado, quanto maior a crise mais investimentos são fundamentais para qualquer empresa, pois só assim é possível atrair as pessoas certas e gerar mais vendas. Fora disso, é se entregar à crise.

Marketing não é desperdício

4 razões para entender marketing digital é investimento, não gasto!

Já presenciamos muitas empresas que pensam estar investindo mas na verdade estão gastando dinheiro ou com um retorno abaixo do esperado. Não é muito difícil identificar quando uma ação de marketing digital é realizada sem acompanhamentos profissionais e com objetivos incertos, e pior, em canais ou com estratégias inapropriadas para o nicho de mercado. Aparecer por aparecer na internet não gera resultado.

 

  1. Atrair clientes em primeiro lugar. Vendas é consequência natural

É um tema batido mas pouco compreensível para muita gente. A publicidade tradicional vinculada em emissoras de TV, rádio, jornais e revistas, por exemplo, são invasivas por que aparecem em momentos muitas vezes desinteressantes para os consumidores. A partir do momento que as pessoas são atraídas por conteúdos persuasivos e de alta qualidade, como vídeos, artigos, livros digitais, você atrai pessoas certas. Com estratégias inteligentes de Inbound Marketing, você consegue nutrir os consumidores com mais conteúdos até estarem preparados para fechar negócios. É sensacional, assertivo e com retorno muito, mas muito maior.

O preconceito de investir na oferta de conteúdo gratuito é logo deixado de lado ao perceber que a estratégia atraiu as pessoas ideais para aumentar efetivamente as vendas.

  1. Aparecer onde as pessoas mais procuram

Mais de 90% das pessoas usam o Google para pesquisar produtos e serviços. Só com esses dados nenhuma empresa pode negar a importância de aparecer em boas posições nos resultados de pesquisas. Investir em marketing de busca é crucial para conseguir esse objetivo. O marketing de busca se divide em:

  • – Otimização de Sites para Mecanismos de Pesquisas – SEO

Analistas de SEO trabalham para melhorar a qualidade do site em todos os aspectos, passando por pesquisas de palavras-chave, correções em códigos HTML, estrutura da informação, navegabilidade, qualidade dos conteúdos e vai além, divulga o site da empresa em diversos canais online para obter relevância e autoridade necessária e assim aparecer bem posicionado no Google. Para entender melhor sobre essa técnica, consulte soluções de SEO e como atrair clientes com a otimização de sites.

  • – Links patrocinados ou anúncios Google – Adwords

São campanhas de divulgação da sua empresa nos resultados de pesquisa do Google por meio de anúncios. Diferentemente de SEO, o site da sua empresa aparece na listagem de anúncios de acordo com as palavras-chave relacionadas ao seu negócio acionadas pelos usuários do mecanismo de busca.

Qualquer pessoa pode gerenciar campanhas e grupos de anúncios? Sim, mas com muito estudo, e por isso existem profissionais e agências certificadas. Colocar campanhas no ar sem estratégias definidas, acompanhamentos contínuos e análises aí é jogar dinheiro fora.

  1. Marketing nas redes sociais

Da mesma forma que perguntamos anteriormente se qualquer pessoa pode gerenciar campanhas Adwords, podemos remeter às redes sociais. Não caia no engano de achar que divulgar a sua empresa nas mídias sociais é simplesmente postar fotos bonitinhas, produtos e promoções a esma. Se fizer isso sem profunda análise comunicacional e objetividade clara, está perdendo tempo e dinheiro.

Milhões de brasileiros estão nas redes sociais, principalmente no Facebook. O modo e a efetividade de como sua empresa chegará aos potenciais consumidores depende muito das estratégias adotadas e a comunicação qualitativa. Aí sim, marketing nas redes sociais se torna um investimento promissor.

 

  1. Segmentação mais eficaz para geração de resultados

Com o marketing digital você consegue direcionar divulgações em quem realmente está interessado nos seus produtos ou serviços. E pode segmentar as suas campanhas por regiões interesse do seu negócio, o público-alvo, dias e horários. Esse flexibilidade não se encontra em outras mídias. A internet tem um poder de abrangência segmentada como nunca se viu, e é bom para o marketing da sua empresa.

Bom investimento hein!

Compreendido as informações desse artigo, podemos concluir que investir em marketing digital não é perca de dinheiro, mas sim necessário para aumentar engajamentos e conversões, seja qual foi o nicho de mercado. Esteja preparo para enfrentar qualquer crise graças à internet.

Quer se manter sempre informado? Acompanhe todos os artigos no blog de Marketing Digital da K2.

Paulo Sebin

Especialista em colocar o seu site ou blog nas primeiras posições dos buscadores e aumentar as vendas. Jornalista especializado em SEO.

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