Desenvolvimento
Blog > Desenvolvimento

Navegadores: Importância e Peculiaridades

terça-feira, 14 julho 2015

Todo mundo pode concordar que navegar na web se tornou, hoje em dia, uma necessidade primordial para usuários da internet, né? E agora, uma pergunta simples: para navegar, é preciso do quê?

De um navegador, uai!

Pois é. A gente sabe que, quando o assunto é navegador – ou, do inglês, browser – certas informações podem parecer um pouco óbvias para algumas pessoas. Mas, acreditem: muita gente (muita gente mesmo) não sabe que, apesar de eles serem parecidos, cada navegador tem suas particularidades. Falando bem sério, a verdade é que muita gente não sabe nem se esse tal de navegador é de comer puro ou pra passar no pão. :(

Navegadores: Importância e Peculiaridades

Então, nada mais justo do que, antes de adentrarmos às especificidades dos principais navegadores da atualidade, respondermos a tal pergunta que não quer calar:

Afinal, o que é um navegador?

Podemos afirmar, com certeza absoluta, que os navegadores para internet estão entre os softwares mais importantes instalados, atualmente, no seu computador (e no seu smartphone também, viu!) Basicamente, um navegador é um programa que habilita seus usuários a interagirem com páginas da web – páginas, estas, que podem ser escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP e que estão hospedadas num servidor da web.


eBook Gratuito: a Era do Usuário Multitela

Agora, se os navegadores para internet estão apenas entre os programas mais importantes instalados nos computadores e smartphones, me diz: por que tem tanta gente aí pelo mundo que simplesmente não se importa se o navegador que está sendo utilizado é o mais adequado ou não, se a versão instalada está atualizada, ou se existem opções melhores? Mistérios da vida. :(

Parece que não, né, mas um navegador defasado ou desatualizado pode prejudicar o nosso dia a dia online muito mais do que as pessoas imaginam! O site 20thingsilearned, organizado pela equipe do Google, separa alguns motivos importantes para se utilizar um navegador moderno e mantê-lo sempre atualizado:

Primeiramente, navegadores antigos estão mais vulneráveis a ataques, já que normalmente não são atualizados com as últimas correções e recursos de segurança. Isso pode fazer com que senhas sejam roubadas, softwares maliciosos se infiltrem em seu computador, além de facilitar ameaças como phishing e malware.

O segundo motivo é a rapidez com que a web evolui. Assim, recursos mais recentes utilizados por sites e aplicativos atuais podem não funcionar em navegadores mais antigos. Os navegadores atualizados trazem melhorias de velocidade que permitem a execução de páginas e aplicativos, em conjunto com o suporte para tecnologias de ponta, como HTML5, CSS3 e JavaScript veloz!

Navegadores Web: Principal Software do seu Computador

Agora que já está mais do que explicado o que é um navegador, e a importância de mantê-los atualizados, que tal passarmos – de forma beeem superficial e breve – pelos mais conhecidos e utilizados?

  • Google Chrome: Lançado em 2008 pelo Google, a proposta do Chrome era repensar a navegação como um todo; ele foi o primeiro navegador a utilizar uma mesma barra para a digitação de endereços e de busca, por exemplo! Hoje em dia é, de longe, o navegador mais utilizado – 61% dos usuários preferem o navegador do Google a outro!
  • Mozilla Firefox: O Firefox surgiu em 2003, representando competição direta ao principal navegador da época – o Internet Explorer. Não demorou muito para que ele se tornasse mais popular que o IE, funcionando em diversos sitemas operacionais: Windows, Mac OS e Linux. Entre suas particularidades, o Firefox tornou-se bastante popular por sua renderização de páginas, e também graças à sua gama de complementos e extensões que permitem diversas personalizações ao navegador. Atualmente, é o segundo navegador mais popular, sendo utilizado por 23% dos usuários.
  • Internet Explorer: Por anos o mais popular navegador, o Internet Explorer, desenvolvido pela Microsoft, tem caído em desuso cada vez mais ao longo dos anos – tanto que a Microsoft já anunciou que a próxima versão de seu sistema operacional virá com um novo browser, referido como Project Spartan por enquanto. Apesar disso, a última versão do IE melhorou muito, tornando o uso dele considerado novamente: ele está mais rápido, mais clean, com notificações menores e sua segurança melhorada. Hoje, o IE é utilizado por 8% dos usuários, o que o coloca na terceira posição entre os navegadores mais utilizados.
  • Safari: O Safari é o navegador da Apple, e foi desenvolvido, inicialmente, apenas para Mac OS. Mais tarde, foi introduzido ao Windows, mas não conseguiu muitos usuários. Uma característica interessante do Safari é que ele, por padrão, remove anúncios e pop-ups, mantendo apenas texto – o que permite que seus usuários tenham uma experiência menos poluída ao ler artigos. Atualmente, é utilizado por 3.7% dos usuários.
  • Opera: Por fim, o menos popular dos browsers aqui listados. Inicialmente, o Opera requeria uma taxa para ser utilizada, mas depois passou a ser gratuito. Ele suporta todos os padrões web, incluindo HTML5, CSS3 e SVG, e também funciona em diversos sistemas operacionais. Apesar dele não oferecer tantos “extras” como os outros navegadores, sua navegação é bastante simples e intuitiva, tornando-o o browser mais fácil de se utilizar.

Dica K2: Quando alguém for desenvolver o seu site, é muito importante que o profissional se atente a fazê-lo compatível com todos os navegadores, evitando, assim, que ocorram erros de navegação! 😉

Redação K2 Comunicação

Redação da K2 Comunicação — Agência de Marketing Digital Full Service, especializada em resultados e soluções personalizadas.

eBook gratuito: Plataformas Open Source para CMS

Leia mais posts sobre: Desenvolvimento

Revolução interativa: a realidade aumentada

Revolução interativa: a realidade aumentada

Um dos segredos para o sucesso dos negócios na internet é pensar como os ...
Qual plataforma escolher para minha loja virtual?

Qual plataforma escolher para minha loja virtual?

Atualmente, existem vários tipos de plataforma de loja virtual e para esco...