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O mobile marketing é o futuro do e-commerce

quarta-feira, 25 maio 2016

Todo mundo já sabe que comprar por dispositivos móveis já virou uma tendência mundial, mas o que muitos não sabem é que essa forma de compra é, sem exageros, o futuro do comércio virtual. Neste ano, o mobile commerce completa 20 anos no Brasil em um cenário muito favorável: segundo a Associação Brasileira de E-commerce (ABComm), cerca de 19% dos acessos a lojas virtuais em 2015 foram feitos via dispositivos móveis. Para o fim de 2016, a Associação prevê que esse número suba para 30% e, até 2018, para metade do total de comercializações!

O mobile marketing para e-commerce (marketing para dispositivos móveis) vem ainda mais forte do que antes, conforme a demanda pelo mobile commerce cresce. Mas, o que isso representa para o marketing digital? Muito, e veremos o que as empresas devem fazer para se adaptar a essa realidade neste post.

Mobile commerce e marketing digital

Usabilidade

Um dos problemas mais recorrentes quanto a acessos de lojas virtuais por dispositivos móveis é a usabilidade. Muitos usuários, ao tentar realizar uma compra via smartphone ou tablet, tendem a ficar frustrados quando não conseguem encontrar as ferramentas necessárias para tal no site. Após isso, o que acontece é a temida debandada do site – às vezes nunca revertida.

É fundamental manter o site cada vez mais adaptado às demandas do consumidor. Garantir um layout limpo, agradável e bonito, com respeito à identidade visual da marca, com acesso às categorias de produtos e serviços é o básico para qualquer site que quer entrar na briga pela atenção dos usuários de smartphone.

Geolocalização

A promoção de campanhas geolocalizadas – direcionadas de acordo com a região em que o usuário está – deve crescer ainda mais a partir deste ano. Afinal, os usuários podem estar em qualquer lugar e, acompanhada de outras variáveis – dados dos usuários, por exemplo –, a geolocalização se tornará cada vez mais importante para as lojas virtuais.

Snapchat e Instagram

Quando se fala em redes sociais para lojas virtuais, logo vem à cabeça o Facebook, a rede social mais acessada no Brasil e no mundo.  Porém, as redes que mais crescerão neste ano para os e-commerce são Snapchat e Instagram, de acordo com dados do site Ecommerce News. Depois de algum tempo no mercado, o uso dessas duas redes sociais vai amadurecer justamente neste ano, o que reforça a importância de boas imagens para uma loja virtual.

Aplicativos

A preferência dos usuários por aplicativos também é outro ponto importante. Segundo a pesquisa do site Mobilizando, 46% dos usuários que compram por dispositivos mobile preferem apps, enquanto 36% deles preferem comprar por browsers. Dessa forma, é importante investir em aplicativos para sua loja virtual, assim como em estratégias de marketing digital para esses dispositivos superimportantes.

Essas são as principais perspectivas do mercado de o mobile marketing para e-commerce no ano de 2016. Já entendeu que é muito importante sua empresa investir nele, não é? Não deixe de continuar conferindo o Blog da K2!

Willian Casagrande

Jornalista, músico e amante de cafés com pouco açúcar.

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